Título da Seleção Brasileira na Copa de 1962 completa 60 anos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
 
O futebol brasileiro é marcado por inesquecíveis glórias nos seus cinco títulos mundiais. Uma das conquistas do Brasil – na Copa 1962 – completa 60 anos nesta sexta-feira. Foi um torneio organizado pelo vizinho Chile e marcado por grandes atuações do ídolo Mané Garrincha.
 
 
Na final da Copa, disputada em 17 de junho de 1962, o Brasil superou a Tchecoslováquia de virada por 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá.  Era um adversário que a Seleção já havia enfrentado na fase de grupos e empatado por 0 a 0, em um jogo que ficou marcado pela contusão de Pelé – o Rei não voltou mais a jogar naquele Mundial.
Na etapa inicial da Copa de 1960, o Brasil ainda superou México (por 2 a 0) e teve um confronto duríssimo contra a Espanha, com vitória por 2 a 1. Nas quartas de final, triunfo por 3 a 1 sobre a Inglaterra e, na semifinal, o time canarinho ganhou do Chile por 4 a 2.
O Brasil encerrou a campanha com cinco vitórias em seis jogos, 14 gols marcados e apenas cinco sofridos. Garrincha e Vavá foram os artilheiros, com quatro gols cada.

Memória da Copa de 1962

Em 2012, ídolos da conquistas foram homenageados exposição Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Nomes como Gilmar dos Santos Neves, Mengálvio, Coutinho, Zagallo, Djalma Santos, Pepe e Jair prestigiaram o lançamento na capital paulista.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Assaí Atacadista vai doar uma tonelada de alimentos a cada gol do Brasil no Mundial Feminino

Com o retorno do maior campeonato de futebol com a Seleção Feminia do Brasil no mundial, o Assaí Atacadista anuncia uma nova iniciativa para a valorização da modalidade. Durante o torneio, em parceria com o Instituto Assaí, organização social da Companhia, a rede doará...

Lula visita seleção feminina e defende igualdade salarial no esporte

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) visitou o treino da seleção feminina de futebol neste sábado (1º), em Brasília, e defendeu a igualdade entre os salários entre homens e mulheres na sociedade em geral, mas com destaque para o esporte.Durante a visita...

Seleção feminina goleia Chile em despedida antes da Copa; veja os gols

Jogando no estádio Mané Garrincha, em Brasília, a Seleção Brasileira feminina goleou o Chile por 4 a 0, neste domingo (2), em último amistoso antes da viagem rumo à Copa do Mundo Feminina, na Austrália e Nova Zelândia. Os gols da seleção foram marcados...