Kátia Alves critica falta de comando na segurança pública da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A pré-candidata a deputada federal, delegada Kátia Alves (União Brasil), criticou a falta de comando na segurança pública na Bahia. Em entrevista à rádio Sociedade na manhã de hoje, ela lembrou que o ex-secretário da pasta, Maurício Barbosa, foi afastado em 2020, acusado de envolvimento nos esquemas de venda de sentenças investigados pela Operação Faroeste.

Na avaliação da delegada, o atual secretário, Ricardo Mandarino, não definiu um projeto de segurança pública para o Estado. “Há um sucateamento da Polícia Civil, que vive um ‘estado de coma’, com o fechamento de delegacias à noite, finais de semana e feriado, deixando a população desassistida”, pontuou.

A pré-candidata afirmou ainda que hoje, na Bahia, mais de 10 mil homicídios estão sem autoria definidas por conta da centralização das investigações em um único departamento. “Isso gera impunidade, que, por consequência, gera violência”.

Ela disse também que os policiais militares estão cada vez mais desestimulados e com impactos na saúde mental, sobretudo pela desvalorização da categoria, que não tem reajuste salarial há sete anos.

Integração das polícias
Kátia Alves, que foi a primeira mulher a assumir a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, na gestão do então governador César Borges (1998-2002), defendeu também a integração das polícias Civil e Militar no combate ao crime.

“A polícia tem que trabalhar com inteligência. Tem que saber onde o crime acontece e como acontece, para agir de forma preventiva. Hoje, temos a disposição a tecnologia, a rapidez na comunicação, câmeras de monitoramento, que podem auxiliar nesse trabalho. Com as polícias trabalho juntas, o resultado é o melhor possível”, afirmou.

Ela reiterou que é preciso mudar o modelo de gestão da segurança pública no Estado. “Precisamos valorizar os policiais, que estão sendo desvalorizados, lembrando sempre que a segurança pública é responsabilidade do governador do estado”, concluiu.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Corregedoria do CNJ avalia intervenção no TJ-BA após acordo da PGR na Faroeste, diz Veja

Vestígios do esquema de corrupção identificado pela Operação Faroeste ainda parecem persistir no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). De acordo com a revista Veja, investigação da Corregedoria Nacional de Justiça, ligada ao Conselho Nacional Justiça (CNJ), e da Polícia Federal (PF) revelam um "quadro institucionalizado de corrupção" ainda vigente no judiciário baiano.    Com

DPU vai à Justiça para que Musk pague R$ 1 bilhão por atentar contra democracia brasileira

  A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou na Justiça Federal da 1ª Região com um pedido para que a rede social X (antigo Twitter) seja condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 1 bilhão por dano moral coletivo e danos sociais causados ao Brasil.   De acordo com a colunista Mônica Bergamo

Delegado do caso do Porsche é trocado após pedido de câmeras da PM

São Paulo – O delegado Nelson Alves, que comandava a investigação do acidente envolvendo um Porsche que causou a morte de um motorista de aplicativo no fim de março, na zona leste de São Paulo, deixou o caso nesta sexta-feira (19/4) após ser transferido do 30º DP (Tatuapé) para o 81º DP (Belém). Quem assume