Criminosos se disfarçam de moradores de rua em bairro do Centro de São Paulo

Criminosos disfarçados de moradores de rua roubam bateria de...

‘Quando houver confronto, que morra o bandido, não o policial’, afirma Rodrigo Garcia

O governador de São Paulo e candidato à reeleição,...

Idoso de 75 anos é preso após ser flagrado com armas e munição em ônibus na BR-324

Um idoso de 75 anos foi preso após...

‘Fizemos tudo que podia ser feito no jogo’, avalia Enderson após empate com Londrina

O empate em 1x1 com o Londrina, rival...

10 perguntas e respostas sobre lactose

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O consumidor está cada vez mais preocupado com a alimentação, mas é preciso cuidado para o correto equilíbrio de todos os nutrientes que o corpo necessita. A lactose é vilã? Consumir produtos sem lactose é mais saudável? Ana Paula Del’Arco nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), responde a dez perguntas que ajudam a entender melhor as diferenças entre produtos com e sem lactose.

 
+ 5 efeitos do cigarro durante a gestação

1. O que é lactose?

A lactose é um nutriente que fornece energia ao corpo e para fornecer energia, precisa ser absorvida pelo corpo. Contudo, o corpo só consegue absorver partículas bem pequenas de carboidratos (os chamados monossacarídeos). Por isso, a lactose precisa necessariamente ser “quebrada” (digerida) em uma molécula de glicose e uma de galactose (os monossacarídeos), para o corpo poder absorver e obter energia oriunda da lactose.

2. Como os produtos sem lactose são obtidos?

Um leite ou um lácteo sem lactose é um produto no qual a molécula de lactose (glicose + galactose) já foi previamente “quebrada” na indústria de alimentos, pela ação de uma enzima. Os produtos sem lactose são aqueles que já têm a glicose e a galactose prontos para serem absorvidos pelo corpo.

3. Consumir a lactose faz mal para a saúde?

A lactose só pode causar desconfortos para aquelas pessoas que têm intolerância à lactose. E foi exatamente para estas pessoas que a indústria desenvolveu como uma alternativa os produtos sem lactose (que na verdade são produtos com a lactose “quebrada”), pois as pessoas com intolerância à lactose não conseguem digerir a molécula da lactose.

4. O que é a intolerância à lactose?

É a dificuldade de digerir a lactose, que é o açúcar do leite. Os sintomas são desconfortáveis, mas não são graves como os da alergia à proteína do leite. As pessoas que apresentam a intolerância à lactose, têm uma deficiência na produção da enzima lactase (que digere a lactose no intestino). Os principais sintomas da intolerância à lactose são dor e distensão abdominal, inchaço, gases e diarreia.

5. O que é a alergia à proteína do leite?

A alergia é uma reação do corpo às proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina). Qualquer quantidade é suficiente para causar a reação alérgica.

Os principais sintomas da APLV (alergia à proteína do leite de vaca), estão relacionados ao sistema digestório, como sangue nas fezes, cólicas, diarreia e constipação, como também sintomas na pele, como dermatite atópica e outras manifestações cutâneas. Uma pessoa com APLV não pode entrar em contato com o leite ou produtos que o contenha, nem passar na pele um creme que contenha leite na composição.

6. Consumir produtos sem lactose é mais saudável?

Os produtos sem lactose não são mais saudáveis para aqueles que não apresentam intolerância à lactose. Os produtos sem lactose são produtos com a lactose “quebrada”, mantendo a mesma composição nutricional dos produtos com lactose. Para aqueles que não apresentam intolerância à lactose, excluir qualquer grupo alimentar da dieta não é uma opção saudável. No caso do grupo dos lácteos, excluí-los da dieta pode prejudicar o atingimento do correto balanço nutricional, principalmente em cálcio.

7. E para quem tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose?

Quem tem a alergia à proteína do leite não pode consumir produtos que contenham leite de vaca em sua composição. Especificamente, nesse caso, as bebidas vegetais podem aparecer como alternativa. No entanto, é recomendado haver acompanhamento nutricional para assegurar uma dieta equilibrada.

Para quem apresenta intolerância à lactose, ainda é possível consumir lácteos que contenham menor quantidade de lactose, como queijos, iogurtes, ou leite de origem animal sem lactose.

8. Produtos sem lactose são mais caros?

A indústria de alimentos evoluiu bastante e os alimentos sem lactose já estão difundidos e acessíveis para a maioria da população. É possível encontrar produtos sem lactose ou com teor de lactose reduzido com preços similares aos dos produtos com lactose.

9. Qual a diferença entre o leite com baixo teor de lactose e o sem lactose?

Alimentos isentos de lactose – Contêm quantidade de lactose igual ou menor a 10(dez) miligramas por 100(cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, de acordo com as instruções de preparo do fabricante.

Alimentos com baixo teor de lactose – Alimentos que apresentam quantidade de lactose maior que 10 (dez) miligramas por 100 (cem) gramas ou mililitros e igual ou menor do que 1 (um) grama por 100 (cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, conforme as instruções de preparo do fabricante.

10. O leite sem lactose não tem a mesma quantidade de cálcio?

O leite sem lactose tem a mesma quantidade de cálcio que o leite com lactose. A única diferença é que os produtos sem lactose tiveram a lactose previamente “quebrada” (ou digerida).

“O consumo do leite e seus derivados são recomendados durante toda a vida, compondo uma dieta balanceada e equilibrada, uma vez que são ricos em cálcio, em proteínas de alto valor biológico, vitaminas, gorduras e tantos outros nutrientes fundamentais para o organismo”, destaca a nutricionista.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lesões na boca que não cicatrizam podem ser sinais de câncer

Uma afta insistente é um sintoma que pode até passar despercebido, mas na realidade, pode representar um forte alerta para o tumor de cavidade oral, câncer de boca. Sangramento...

Petisco: veja como preparar Iscas crocantes de frango

É fá de petiscos e de receitas fáceis e rápidas? Então veja como preparar deliciosas iscas de frango, que são crocantes e saborosas. Ingredientes: 1 pacote de massa sêmola Spaguetti Express...

As coisas mais estranhas envolvendo banheiros ao redor do mundo

Existem mais banheiros do que podemos imaginar. Sim, eles são essenciais para manter bons níveis de higiene, mas também provocaram muita controvérsia por várias razões. Se você está lendo...