Dia da gastronomia mineira tem celebração magra

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Dia da Gastronomia Mineira é celebrado todo 5 de julho, mas neste ano não haverá tanta fartura. Diferentemente de anos anteriores, a programação está emagrecida. As maiores entidades privadas do setor não prepararam nenhuma ação ou evento especial. O contexto atual da pandemia e a falta de patrocinadores foram citados por fontes ouvidas pelo Estado de Minas como motivos para a timidez atual.
 
O Dia da Gastronomia Mineira remete à data de nascimento de Eduardo Frieiro, professor e jornalista considerado o primeiro a escrever de forma organizada algo sobre os modos de comer em Minas Gerais. Seu livro �??Angu, feijão e couve�?�, publicado em 1966, é considerado a bíblia de qualquer pessoa interessada em cultura alimentar mineira.
Anualmente, uma premiação era realizada pela Frente da Gastronomia Mineira, mas não foi viável levantar recursos neste ano. A entidade não vai conseguir viabilizar as  incursões nos mercados.
 
Edson Puiati, no entanto, não se queixa., o chef vê com entusiasmo o momento atual para o segmento. Ele diz que há um alinhamento entre os governos municipal, estadual e federal a respeito da importância da gastronomia no cenário econômico. O governo mineiro inicia um inventário da cultura alimentar para, posteriormente, pleitear o reconhecimento como patrimônio cultural no âmbito estadual, nacional e até internacional. 
 
Para o cozinheiro e professor, ainda que as festividades atuais estejam esmaecidas, é importante relembrar a data para marcar a exuberância da gastronomia mineira. �??São 300 anos de história, de respeito à tradição, receitas hereditárias e também uma miscigenação�?�, avalia Puiati. A tradição, no entanto, não estanca o dinamismo da cultura alimentar. �??Hoje temos influências asiáticas e uma cozinha contemporânea de quintal�?�, exemplifica. No entanto, é necessário aumentar mais a chama desse preparo.  �??Temos que levar nossa cozinha mineira a patamares mais altos�?�.
 
Ponto icônico da comida mineira, o Mercado Central também já festejou o 5 de julho de maneiras mais animadas. A pandemia é citada como alegação para deixar a data em banho-maria. Mas quem quiser fazer sua celebração individual, lá continuam tira-gostos e pratos imbatíveis, como fígado com jiló, canjiquinha, feijão tropeiro, torresmo, entre outras tentações.
 
�??Gostaria muito de estar celebrando. A gente fazia cozinha-show nos corredores, mas não pudemos fazer para evitar aglomeração�?�, explica Luiz Carlos Braga, superintendente do Mercado Central. 
Mas o gestor adianta que planeja inaugurar um novo espaço gastronômico no estacionamento em até três anos. �??As casas poderão funcionar até meia-noite�?�, promete.
DOIS DIAS Apesar do nome, a Semana da Gastronomia Mineira deste ano vai ocupar somente dois dias.  No sábado (9/7), haverá preparo de receitas na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza,  Leste de BH, além de oficinas gastronômicas e harmonização de cervejas. �?s 16h30, o Cine Santa Tereza exibe o documentário �??A dona do tacho�?�, sobre Nelsa Trombino, cozinheira que fundou o afamado restaurante Xapuri, na Região da Pampulha.
 
No domingo (10/7), o evento �??Além das Gerais�?� integra a programação, com seis cozinheiros nacionais e internacionais mostrando pratos típicos. As atividades serão realizadas no Odara Café e Ofícios, que fica no Bairro União,  Nordeste da capital. A entrada é gratuita.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Haddad entrega projeto de regulamentação da reforma tributária no Congresso Nacional

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve no Congresso Nacional nesta quarta-feira (24) para entregar o primeiro projeto de lei que regulamenta a reforma tributária, aprovada no ano anterior e promulgada pelo Legislativo. A proposta visa simplificar o sistema tributário brasileiro, considerado um dos mais complexos do mundo. O PL, composto por cerca de 300

PF investiga desvio de R$ 14 milhões de ministério e TSE após invasão de sistema

A Polícia Federal investiga a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que serve para pagar servidores públicos, fornecedores e efetuar transferências oficiais para Estados e municípios. A suspeita é de R$ 14 milhões em dinheiro público que deveria ir para uma empresa de tecnologia do governo federal foi desviado do

Veja as 5 criptomoedas que devem superar o desempenho do bitcoin, segundo especialista

Depois de meses de espera, o halving , principal evento da rede do bitcoin , ocorreu na noite da última sexta-feira (19). Na prática, isso significa que a recompensa por bloco minerado da principal criptomoeda do mercado caiu pela metade: de 6,25 BTC para 3,125 BTC. Esse evento, que ocorre a cada vez que 210