Ucranianos usam Google Tradutor e vídeos para aprender a usar armas dos EUA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

S�?O PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após receber armas avançadas dos Estados Unidos, militares ucranianos estão usando o Google Tradutor para entender as instruções de uso dos equipamentos, segundo reportagem do jornal The New York Times. Vídeos também ajudam no manuseio.

Há mais de um mês, a unidade do sargento Dmytro Pysanka, no sul da Ucrânia, recebeu um telêmetro a laser de alta tecnologia dos Estados Unidos, que tem o formato de binóculos, e permite ver alvos à noite e transmitir sua distância, direção e coordenadas de GPS.

Alguns soldados aprenderam o suficiente para operar a ferramenta, mas mudaram para outra unidade nos últimos dias.
“Tenho tentado aprender a usá-lo lendo o manual em inglês e usando o Google Tradutor para entendê-lo”, acrescentou o sargento.

O governo Joe Biden até agora se recusou a enviar conselheiros militares para ajudar a treinar as forças ucranianas – evitando um confronto mais direto com a Rússia.

Andriy Mykyta, membro da guarda de fronteira da Ucrânia, recebeu, antes da guerra, um treinamento de conselheiros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre armas antitanque britânicas avançadas, e agora corre para ensinar os colegas.

Em muitos casos, diz Mykyta ao New York Times, os soldados ucranianos aprendem a usar algumas armas por conta própria, usando vídeos e praticando online.

Nos próximos dias, os Estados Unidos planejam enviar uma nova remessa ao Exército ucraniano. Segundo o presidente Joe Biden, o sistema avançado de mísseis permitirá “atacar com maior precisão alvos-chaves no campo de batalha na Ucrânia”.

A Ucrânia se comprometeu a usar mísseis de longo alcance enviados pelos Estados Unidos apenas para se defender, e não para atacar alvos em território russo. A Rússia reagiu e disse que atacará novos alvos se o armamento for entregue.

O Reino Unido também prometeu enviar à Ucrânia lançadores múltiplos de foguetes móveis, melhorando o alcance e a precisão da artilharia ucraniana. O envio de armamentos é um pedido recorrente do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski.

As novas armas da Ucrânia estão concentradas na região do Donbass, no leste do país, onde acontecem disputas pelo controle da cidade estratégica de Sievierodonetsk.

“Os ucranianos estão ansiosos para empregar equipamentos ocidentais, mas é preciso treinamento para mantê-los”, afirmou Michael Kofman, diretor de estudos russos do CNA, um instituto de pesquisa em Arlington, Virgínia, ao jornal The New York Times. “Algumas coisas não são fáceis de apressar”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Patente da Microsoft pode ‘revolucionar’ as telas de monitores

Uma patente registrada pela Microsoft revela que a empresa está trabalhando em uma nova tecnologia que pode revolucionar as telas dos monitores como os conhecemos atualmente. A patente, intitulada "Pixel Luminesce for Digital Display", foi descoberta pelo site Windows Report e descreve um método inovador de personalizar a luminosidade da tela. A tecnologia permitiria que

Apple anuncia data da WWDC 2024: iOS 18 com foco em personalização e IA

A Apple finalmente revelou a data da WWDC 2024, a conferência anual para desenvolvedores que promete ser palco de grandes novidades, com destaque para o sistema operacional iOS 18 para iPhones. O iOS 18 gera grande expectativa, com rumores apontando para um nível inédito de personalização da tela inicial e novas funcionalidades de inteligência artificial

Nova imagem revela detalhes sobre buraco negro da nossa galáxia

Uma nova fotografia captada pelo Telescópio Event Horizon revela os intensos campos magnéticos que cercam o Sagittarius A*, um gigantesco buraco negro localizado no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. A imagem, mostrada abaixo, foi comparada com outra captura do buraco negro no centro da galáxia M87, revelando a presença desses mesmos campos magnéticos.