Fabio Vidal estreia monólogo na Sala do Coro do TCA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ator, autor e diretor Fabio Vidal celebra 22 anos de história do grupo Território Sirius Teatro com o  Monólogo das Sombras, espetáculo autobiográfico que estreia nesta sexta-feira (1º), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. 

A narrativa do espetáculo revela uma experiência vivida por Vidal na década de 1990, quando o artista foi acometido pela Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença autoimune que atinge o sistema nervoso e que em cinco dias o levou à falência corporal.

No espetáculo, arte, medicina e neuropsicanálise se interseccionam, mediadas pelo uso de técnicas de teatro de sombra e projeção, estabelecendo uma múltipla discussão sobre a vida e o processo de adoecimento físico e psíquico, em uma história de superação e recriação de si. 

Ao CORREIO, Vidal afirmou estar muito contente em realizar a montagem. “Consciente estou do privilégio de poder realizar uma criação artística que congrega tantos profissionais que  tecem a narrativa e dramaturgia de Monólogo das Sombras. Acho importante falar de Sombras  coletivas e individuais,  e levantar questões  que envolve nossa cultura,  psique e que lida  com a morte gerando validade, aceitação e orientação no que é sombrio em nossas existências”, avaliou.

Fábio Vidas
Fábio Vidal em cena do espetáculo, que também reflete sobre o isolamento social (Foto:  Henrique Filho/Divulgação)

O espetáculo chega ao público em um momento de abalo da saúde coletiva mundial, vivido com a pandemia da covid-19. A montagem ainda traz uma reflexão sobre a fragilidade da vida diante das doenças e o lugar do afeto, respeito, dignidade e cuidado como propulsionadores de cura. E reflete as experimentações que o artista realizou durante o processo de isolamento social, criando um espetáculo híbrido, em que o público poderá assisti-lo de forma presencial e on-line.

�??Saímos de um período pandêmico muito delicado, que gera na gente outros processos de criação no retorno para a cena presencial. O Monólogo das Sombras é fruto da influência dos dois últimos anos, de pesquisas e produções na cena on-line�?�, afirma Vidal.

Monólogo das Sombras é o oitavo trabalho desenvolvido pela metodologia de pesquisa e prática teatral de Fabio Vidal, junto ao Território Sirius Teatro, que tem em seu repertório encenações como Seu Bomfim, Eterno Rêtorno-ERê, Velôsidade Máxima 1, 2 e 3, Casa Número Nada, Sebastião, Joelma e Caetanear/Velôsidades. Fundado em 2000, o Território Sirius já se apresentou por todas as regiões do país, além de países como Alemanha, Argentina, Portugal e Espanha.

A programação do Monólogo contempla sessões gratuitas de mediação cultural voltada para instituições sociais e escolas da rede pública de ensino de 30 de junho a 21 de julho, às quintas-feiras, às 16h. As entidades interessadas devem agendar pelo e-mail [email protected]

Serviço

Espetáculo Monólogo das Sombras
Data: 1º a 24 de julho (sexta a domingo)
Horário: 20h
Local: Sala do Coro do TCA
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Vendas: Sympla ou no local, no dia da apresentação

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mattos Nascimento é levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores

O cantor gospel Mattos Nascimento precisou ser levado às pressas para o hospital na madrugada desta quinta-feira (25), após sentir fortes dores no abdômen. O Fuxico Gospel conversou com Cíntia Nascimento, filha do artista, que confirmou que o pai estava há dois dias com dores e que a família estava preocupada. “Estamos levando ele agora

Como pastor do PCC fez fortuna comprando igrejas para lavar dinheiro

No interior de São Paulo, em um condomínio de luxo em Sorocaba, Geraldo dos Santos Filho, de 48 anos, conhecido como Pastor Júnior, foi preso há pouco mais de um ano, acusado de lavar dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC) utilizando igrejas evangélicas. De acordo com investigações do Ministério Público do Rio Grande

Exclusivo: Entenda a crise na família do apóstolo Renê Terra Nova

O apóstolo Renê Terra Nova, líder do Ministério Internacional Restauração (MIR), já não consegue esconder a crise familiar que vive em sua casa, especialmente com sua filha Agnes Terra Nova e o genro, Victor Martutchelli. No ano passado, o casal fundou sua própria igreja em Manaus, a Comunidade Cristã A Base, a partir de um