UE acusa Rússia de crime de guerra por reter alimentos na Ucrânia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), o espanhol Josep Borrell, comparou o bloqueio russo das exportações de grãos ucranianos a crimes de guerra durante pronunciamento nesta segunda-feira (20).

Borrell se reúne com chanceleres dos países-membros da UE para discutir maneiras de liberar as toneladas da safra ucraniana retidas no país em meio à guerra.

“Não se pode imaginar que milhões de toneladas de trigo permaneçam bloqueadas enquanto, no resto do mundo, as pessoas passam fome”, disse ele a repórteres. “Esse é um verdadeiro crime de guerra.”

O diplomata também refutou recentes alegações de Moscou de que a culpa pela iminente crise alimentar global estaria nas sanções aplicadas pelo Ocidente.

“Nossas sanções não visam alimentos, nem fertilizantes; qualquer pessoa que queria comprá-los da Rússia pode, sem obstáculos”, afirmou. “O problema vem do bloqueio russo de grãos ucranianos.”

Até aqui, falharam todas as tentativas de escoar a safra ucraniana retida no país.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Nosso objetivo é a redução de escala’, diz Antony Blinken em nome dos EUA e do G7

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (19), onde está para a reunião do G7, na ilha italiana de Capri. “Os Estados Unidos não participaram de nenhuma operação ofensiva”, disse Blinken após as explosões que abalaram o Irã e que autoridades de Washington citadas pela imprensa atribuíram

Vulcão Ruang volta a entrar em erupção no norte da Indonésia

O vulcão Ruang voltou a entrar em erupção nesta sexta-feira (19) em Sitaro, na província de Sulawesi do Norte, uma zona remota da Indonésia, poucos dias depois de outras explosões que obrigaram a retirada de habitantes de uma ilha vizinha. A agência de vulcanologia do arquipélago indicou que a erupção ocorreu às 17h06 (06h21 no

Jovem sofre infarto e morre após ficar isolada em escola na França

Uma jovem de 12 anos sofreu uma ataque cardíaco e morreu depois de a sua escola ter sido isolada, devido a um ataque com faca. Nesta quinta-feira (18), duas meninas, de 6 e 11 anos, foram esfaqueadas em Souffelweyersheim, na França, junto a uma escola. Depois de tomar conhecimento dos fatos, a diretora da escola