TAGS

Zé Cocá busca apoio para avançar com PEC da Redução da Alíquota do INSS

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, estará em Brasília na próxima terça-feira (05) para mobilização municipalista organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Zé afirma que irá buscar o apoio dos deputados baianos e do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Arthur Maia (União-BA), para designar relator da PEC 14/2022, que reduz pela metade a alíquota previdenciária dos municípios.
“Precisamos nos unir e juntar uma comitiva de prefeitas e prefeitos baianos para conversarmos com o presidente da CCJ, Arthur Maia, e sensibilizarmos os parlamentares da necessidade de designar um relator da matéria e acelerar a tramitação da PEC 14/2022. Os deputados baianos sabem da necessidade dessa redução da alíquota para os municípios baianos. Essa medida dará fôlego novo aos municípios, viabilizando as administrações”, ressaltou Zé Cocá.
Idealizada pela UPB e materializada pelo deputado federal baiano Cacá Leão, a proposta altera o parágrafo 9º da Constituição Federal, reduzindo de 22,5% para a metade a alíquota previdenciária dos municípios. A PEC 14/2022, que prevê a redução da alíquota patronal do INSS pela metade, com retenção na fonte, significa um alívio para os municípios que, com o passar dos anos, foram obrigados a aumentar os gastos com o índice de pessoal para manter a qualidade dos serviços públicos ofertados. Há duas décadas, os municípios gastavam em torno de 40% ou menos de índice de pessoal, esse percentual hoje passa dos 60%.  Um estudo realizado pela UPB mostra que as prefeituras conseguem arcar hoje, em média, com 7,5% de alíquota. O restante é acumulado em uma dívida impagável.
 
Os municípios pagam uma das contribuições previdenciárias mais altas aplicadas a empregadores no Brasil, fixado em 22,5%. Desvinculada da realidade local do ente que presta a maior parte dos serviços públicos, a UPB alerta que o alto percentual da alíquota atual estimula o endividamento e limita a capacidade de financiamento dos municípios, impedindo investimentos em infraestrutura, saúde e educação.
 
Durante a mobilização também serão discutidas medidas de grande impacto para os municípios, como as propostas que criam pisos salariais para diferentes categorias sem fonte de custeio, além dos impactos financeiros com redução de receitas por meio de alterações de alíquotas de impostos. A concentração, na parte da manhã, ocorrerá na sede da CNM, em Brasília e à tarde, o movimento levará a mobilização ao Congresso Nacional.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

De olho na Série B do Baianão, Fluminense de Feira anuncia sete reforços

Aspirando a ascensão à Série A do Baianão 2025, o Fluminense de Feira anuciou na última terça-feira (23), sete reforços para a disputa da 2ª divisão do estadual. Parte do elenco do Touro do Sertão já está concentrado no CT Nóide Cerqueira, o Centro de Treinamento do Clube.           Ver essa

CBPM firma acordo com órgãos do Estado para fomentar o desenvolvimento socioeconômico na Bahia

A tarde desta terça-feira (23) foi marcada por um grande avanço para a mineração do estado. A Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração assinou Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) e a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), com o

PM prende quatro homens com armas e drogas em cidade da Bacia do Jacuípe

Quatro homens foram presos na noite desta terça-feira (23) em São José do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe. O fato ocorreu durante rondas da 91ª CIPM e resultou na apreensão de duas armas de fogo, munições e porções de maconha e cocaína.   Segundo a Polícia Militar (PM-BA), a equipe foi informada da presença de