TAGS

Zoo de Brasília retoma passeio noturno nesta terça. Veja como agendar

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Está de volta o projeto Zoo Noturno, promovido pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) para mostrar ao público a vida dos bichos quando o dia chega ao fim. Suspenso desde 2020 devido à pandemia, o programa terá o retorno oficial nesta terça-feira (21/6).
O passeio ocorre depois das 19h, às terças e quintas, com limite de 40 vagas por dia e valor de R$ 30 por pessoa. Para participar, é preciso agendar a visita pelo e-mail [email protected] e ter mais de 8 anos de idade. Em cada tour, podem participar grupos de quatro a oito pessoas da mesma família.
�??O programa Zoo Noturno existe há mais de 20 anos, mas em 2019 foi reformulado para ser mais interativo com os animais�?�, explica o gerente de Projetos Educacionais do Zoo, Igor Morais. �??E a interação é positiva para os dois lados, porque não atrapalha a rotina dos animais e gera o sentimento de conexão nas pessoas com os bichos e a natureza.�?�
Especialista na vida animal, Morais acompanha a turma de visitantes durante o passeio, junto a outro educador e uma equipe de vigilância. Toda a experiência dura, em média, duas horas e meia, com um roteiro predeterminado e abordagem didático-pedagógica sobre a vida dos bichos, origem, características das espécies e demais informações �?? como alerta quando existe a possibilidade de extinção.
Mais sobre o assunto O passeio Os visitantes também vivenciam situações de manejo dos cuidadores com os animais. �??O trabalho desenvolvido no Zoo tem foco, principalmente, no bem-estar, conservação e qualidade de vida das espécies�?�, resume Morais.
O ponto de partida do roteiro é a Superintendência de Educação e Uso Público do Zoo, com os avisos iniciais aos participantes. De lá, a turma vai para a Galeria África, onde os animais são ativos tanto durante o dia quanto à noite. Em seguida, visitam as onças, as serpentes, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, gatos-do-mato e outros bichos com maior atividade noturna.
Também é possível acompanhar parte da rotina de animais de vida livre, como capivaras, cutias, jacarés e tartarugas que vivem no lago do zoo. Por fim, há a oportunidade de alimentar e acariciar as antas. As visitas, pondera o gerente de Projetos Educacionais, fazem parte dos cuidados a que os animais já estão acostumados.
�??O Zoológico de Brasília é um dos sete zoos no Brasil que não prendem os animais sob seus cuidados nas áreas de manejo durante a noite�?�, revela o gestor. �??Desta forma, os animais têm o direito de escolher ficar na parte do recinto onde os visitantes os veem ou procurar abrigo dentro da área de manejo�?�.
Animais que preferem o dia não são incomodados, como a maioria dos macacos e das aves.
Conheça o Zoo Noturno:
Quer participar? Na semana passada, entre quarta-feira (14/6) e domingo (19/6), o Zoológico de Brasília recebeu mais de 500 e-mails com manifestação de interesse. Após o envio do pedido de participação, o interessado receberá um formulário com as instruções da visita. O agendamento só é confirmado depois do reenvio do formulário devidamente preenchido, no mínimo, cinco dias antes da visita.
A triagem das mensagens recebidas ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Caso ocorra algum problema no dia escolhido, como chuva, nebulosidade e outras condições climáticas adversas, a visita será remarcada.
Zoo Noturno �?? Agendamento: [email protected]
�?? Terças e quintas-feiras, a partir das 19h
�?? Valor: R$ 30
�?? Em caso de dúvidas, basta ligar de segunda a sexta, das 8h às 18h, para (61) 3445-7007
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Zoo de Brasília retoma passeio noturno nesta terça. Veja como agendar apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Iolando defende bolsonaristas em frente ao QG do Exército. “Legítimos”

O deputado distrital reeleito Iolando Almeida (MDB) participou, nesta terça-feira (22/11), do Metrópoles Entrevista. Durante cerca de 30 minutos, o parlamentar falou sobre projetos, anunciou obras e defendeu os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que estão acampados em frente ao Quartel-General do Exército por...

Roberto Carlos ainda não sabe da morte de Erasmo, de quem se despediu ontem

O cantor Roberto Carlos ainda não soube da morte de Erasmo Carlos.O cantor despediu-se ontem do amigo, por telefone. A família de Erasmo telefonou para Roberto, avisou do estado e fez uma chamada, já com o compositor intubado. Roberto, claro, estava bastante emocionado....

Goleiro do Irã tem suspeita de concussão cerebral após choque em jogo

A vitória da Inglaterra por 6 x 2 contra o Irã foi marcada por uma paralisação de quase 10 minutos no início do jogo. Isso porque aos 8 minutos do 1º tempo, quando a partida ainda estava 0 x 0, o goleiro...