Dom Cabral vai realizar estudo sobre ferrovia na Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A mineração é o setor que mais dependente do transporte ferroviário devido às características físicas e operacionais da movimentação de cargas que gera, mas na Bahia o segmento não tem esse suporte. Por isso, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) vai realizar um estudo para retratar o cenário atual do transporte de carga ferroviário baiano e apresentar um projeto para destravar a logística que prejudica o desenvolvimento econômico do estado. O “Estudo de oportunidades em infraestrutura ferroviária no Estado da Bahia” será realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC). 

�??Há algum tempo, nós estamos alertando aos setores públicos e privados sobre a necessidade de criação de um sistema de transporte de carga ferroviário, sobre os inúmeros prejuízos para o estado pela falta do trem. Agora, nós teremos um diagnóstico extremamente especializado sobre as potencialidades logísticas do estado e proposições para implantação de um modal que atenda ao setor minerário e outros também�?�, diz Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM. 

Freio na economia 
Os resultados alcançados pela mineração baiana colocam o estado entre os principais do Brasil. Mas, o escoamento do que é produzido por empresas de grande e médio porte é prejudicado pela falta de uma malha ferroviária eficiente, economicamente viável e que contemple rotas estratégicas. �? um freio no crescimento econômico baiano.  Para se ter uma ideia, em maio de 2022, a Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) registrou um aumento de mais de 68% em comparação com mesmo período do ano passado, os valores saltaram de R$ 949 milhões para R$ 1,6 bilhão, segundo o Sumário Mineral divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Especialistas acreditam que os números poderiam ser ainda maiores se o estado tivesse um transporte de cargas ferroviário moderno e ampliado. 

�??A situação atual da ferrovia no estado da Bahia não permite a inserção competitiva da economia baiana nos mercados nacionais e internacionais. A FCA/VLI (Ferrovia Centro-Atlântica /VLI Multimodal S.A.) não atende à prestação de serviços de transporte ferroviário de cargas com os padrões de capacidade, qualidade e competitividade requeridas pelo mercado. A dependência do transporte rodoviário para realizar a movimentação de mercadorias na longa distância,  compromete a competitividade logística da economia baiana, criando obstáculos ao seu desenvolvimento�?�, destaca o economista e especialista em ferrovias Bernardo Figueiredo, que é ex-diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O especialista lembra que a Bahia possui uma infraestrutura portuária com padrões considerados elevados pelo mercado e que pode ampliar a sua área de influência se contar com acessos ferroviários que conectem os portos com as regiões de produção e consumo. O estado tem três portos públicos – Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, e sete Terminais de Uso Privado (TUPs).

�??Os polos de desenvolvimento econômicos  estaduais, com grande potencial de expansão,  precisam de se conectar eficientemente à malha ferroviária que atende às outras regiões do país e acessar de forma competitiva os portos baianos. A competitividade logística da economia baiana está estritamente ligada à disponibilidade de serviços de transporte ferroviário de cargas adequados para atender suas necessidades, para isso, é essencial promover a reabilitação e modernização das ferrovias existentes e a construção de novos trechos ferroviários�?�, alerta Figueiredo.

CBPM é vanguarda
Por acreditar que a Bahia pode reverter esse quadro e por conhecer bem a mineração do estado, a CBPM, que atua para além dos estudos geofísicos e descobertas de minerais, estabeleceu a parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

�??Realizar um estudo com objetivo de construir e avaliar um cenário de oportunidades de expansão e qualificação das ferrovias, considerando as potencialidades minerais e econômicas da Bahia, que forneça uma visão de futuro da infraestrutura ferroviária do estado, é fundamental para subsidiar a formulação de planos e projetos públicos e privados, não só  do setor mineral como de outros setores da economia baiana. Assim, é justificável que a iniciativa de identificar e avaliar oportunidades em infraestrutura ferroviária tenha sido tomada pela entidade que atua no setor que mais dependente da ferrovia, no caso a CBPM�?�, diz o professor Paulo Rezende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Supply Chain (cadeia de suprimentos)  e Logística da FDC.

