Varíola dos macacos: governo de Minas anuncia segundo caso suspeito

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, nessa segunda-feira (13/6), que recebeu a notificação do segundo caso suspeito da varíola dos macacos, agora em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
 
Mais cedo, o Estado de Minas mostrou que o primeiro caso da doença é investigado em Uberlândia, também no Triângulo. A vítima, um homem de 41 anos, estava internada em um hospital privado da cidade, onde morava, e morreu no último sábado (11/6). Ele trabalhava em Araguari como policial penal.
 
Leia: Varíola dos macacos: sintomas e prevenção 
 
No entanto, conforme o comunicado da SES-MG, os dois casos em Minas não têm histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior. �??Dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomático�?�, pontua trecho da nota.
 
O sexo, a idade e o quadro clínico do paciente em Ituiutaba não foram informados. �??Demais dados quanto aos casos não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP)�?�.
 
Por fim, a SES-MG informa que, para o diagnóstico laboratorial, os municípios estão sendo orientados a realizar coletas das amostras para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
 

Casos de varíola dos macacos no Brasil

 
O caso mais recente da doença no Brasil foi confirmado na noite desse domingo (12/6). O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul notificou uma ocorrência de �??caso importado�?� da varíola dos macacos. �? o terceiro no Brasil.
 
O diagnóstico laboratorialmente foi dado pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo. Trata-se de um paciente residente em Porto Alegre, do sexo masculino, de 51 anos, que viajou para Portugal, com retorno ao Brasil no dia 10 deste mês.
 
�??O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas secretarias de Saúde do estado e do município�?�, diz nota divulgada pelo Ministério da Saúde.
 
A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou, no dia 11, o segundo caso de varíola dos macacos no Estado. A doença foi detectada em um homem, de 29 anos, que está isolado em sua residência em Vinhedo, no interior do estado.
 
Antes disso, no dia 9 deste mês, o governo paulista confirmou o primeiro caso no país. Trata-se de um morador da capital paulista que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, com boa evolução do quadro clínico.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no