Bruno Reis pede que comissões da Câmara de Vereadores sejam reestabelecidas

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), voltou...

Farmácias do interior de Minas sofrem tentativas de ‘assalto pelo telefone’

O golpe do assalto pelo telefone provocou pânico na...

Bombardeio russo próximo à central nuclear de Zaporizhia deixa ao menos 13 mortos

Ao menos 13 civis morreram após um bombardeio na...

Record convida Arthur do Val para participar de ‘A Fazenda’

O ex-deputado estadual Arthur do Val, também conhecido como...

Amaro Freitas traz Sankofa a Salvador

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O pianista pernambucano Amaro Freitas, 31 anos, traz a Salvador o show de seu terceiro e elogiado álbum, Sankofa, lançado em junho do ano pela Natura Musical. Ele se apresenta nesta quarta (6), às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, ao lado de Jean Elton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria), com quem forma o Amaro Freitas Trio desde 2015. 

Com Sankofa, o artista faz uma busca por sonoridades  que conectam seu trabalho com a tradição instrumental afro-brasileira, em diálogo com as grandes referências do piano jazz, como Thelonious Monk, Keith Jarrett ou Chick Corea, Amaro Freitas.  

“Trabalhei para tentar entender meus ancestrais, meu lugar, minha história como homem negro. A história dos povos originários, das diversas etnias que ocuparam este território, de como somos plurais. O Brasil não nos disse a verdade sobre o Brasil. A história dos negros antes da escravidão é rica em filosofias antigas. Ao compreender a história e a força de nosso povo, pode-se começar a entender de onde vêm nossos desejos e sonhos”, afirma o músico, que assina a produção do álbum. 

No roteiro do show estão Baquaqua, que destaca a história do africano Mahommah Gardo Baquaqua; a delicada Vila Bela, nome de região de quilombo liderado por Tereza de Benguela; Nascimento, dedicada a Milton Nascimento; e Ayeye, que significa celebração em iorubá, apresentando um piano vibrante e uma batida de baixo repleta de groove. 

Além dos temas de Sankofa, o trio também apresenta composições dos dois primeiros discos: Sangue Negro (2016) e Rasif (2018). Na turnê deste último álbum, Amaro Freitas também se apresentou na Sala do Coro em fevereiro de 2020, pouco antes da suspensão dos shows por conta da covid-19.  

FICHA

Show: Sankofa (Amaro Freitas Trio)

ONDE: Sala do Coro do Teatro Castro Alves (Campo Grande)

Quando: Quarta-feira (6), às 20h. Ingressos: R$ 80 | R$ 40. Vendas: Sympla e bilheteria. 
 

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bell Marques e Durval Lelys dividirão o mesmo palco após 28 anos; saiba detalhes

Dois gigantes da música baiana, Bell Marques e Durval Lelys dividirão o mesmo palco, num show único e histórico, após 28 anos. O show acontecerá dentro da programação...

Baiano é espancado após ser vítima de xenofobia em Portugal

O brasileiro Douglas Rosa foi agredido enquanto curtia uma festa em uma discoteca na cidade de Faro, em Portugal. Ele, que é baiano e trabalha no setor da...

Evento do Sebrae oferece 10 mil vagas em palestras gratuitas

O Sebrae vai realizar um evento especial em comemoração aos seus 50 anos. A unidade regional da instituição em Salvador vai realizar o Circuito Turbina Vendas – Dicas Práticas, voltado para...