Três cidades brasileiras elegem novos prefeitos para mandatos-tampão

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
 
Três municípios brasileiros elegeram neste domingo (5/6) seus novos prefeitos que cumprirão mandatos-tampão até 31 de dezembro de 2024. A vitória mais expressiva foi de Joel Orlando Lucinda (MDB), em Porto Belo-SC, com 77,5% dos votos válidos. Ailton Neckel (PP) será o vice-prefeito.
 
A chapa derrotou os candidatos David Jordelino da Silva (PRTB), que obteve 11,62% dos votos válidos, e Rosaura Rodrigues (PT), com 10,80%.
Segundo o TSE, a nova eleição foi marcada após o prefeito e o vice decidirem renunciar aos cargos para os quais foram eleitos em 2020. Emerson Stein, chefe do Executivo, concorrerá a deputado estadual nas eleições deste ano, enquanto o vice, Elias Cabral, optou por não assumir o município para retomar a carreira de servidor na Rede Estadual de Ensino.
Também em Santa Catarina, Neiva Toniello (MDB) foi eleita em Presidente Castelo Branco com 57,11% dos votos. O outro candidato, Vinícius Zanesco (PSC), obteve 42,89%.
 
  • LEIA MAIS: 
    Lula: “STF não pode ficar dando voto pela imprensa” 

A nova eleição ocorreu porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado confirmou a cassação dos mandatos de Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo. Ambos foram condenados por ofertarem dinheiro a eleitores para não votarem no dia do pleito.
Em Itapemirim-ES, Doutor Antônio (PP) se tornou vitorioso na disputa com Zé Lima (PDT). O primeiro colocado obteve 50,12% dos votos válidos, contra 48,11% do segundo. Niltinho, do PSDB, atingiu 1,77%.

Em março, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a cassação dos mandatos do prefeito Thiago Peçanha Soares e do vice, Nilton Cesar Santos.

“Eles foram cassados pelo TRE do estado por abuso de poder político e conduta vedada após distribuição gratuita de bens, nomeações e contratações exageradas de servidores comissionados e estagiários, bem como por veiculação de publicidade institucional em período vedado”, informou o TSE.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Congresso analisa e pode derrubar vetos de Lula nesta quarta; saiba o que está em jogo

O Congresso Nacional realiza sessão conjunta nesta quarta-feira, 24, para analisar matérias vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os vetos em tramitação no Legislativo estarão na pauta, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). A análise de alguns, porém, pode ser adiada caso não haja acordo para incluí-los

Lula diz que não esqueceu da ‘cervejinha’ nem da ‘picanha’ que prometeu durante campanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira, 23, que não se esqueceu da "cervejinha" e nem da "picanha" que prometeu durante campanha eleitoral quando era, até então, candidato. Em café com jornalistas, o presidente falou que tem clareza de todas as coisas que prometeu para o povo brasileiro, além de "todas

Moraes manda PF aprofundar investigação sobre fraude em cartão de vacina de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou que a Polícia Federal (STF) aprofunde as investigações que ligam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma fraude no cartão de vacinação. O pedido do PGR, Paulo Gonet foi feito após análise do relatório em