CPI do MEC será lida amanhã no Plenário do Senado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação será lida no Plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (6). A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na tarde desta terça-feira (5).

 

Mesmo com a leitura, a instalação da comissão só deverá acontecer após o período eleitoral. “Isso permitirá que todos os senadores possam igualmente participar em comissões parlamentares de inquérito e também evitar que o período eleitoral, que é naturalmente é um período que há uma politização e acaba partidarizando as discussões, que esse período eleitoral evite contaminar um processo de investigação da CPI”, destacou Pacheco.

 

O presidente da Casa afirmou que esse acordo foi feito pela ampla maioria dos líderes partidários durante a reunião que aconteceu na manhã desta terça (lembre aqui). Ele ainda destacou que outros três requerimentos também serão lidos amanhã, mas que o acordo é que elas também sejam instaladas apenas após as eleições.

 

Após essa etapa de leitura do requerimento, que é fundamental para uma CPI poder funcionar, caberá aos partidos indicar os membros para a comissão.

 

FILAS DE CPIs

Atualmente, há uma ‘fila’ de pedidos de Comissões Parlamentares de Inquérito, dentre elas, duas já foram lidas pelo ex-presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, que são sobre o Desmatamento na Amazônia. Outras três, contando com a CPI do MEC, ainda aguardam a leitura no Plenário. São elas: CPI do Narcotráfico e Crime Organizado e CPI das Obras Inacabadas.

 

Mesmo com os outros requerimentos terem sido feitos antes da CPI do MEC, Pacheco destacou que não há uma obrigação em seguir uma ‘cronologia’, de quem veio antes, como na Câmara dos Deputados. “Mas há um sentimento da presidência de isonomia, de tratamento igualitário dos senadores. Porque se todos os requerimentos tem fatos determinados, tem assinaturas, tem orçamento, tem prazo definido, preenchidos os requisitos todos naturalmente tem de ser lidos em pé de igualdade”, avaliou o congressista.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PT e PL entram com recurso contra absolvição de Moro na Justiça Eleitoral do Paraná

(FOLHAPRESS) - O PT e o PL entraram nesta segunda-feira (22) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná com recursos contra a decisão da corte que rejeitou a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil). Os apelos devem ser encaminhados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os recursos foram protocolados por volta das 23h30 -o prazo

‘Até por justiça, mereço voltar à Câmara’, diz José Dirceu sobre 2026

Ativo novamente na cena política no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado pelo mensalão e na Lava Jato, não descarta uma candidatura a deputado federal em 2026. Em conversa com jornalistas após evento em São Paulo nesta segunda-feira, 22, o petista disse que voltar

Barroso defende atuação de Moraes: No conjunto, merece admiração e respeito

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta segunda-feira, 22, a atuação do seu colega, Alexandre de Moraes. "Claro que qualquer ministro, se estivesse lá, talvez pudesse fazer pontualmente diferente, mas no conjunto a atuação dele merece admiração e respeito, e tenho defendido porque acho que teve um papel muito