Caixa: Bolsonaro diz que Guimarães foi afastado e evita comentar caso

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi questionado nesta segunda-feira (4/7) sobre as acusações de assédio sexual envolvendo Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. Durante conversa com apoiadores, o mandatário da República evitou comentar o caso. Apenas disse que Guimarães foi afastado do cargo. Na sequência, ele se corrige, e diz que o pedido de afastamento partiu do ex-chefe do banco público.

�??Foi afastado o presidente da Caixa. Está respondido? Ou melhor, ele pediu afastamento, tá?�?�, declarou Bolsonaro.

�? a primeira vez que o chefe do Executivo federal fala sobre o caso. Na semana passada, por exemplo, durante sua tradicional live semanal nas redes sociais, o presidente ignorou as denúncias investigadas sob sigilo pelo Ministério Público Federal (MPF).

Guimarães é acusado por um grupo de funcionárias da estatal de assédio sexual (leia mais abaixo). O caso foi revelado pela coluna do jornalista Rodrigo Rangel, do Metrópoles em 28 de junho. No dia seguinte, após a repercussão, Pedro escreveu uma carta negando as denúncias e pediu demissão da presidência da Caixa. A exoneração do banco foi publicada no mesmo dia, em 29 de junho.

Para o lugar de Guimarães, Bolsonaro nomeou Daniella Marques para assumir o comando do banco público. Ela era secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e considerada o �??braço direito�?� do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Já no cargo de presidente, Daniella Marques disse nesta segunda-feira que afastou ao menos seis pessoas que faziam parte do circulo próximo a Pedro Guimarães. O número de pessoas afastadas, segundo ela, pode chegar a 20.

�??Quando se chega a um cargo dessa natureza, é preciso compor a própria equipe. São 20 consultores. Provavelmente, vou afastar os 20. Quero criar um núcleo de trabalho do meu jeito: descentralizado e temático�?�, afirmou em entrevista à GloboNews.

Denúncias de assédio sexual Um grupo de funcionárias decidiu romper o silêncio e denunciar as situações pelas quais passaram. Todas elas trabalham ou trabalharam em equipes que servem diretamente ao gabinete da presidência da Caixa.

Cinco concordaram em dar entrevistas para o colunista Rodrigo Rangel, desde que suas identidades fossem preservadas. Elas dizem que se sentiram abusadas por Pedro Guimarães em diferentes ocasiões, sempre durante compromissos de trabalho.

As mulheres relatam toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites heterodoxos, incompatíveis com o que deveria ser o normal na relação entre o presidente do maior banco público brasileiro e as funcionárias sob seu comando.

A iniciativa dessas mulheres levou à abertura de uma investigação, que está em andamento, sob sigilo, no Ministério Público Federal.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Caixa: Bolsonaro diz que Guimarães foi afastado e evita comentar caso apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em São Paulo, diz pesquisa Atlas

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 35,6% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, contra 33,7% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aponta a pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quarta-feira, 24. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos porcentuais (p.p.). A terceira colocada é a deputada

Moraes arquiva ação de suposto asilo de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concluiu que não há evidências que comprovem que Jair Bolsonaro (PL) buscou asilo na Embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro deste ano. Como revelou o The New York Times, o ex-presidente passou dois dias na missão diplomática em Brasília

Projeto que libera estados legislarem sobre armas avança na Câmara

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (24) um projeto de lei complementar que concede poderes aos estados para formular leis e flexibilizar as atuais regras de porte de armas, num revés para o governo Lula (PT). De autoria da presidente da