Gaviões da Fiel cobra diretoria do Corinthians e critica Vitor Pereira: ‘Discurso inadmissível’

Principal torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel...

Prazo para caminhoneiros fazerem autodeclaração para receber benefício começa nesta segunda-feira

O prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC)...

Tiririca define candidatura à Câmara e escolhe novo número nas urnas

O humorista e deputado federal Tiririca (PL-SP) definiu que...

Último dia de festa junina em Salvador tem público animado

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Forró, brincadeiras, comidas típicas e vontade de que o próximo São João já  recomece amanhã. Esse foi o clima do último dia dos festejos juninos na capital baiana. O Centro Histórico seguiu com atrações do Pelô ao Largo de Santo Antônio, e os shows do Parque de Exposições garantiram a animação do público na despedida da festa. 

“Foram dois anos sem meu forró, e já aviso que esses dias não foram suficientes para compensar a falta que fez. Eu amei cada minuto, tô achando tudo maravilhoso, mas já quero o próximo para curtir mais um pouco. Pode ser amanhã mesmo?”, brincou Cláudia Assis, no São João do Pelourinho. 

No último dia da vila junina do Pelô, a movimentação começou já no início da tarde, mas com tranquilidade. O público chegava para curtir com a família e aproveitar as atrações voltadas para a criançada, como as apresentações de bandas de forró que cantavam músicas infantis no ritmo forrozeiro, no Cruzeiro do São Francisco. 

csm SJ 3 70718588d7
Criançada aproveitou para brincar o São João no Pelourinho (Foto: Nara Gentil/ CORREIO)

À noite, todos os largos já estavam com movimentação intensa. Os estabelecimentos comerciais permaneceram abertos e as apresentações ditavam o ritmo da celebração. Entre a Praça da Sé e o Terreiro de Jesus, um carro elétrico circulava todo iluminado com um trio forrozeiro a bordo, recepcionando o público. 

Vinicius Santana, 40, Liziane Borges, 37, Nivania Sousa, 28, são um trisal, e foram com os dois filhos, Sofia e Heitor Souza, de 7 e 3 anos, curtir o último dia da festa. “O melhor é que a gente consegue tanto curtir com as crianças e depois aproveitar os shows da noite. Já fica um pouco mais complicado para elas, mas com jeitinho a gente também consegue”, diz Nivania. 

Atração foi o que não faltou. No Terreiro de Jesus, tocaram Samba Papelão, Samba Skorpio, Só Samba de Roda e Samba Tororó. Já no Largo de Pelourinho, a música ficou por conta do Trio Anarriê, Bailinho de Quinta, Pedro Sampaio, Forrozão Maria Bonita, Xote de Anjo e Jaguarama. 

Rosimeire de Jesus da Silva, 52, estava tão contagiada pelo ritmo do Samba Papelão que não parou nem para contar o quanto estava feliz por estar vivendo o São João novamente. “Eu sou apaixonada pelo clima da festa e o forró, mas até se tocar outros ritmos eu danço, porque a festa transforma tudo em alegria”, contou ela. 

A caminho do Largo do Pelourinho, passando pelo Largo Tereza Batista, o grupo Samba do Garcia levou o samba junino para o Pelô. Em homenagem à Irmã Dulce, todos os músicos carregavam a foto dela nas camisas que vestiam. “Aqui tem festa, mas também tem fé. Nossa homenagem a Santa Dulce é por tudo que ela fez e faz por nós. Viva ela e viva São João”, falou Letícia Horácio, integrante do grupo, conhecida como Pantera Negra do Garcia. 

No Largo do Pelô, as primas Helenildes Paixão, 34, Natália Alves, 23, e Naiara Santos, 28, só conseguiram curtir as atrações no Centro Histórico no último dia do festejo, por causa do trabalho, mas mantiveram a animação. “O importante é garantir pelo menos a despedida e torcer para conseguir aproveitar um pouco mais no ano que vem”, torce Helenildes. 

csm SJ 2 e9c7225c47
Forró anima os soteropolitanos (Foto: Nara Gentil/ CORREIO)

Já no Parque de Exposições, as últimas atrações da festa junina foram Fagner, Bell Marques, Jonas Esticado, Elba Ramalho, Mano Walter, Zelito Miranda e Israel e Rodolfo. O local ficou lotado, e a alegria e animação estampavam o rosto do público. “Como é que não fica feliz aqui? O São João voltou e a gente tem que aproveitar para curtir e agradecer pela vida”, falou João Ferraz, 24.

Como na capital não pode faltar axé nem no São João, Bell Marques comentou sobre a satisfação de fazer essa mistura, antes de subir no palco. “Eu sempre me emociono com a emoção das pessoas e me envolvo também”, disse o cantor. 

Em Paripe, no Subúrbio ferroviário, a festa aconteceu na quinta (23) e se despediu mais cedo, na sexta-feira (24), com a presença de nomes como Pablo e a dupla Barões da Pisadinha. O São João acabou, mas ainda tem celebração planejada para o Parque de Exposições. Para festejar a Independência da Bahia, uma comemoração será realizada de 30 de junho a 2 de julho, no local. 

Programação do Parque de Exposições 

30 de junho 
Parangolé, Solange Almeida, Adelmario Coelho, Geraldo Azevedo, Juliette, Bruno e Denner, Calcinha Preta

1º de julho 
Papazzoni, Jeane Lima, Lincon, Safadão, Simone e Simaria, Saia Rodada , Thiago Aquino

2 de julho
Estakazero, Escandurras, Psirico, Flávio José, Luan Santana, Carlinhos Brown, Murilo Ruff, Daniela Mercury, Seu Maxixe, Andre e Mauro 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Margareth Menezes leva seu Eletroacústico ao Domingo no TCA

Foi no Teatro Castro Alves (TCA) que ela celebrou seus 30 anos de carreira com uma exposição comemorativa em 2018. Foi também nos palcos do complexo que muitos...

Sheilas Mello e Carvalho aparecem de surpresa no Domingão; assista

Quem assistiu o Domingão com Huck na noite deste domingo (14), ficou animado com as Scheilas Mello e Carvalho dançando no palco do programa para ajudar o humorista...

‘É como se estivesse vendo ele em minha frente’, diz pai de jovem morto por PMs

Os dedos que pressionam os olhos com força, tentam em vão conter as lágrimas que escorrem pelo rosto de um pai amargurado. Enquanto recorda seu filho Geovane Mascarenhas,...