Verstappen crava pole no GP do Canadá, Alonso é o 2º e Leclerc 19º

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Max Verstappen tem tudo para se isolar ainda mais na liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1. O holandês cravou sua 15ª pole position da carreira no GP do Canadá, no Circuito Gilles Villeneuve, e ainda verá os principais concorrentes largaram bem para trás. O companheiro de Red Bull Sérgio Perez é somente o 13º com o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, saindo em 19º após mexer no motor e abandonar no Q2. A surpresa é Fernando Alonso, da Alpine, em segundo no grid.
Mais sobre o assunto Atualmente o campeão do mundo lidera a temporada da Fórmula 1 com 150 pontos, diante de 129 de Pérez e de 116 de Leclerc. Para sair na frente em Montreal, em dia de treino classificatório sob chuva e, no final, com pista molhada, o holandês cravou 1min21s299, 0,645 segundos à frente de Alonso. Carlos Sainz errou na última tentativa para tirar a pole da Red Bull e acabou em terceiro.
O treino começou com muita chuva e pilotos pouco se arriscando na pista. Mesmo assim, muitos acabaram perdendo o controle e saíram do traçado, sem grandes acidentes no Q1, que acabou com os carros da Aston Martin de Vettel e Stroll fora.
Leclerc sabia que precisava de uma boa posição para não largar tão para trás. Mas optou por não ir à pista no Q2, já garantindo o 19º lugar no grid com punição a Tsunoda. Já Sérgio Perez bateu forte no muro e acabou ficando somente com o 13º lugar, na frente de Leclerc e de Lando Norris, que também não conseguiu disputar o Q2 por falta de potência no carro. A prova ficou um tempo parada por causa da bandeira vermelha, e voltou com Verstappen novamente diminuindo seu tempo, sempre com Alonso ameaçando a primeira posição.
O Q1 teve o chinês Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, pela primeira vez entre os 10 melhores. Ele vibrou muito ao ser parabenizado pela equipe, mas acabou8 mesmo no 10º posto. Companheiro de Hamilton, George Russell arriscou com pneu rápido e acabou rodando. Verstappen fez um enorme tempo e se garantia em primeiro, quando Sainz vinha melhor. Mas o espanhol acabou errando e a festa foi mesmo da Red Bull.
Como foi o treino
O mau tempo que marcou todo o treino livre da categoria se manteve até final do Q2 deixando a disputa ainda mais emocionante. As batidas de Alexander Albon e Sergio Perez paralisou o treino. Destaque nos treinos livres de sexta-feira, Verstappen confirmou as previsões e conseguiu a pole position. O piloto, que completa 150 GPs na carreira neste domingo vai sair no primeiro posto pela segunda vez na temporada.
Hamilton também teve o que comemorar ao final dos treinos. O quarto lugar é o melhor resultado em grids nesta temporada. Ele ganhou ainda o duelo particular com o companheiro de equipe George Russel que vai largar na quarta fila (oitava posição). No Q2, o time da Mercedes conseguiu melhorar o seu rendimento consideravelmente, o que deu a Hamilton, condições de largar na segunda fila.
Já o espanhol Fernando Alonso conseguiu um rendimento acima do esperado no Q1. Mesmo em pista molhada, ele conseguiu andar na frente e obteve o inesperado segundo lugar. O francês Esteban Ocon, colega de equipe, sai em sétimo.
Já Charles Leclerc vai largar na penúltima posição do grid. O piloto monegasco acabou punido por fazer a quarta troca de motor na temporada e sai na última posição com a sua Ferrari.
O mau tempo fez com que os pilotos optassem por pneus compostos para poder ter um melhor desempenho sob chuva. George Russel registrou o melhor tempo com 1min36s688, mas acabou superado por Verstappen no final. Sainz, Magnussen, Bottas e Alonso também brigaram pelas primeiras posições no Q1.
No Q2, Alonso seguiu comandando os melhores tempos, cravou 1min30s910, a retomada contou com o acidente de Alexander Albon e depois teve ainda a batida de Sergio Pérez. A bandeira vermelha foi acionada e paralisou a sessão.
A última etapa dos treinos contou com Verstappen na frente. Já com a pista sem chuva, Russel foi o primeiro a arriscar pneus para a pista seca utilizando compostos mais macios. No entanto o holandês se manteve tranquilo. Mick Schumacher, Alonso e Sainz conseguiram diminuir a distância em 0s2.
No final Sainz superou Hamilton e chegou a tempo no segundo melhor tempo. No final, porém, Alonso conseguiu superá-lo garantindo o segundo lugar na fila e deixando o espanhol e o britânico em terceiro e quarto lugares respectivamente.
Confira a ordem do treino classificatório deste sábado: 1º �?? Max Verstappen (HOL/Red Bull) �?? 1min21s299
2º �?? Fernando Alonso (ESP/Alpine) �?? 1min21s944
3º �?? Carlos Sainz (ESP/Ferrari) �?? 1min22s096
4º �?? Lewis Hamilton (ING/Mercedes) �?? 1min22s891
5º �?? Kevin Magnussen (DIN/Haas) �?? 1min22s960
6º �?? Mick Schumacher (ALE/Haas) �?? 1min23s356
7º �?? Esteban Ocon (FRA/Alpine) �?? 1min23s529
8º �?? George Russell (ING/Mercedes) �?? 1min23s557
9º �?? Daniel Ricciardo (AUS/McLaren) �?? 1min23s749
10º �?? Zhou Guanyu (CHI/Alfa Romeo) �?? 1min24s030
11º �?? Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo) �?? 1min26s788
12º �?? Alexander Albon (TAI/Williams) �?? 1min26s858
13º �?? Sergio Perez (MEX/Red Bull) �?? 1min33s127
14º �?? Lando Norris (CAN/McLaren) �?? Sem tempo
15º �?? 16º �?? Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) �?? 1min34s492
16º �?? Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin) �?? 1min34s512
17º �?? Lance Stroll (CAN/Aston Martin) �?? 1min35s532
18º �?? Nicholas Latifi (CAN/Williams) �?? 1min35s660
19º �?? Charles Leclerc (MON/Ferrari) �?? 1min33s008*
20º �?? Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri) �?? 1min36s575*
* Punido com 10 posições
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!
O post Verstappen crava pole no GP do Canadá, Alonso é o 2º e Leclerc 19º apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Moraes arquiva ação de suposto asilo de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concluiu que não há evidências que comprovem que Jair Bolsonaro (PL) buscou asilo na Embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro deste ano. Como revelou o The New York Times, o ex-presidente passou dois dias na missão diplomática em Brasília

Projeto que libera estados legislarem sobre armas avança na Câmara

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (24) um projeto de lei complementar que concede poderes aos estados para formular leis e flexibilizar as atuais regras de porte de armas, num revés para o governo Lula (PT). De autoria da presidente da

AGU pede inquérito sobre divulgação de decisões sigilosas no X de Elon Musk

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta terça-feira, 23, uma notícia de fato ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre publicações do ativista e jornalista norte-americano Michael Shellenberger no X. Shellenberger divulgou arquivos do chamado "Twitter Files" - documentos internos vazados pelo empresário Elon Musk depois que ele comprou a rede social, incluindo trocas de e-mails