Honda confirma lançamento do novo HR-V no Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

autos honda hr v 2023 01
A Honda irá oferecer duas motorizações para o HR-V, cada uma será associada a duas versões

Lançado no Brasil em 2015, o Honda HR-V protagonizou por alguns anos o mercado de utilitários esportivos compactos no Brasil.

Nos últimos três, perdeu um pouco de competitividade, algo natural com a chegada de novos concorrentes e o envelhecimento da carroceria.

A produção foi paralisada em dezembro e será retomada para a construção da nova geração, que terá vendas iniciadas em agosto.

Dê play e confira a avaliação em vídeo

Inicialmente, serão duas versões EX e EXL, ambas equipadas com motor 1.5 litro aspirado (126 cv de potência) e transmissão automática CVT.

Na sequência, em outubro, o fabricante japonês irá lançar outras duas configurações Advance e Touring, que terão câmbio automático e motor 1.5, porém turbo e flex. A empresa ainda não informou o rendimento do propulsor turbinado.

A plataforma não foi substituída, mas foi atualizada. Ele permite uma ótima modularidade na parte traseira, mas sacrifica o espaço para os pés de quem vai na frente. Isso acontece por conta do posicionamento do tanque de combustível abaixo dos assentos.

As quatro opções do HR-V 2023 terão à disposição um ótimo pacote de tecnologias de auxílio à condução, batizado pela empresa como Sensing.

O sistema se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade.

Dessa forma, o motorista terá à disposição piloto automático adaptativo, frenagem automática para mitigação de colisão com detecção de pedestres e outros veículos, auxílio de permanência e faixa, comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Há ainda detecção de saída da pista, para evitar acidentes.

AUDI RETOMA PRODU�?�?O
No imaginário popular, os fabricantes ganham rios de dinheiro vendendo automóveis no mercado brasileiro. Mas a situação não é tão simples.

Cada ponto percentual de economia na produção de um carro é muito disputado.

Nesta semana, estive na reinauguração da produção da Audi em São José dos Pinhais, no Paraná, e vivenciei isso.

autos audi fabrica pr 001
A Audi poderá produzir até 4 mil unidades por ano do Q3

O imposto cobrado para um automóvel importado é de 35%. Com a produção em CKD, trazendo peças completamente desmontadas, cai para 16%.  

Há ainda outras opções, como a SKD, onde chegam kits, inclusive já pintados. Nesse caso, a Audi irá pagar 18% de impostos de importação.

A empresa não abre a contabilidade, mas irá investir um percentual dos 17% que sobram na produção local, gerando empregos, terá maior rentabilidade e seu produto será mais competitivo.

PRESEN�?A NO BRASIL
A marca alemã chegou ao Brasil sob o comando de Ayrton Senna. Posteriormente, deixou de ser uma importadora e se tornou filial, produziu a primeira geração do A3 no país entre 1998 e 2005.

Entre 2013 e 2019, a Audi voltou a fabricar no Paraná (A3 sedã e Q3). Ou seja, essa é a terceira vez que o fabricante aposta no mercado brasileiro e Daniel Rojas, presidente e CEO da empresa para o país, buscou inspiração no piloto brasileiro para abrir seu discurso: “Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes”.

SUV DE ALTO NÍVEL
A estratégia da Audi para a unidade brasileira é montar até 4 mil unidades por ano do Q3.

Os kits chegam da Europa, os veículos são montados no Paraná, e de lá distribuídos para as 42 concessionárias no país.

autos audi q3 001
O Q3 será produzido na carroceria SUV tradicional e Sportback, que tem estilo coupé

Dessa vez, a empresa optou por uma configuração mais recheada do SUV – incluindo a carroceria estilo coupé -, com motor 2 litros turbo e transmissão automática de oito velocidades.

Pela primeira vez, a tração integral da companhia, batizada de quattro, é montada no mercado brasileiro. O Q3 custa a partir de R$ 273.990.

RENAULT CONFIRMA INVESTIMENTO
Em março, a Renault deu um spoiler de que faria um novo SUV na sua fábrica paranaense, mas não deu detalhes sobre qual seria o nível de investimento.

Nesta semana, o fabricante francês confirmou o aporte de R$ 2 bilhões, que serão destinados para a unidade de São José dos Pinhais para implantação de uma nova arquitetura e o desenvolvimento de um SUV e de um motor turbo 1.0.

Há mais, mas a empresa não confirma ainda. A expectativa é que seja produzido um concorrente para o Volkswagen Nivus e o futuro Fiat Fastback, ambos SUVs estilo coupé, e um modelo de sete lugares.

O ADEUS DO PIONEIRO
Lançado no final de 2013 e comercializado em 74 países, o i3 teve sua produção oficialmente encerrada.

Pioneiro na linha de produtos elétricos da BMW, o modelo teve 250 mil unidades produzidas em Leipzig, na Alemanha.

autos bmw i3 papa
Ano passado o Papa Francisco recebeu um i3

Apesar da saída do i3, a BMW está ampliando seu portfólio de eletrificados.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Com adição de Camaçari, quatro cidades com possibilidade de segundo turno acumulam 25,9% do eleitorado baiano

Nas eleições deste ano, a Bahia terá quatro municípios com possibilidade de segundo turno. Camaçari entrou para a lista recentemente, até 2020 apenas Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista estavam neste quadro. De acordo com a Constituição Federal, o segundo turno é possível em municípios com mais de 200 mil eleitores.    As

Ônibus voltam a circular em Salvador após 4h de atraso

Os rodoviários da concessionária Ótima Transporte (OT) voltaram a circular na manhã desta quinta-feira (25), após atrasarem as saídas da garagem localizada no bairro Campinas de Pirajá, em Salvador. O serviço voltou a operar às 8h, ou seja, quatro horas após o normal.   O motivo da paralisação, segundo a categoria, foi uma assembleia feita

Aluno que agrediu menino em escola é ameaçado: “Sangue com sangue”

São Paulo — A mãe de um menino que foi flagrado em um vídeo agredindo Carlos Teixeira, morto aos 13 anos após estudantes pularem sobre as costas dele em uma escola estadual de Praia Grande, afirmou que o filho recebeu ameaças de morte e que ele está “destruído” emocionalmente. Ao G1, a mulher disse que