A Fundação Dom Cabral – que tem uma experiência de mais de 40 anos, já desenvolveu o Plano Estratégico de Ferrovias para o estado de Minas Gerais e realizou Estudos Logísticos Ferroviários a pedido da Federação das Indústrias do estado Espírito Santo, vai produzir para a Bahia um portfólio de propostas de intervenções ferroviárias capazes de atender às necessidades decorrentes da produção mineral, agrícola e industrial, levado em conta os níveis de atividade atual e potencial de cada um desses segmentos. �??Essas propostas serão analisadas e avaliadas quanto à sua relevância para a competitividade logística das cadeias produtivas e quanto aos resultados observados para cada uma das intervenções propostas. O estudo indicará, ao setor produtivo baiano, as oportunidades para o desenvolvimento ferroviário da Bahia e os impactos desse desenvolvimento na competitividade logística das cadeias produtivas do estado�?�, explica Bernardo Figueiredo, especialista que também coordena o estudo pela FDC.

Benefício para as comunidades e sustentabilidade
As projeções para o crescimento econômico a partir das transformações no modal ferroviário não incluem vantagens e benefícios apenas para os grandes grupos empresariais e investidores. As ferrovias também possibilitam a criação de novos negócios, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de setores específicos à margem da linha férrea. Nas comunidades do entorno ocorre a movimentação da economia local e o aumento da arrecadação tributária. 

Esse tipo de transporte é extremamente competitivo pelo baixo custo de frete e manutenção, pela capacidade de transportar grande quantidade de produtos e, ainda, por ter menores índices de roubos e acidentes. As ferrovias têm pouco gasto de energia e poluem menos o meio ambiente, muitos trens que já operam no Brasil utilizam biodiesel, que é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. 

�??Quando pensamos em ações para o desenvolvimento da mineração na Bahia, automaticamente, incluímos as questões sociais e ambientais. Tudo está interligado e a nossa expectativa com relação aos resultados do estudo da FDC é, justamente, a promoção de benefícios para o povo baiano a médio e longo prazo�?�, diz  o presidente Tramm.

Descaso VLI
A CBPM já enviou 15 ofícios para Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alertando sobre o abandono dos mais dois mil quilômetros da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que passam pelo território baiano, que está há 25 anos sob a tutela da VLI Multimodal S.A. e prejudica a população e economia da Bahia. Recentemente, a CBPM encaminhou outro ofício, desta vez ao Ministério da Infraestrutura (MINFRA), com cópia para a Agência Nacional de Transportes (ANTT), depois que um descarrilamento danificou a ponte D. Pedro II e interrompeu, por vários dias, o tráfego entre as cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano. No documento, a instituição ressalta que várias correspondências similares foram enviadas à ANTT, no entanto, até o momento, nenhuma providência foi adotada. Outras ocorrências como furtos de trilhos e a desmobilização da infraestrutura  da malha ferroviária também foram formalizadas pela CBPM.

�??Espera-se que o MINFRA posicione-se na defesa dos interesses dos Estados por onde os trens devem trafegar com o mesmo �??entusiasmo�?? demonstrado quando observou a inadequação dos serviços prestados pela Via Bahia, que administra a Rodovia Federal BR-324,  cuja intervenção imediata foi defendida pelo então Ministro Tarcísio de Freitas, sob o argumento que esta �??faz deboche�?? com o povo baiano�?�, salienta o presidente da CBPM Antonio Carlos Tramm.

Este conteúdo tem apoio institucional da CBPM e oferecimento da Ero Brasil Caraíba (Mineração Caraíba).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Veja momento em que câmeras espiãs são encontradas em casa de deputada

Um vídeo mostra o momento em que as câmeras instaladas no apartamento alugado pela deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil-CE) são encontradas. O caso foi descoberto em 28 de agosto, mas só nesta quarta-feira (17/4) a informação veio a público por causa do segredo de justiça imposto ao inquérito. As imagens mostram a retirada de

Defesa comprova que homem preso por sequestro em SP dava aulas no momento do crime

Um professor preso por sequestro em São Paulo estaria dando aula na hora em que o crime foi cometido, de acordo com a escola em que ele trabalha a mais de 200 quilômetros do local do crime.   Clayton Ferreira dos Santos, 40, professor de educação física, foi preso nesta terça-feira (16), após ter sido

VLT de Salvador: Investigadas na Lava Jato são aprovadas em primeira análise da CTB; ex-Odebrecht reprova

Um novo encontro entre a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) e as empresas e consórcios que disputam a licitação nº 023/2023, referente ao VLT de Salvador, ocorreu nesta quarta-feira (17). Na oportunidade foram divulgados os resultados das análises feitas pela Companhia acerca do envelope 1, que contém as propostas técnicas formuladas pelas licitantes e