TJ-BA é 3º colocado entre tribunais mais transparentes do Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O resultado preliminar do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, ano base 2022, já está disponível. Conforme o documento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) alcançou a 3ª posição entre os Tribunais Estaduais.
 
A conquista foi celebrada pela atual Mesa Diretora, cuja gestão, iniciada em fevereiro deste ano, vem priorizando o tratamento dos dados e sua disponibilização de forma mais transparente, com vista a garantir à sociedade o pleno acesso à informação.
 
De acordo com o resultado apresentado pelo CNJ, o Tribunal baiano atendeu 98,56% dos itens avaliados, ocupando a 1ª colocação entre os Tribunais Estaduais de Médio Porte, a 3º entre os Tribunais Estaduais e a 6ª posição do quadro geral, que inclui 90 Tribunais e 3 Conselhos do país, sendo este percentual o melhor alcançado na série histórica do Prêmio iniciado em 2018.
 
Os Tribunais têm cinco dias úteis, a partir do dia 20/6, para recorrer contra os itens considerados não atendidos. �? possível ao PJBA vir a obter um desempenho ainda melhor, após a fase de apreciação dos recursos. 
 
Distribuídos em dez temas e 84 perguntas, os itens avaliados buscaram identificar, entre outros pontos, se os órgãos do Judiciário publicaram suas informações quanto aos seguintes temas: acessibilidade; audiências e sessões de julgamento; auditorias e prestação de contas; carta de serviços; gestão de pessoas; gestão estratégica; gestão orçamentária; informações ao cidadão; licitações; contratos; convênios e instrumentos de cooperação; sustentabilidade; e tecnologia da informação e comunicação.
 
Para o Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ao agradecer a dedicação de todos os magistrados e servidores envolvidos, entende que: “o êxito institucional é um marco, traduz o esforço de um trabalho coletivo e integrado, que mobilizou setores, comissões e grupos de trabalho e demonstra que o Tribunal se empenha na disponibilização de suas informações, de modo claro e organizado, prestando contas aos cidadãos”. 
 
O Ranking da Transparência é promovido anualmente – desde 2018 – e busca estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão. Nesta 5ª edição do Ranking, foi implementado o prêmio por categoria, conforme o segmento da Justiça. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministra prorroga execução da Lei Paulo Gustavo até dezembro de 2023

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade e prorrogou até 31 de dezembro de...

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da venda, negociação ou qualquer outra forma de comercialização de títulos incidentes sobre territórios indígenas ou tradicionais, em especial na região...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa Nacional Assédio e Discriminação no âmbito do Poder Judiciário do ano de 2022. O levantamento, que é uma iniciativa do...