Varíola dos macacos: caso suspeito é descartado em Ouro Preto

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Análises feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) descartaram suspeitas de um caso de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) havia divulgado que o caso estava em investigação na noite de quarta-feira (15).

Ouro Preto se junta a Belo Horizonte, Uberlândia e Ituiutaba com casos descartados após análises laboratoriais. Até o momento não existem confirmações em Minas.

Nenhuma das pessoas examinadas no estado tinha histórico recente de viagem ao exterior. O paciente de Ouro Preto esteve em São Paulo antes de apresentar sintomas.

Após o aparecimento de erupções cutâneas cobrindo a maior parte do corpo, com formação de bolhas e febre, o homem, que é estudante, foi atendido no Hospital Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto e posteriormente transferido para o Hospital Referência Eduardo Menezes, em Belo Horizonte, na terça-feira (14/6).

O Estado de Minas conversou com o Secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, que descartou a varíola dos macacos no município.

“Saiu agora à tarde o resultado oficial da amostra que foi enviada à Funed de um possível caso de ‘varíola dos macacos’ aqui em Ouro Preto. Deu negativo. O paciente permanece estável e em tratamento no Hospital Eduardo Menezes. A secretaria de saúde continuará acompanhando o caso até a sua alta”.

Monkeypox (varíola dos macacos)

Segundo o Instituto Butantan, a Monkeypox (varíola dos macacos) é “uma zoonose silvestre” – ou seja, um vírus que contamina macacos e pode, incidentalmente, acometer humanos.

A infecção ocorre geralmente em regiões florestais da África Central e Ocidental. A doença é causada pelo vírus da varíola dos macacos, pertencente à família dos ortopoxvírus.

Existem dois tipos de vírus: o da África Ocidental e o da Bacia do Congo (África Central).

Embora a varíola na África Ocidental às vezes gravidade a alguns indivíduos, a doença geralmente é autolimitada (não exige tratamento).

A taxa de mortalidade para o vírus da África Ocidental é de 1% para não imunizados, enquanto para o vírus da Bacia do Congo pode chegar a 10%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças também estão em maior risco, e a varíola na gravidez pode levar a complicações, varíola congênita ou morte do bebê.

Atualmente, a OMS trabalha com especialistas para a adoção de um novo nome para a Monkeypox, já que o termo �??varíola dos macacos�?� é considerado discriminatório e estigmatizante.

Sintomas

Os sintomas iniciais da �??varíola dos macacos�?? são:

  • febre
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • gânglios (linfonodos) inchados
  • calafrios
  • exaustão
Além disso, a doença pode causar lesões na pele que se desenvolvem primeiramente no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo os genitais.

As lesões na pele são similares às da catapora ou da sífilis. Há ainda formação de crostas, que, com o passar do tempo, acabam caindo.

Contágio

De acordo com o Butantan, a fonte de infecção nos casos relatados ainda não foi confirmada pela OMS.

No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal) ou pelas lesões na pele, além de materiais como roupas e lençóis.

O período de incubação é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias. Por isso, pessoas infectadas precisam ficar isoladas e em observação por três semanas.

Vacina

Pensando em tratamentos, o Butantan informa que a vacinação contra a varíola comum mostrou ser protetora contra a varíola dos macacos.

Embora uma vacina (MVA-BN) e um tratamento específico (tecovirimat) tenham sido aprovados em 2019 e 2022, as contramedidas ainda não estão amplamente disponíveis.

No mundo, populações com idade inferior a 40 ou 50 anos não tomam mais a vacina, pois as campanhas foram descontinuadas.

No Reino Unido, a imunização contra varíola está sendo oferecida a pessoas de maior risco e com comorbidades.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no