STJ nega recurso contra decisão que suspende �??Guerra de Espadas�?? em Senhor do Bonfim

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso da Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim, que pretendia assegurar um �??salvo-conduto para que as autoridades policiais civis e militares se abstivessem de prender em flagrante�?� pessoas nas celebrações da �??Guerra de Espadas�??, no município de Senhor do Bonfim. A Associação recorreu contra uma decisão liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que havia suspendido os efeitos do habeas corpus preventivo, que autorizava a realização da �??Guerra�?? em três ruas específicas do Município.

A decisão do STJ que foi expedida na última sexta-feira (24) e publicada na última segunda-feira (28) corrobora a recomendação do Ministério Público estadual, para que prefeitura municipal, Corpo de Bombeiros e Polícias Civil, Militar e Rodoviárias estadual e federal de Senhor de Bonfim adotem medidas que proíbam, evitem e coíbam a fabricação, transporte, comercialização e, principalmente, utilização de espadas juninas na cidade.

Na decisão, o ministro do STJ Ribeiro Dantas destacou que �??não é plausível a concessão de salvo-conduto à coletividade bonfinense para que possa desrespeitar decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a celebração da �??Guerra de Espadas�??, impedindo a atuação legítima estatal para coibir o uso e porte dos explosivos�?�.

As promotoras de Justiça Aline Curvêlo, Ítala Luz e Gabriela Ferreira e os promotores de Justiça Felipe Pazzola e Rui Sanches Júnior destacam, na recomendação expedida pelo MP, que a queima de espadas e outros artefatos similares configura crime e que o Supremo Tribunal Federal (STF), confirmando decisões anteriores do TJBA, considerou inconstitucional, em 2019, lei municipal que declarava a �??guerra de espadas�?? patrimônio cultural imaterial de Senhor do Bonfim.

A promotora de Justiça Aline Curvêlo ressaltou, ainda, que �??o TJBA já se manifestou sobre o assunto em quatro oportunidades, o STF já havia falado duas vezes e o STJ que já havia inadmitido um recurso, e agora se manifesta expressamente aderindo à tese ministerial que tem guarida ao longo dos anos em todos as comarcas e graus de atuação, revelando um coeso e uniforme entendimento institucional com ampla guarida jurisprudencial�?�.

Conforme apontou a promotora, �?�a tarefa do Ministério Público é aplicar a lei – o ano inteiro e em todo território nacional – sob pena de prevaricação, cabendo aos interessados buscar efetivamente a autorização do Exército, após atendimento das condições prescritas no Regulamento R-105, que, inclusive, tem uma previsão diferenciada em benefício das fábricas do tipo micro empresas, bem como das de artesanato de reduzido capital de giro e instalação�?�.

O MP segue buscando garantir a segurança dos cidadãos, através de uma atuação estratégica e integrada para lidar com a �??Guerra de Espadas�??, expedindo anualmente recomendações para municípios, como Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Sapeaçu com apoio uniforme da Procuradoria Geral de Justiça.

Além disso, a instituição tem promovido diálogo com a sociedade, em ações como a audiência pública, realizada em 2017, na comarca de Senhor do Bonfim, que abriu espaço para o debate, à luz dos aspectos jurídicos e socioambientais, sobre a fabricação e realização da �??Guerra de Espadas�?? no município, convidando, inclusive, o Exército, que controla a fabricação, utilização, tráfego, comércio e uso do referido material e representantes dos espadeiros. A campanha do MP �??A vida vem antes da tradição�??, de 2019, também destacou os danos à integridade das pessoas e ao patrimônio público e particular causados pela �??queima�?� de espadas juninas, buscando conscientizar a população sobre os riscos da prática.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

TST forma nesta segunda-feira lista tríplice da advocacia para vaga de ministro

Em sessão marcada para às 10h desta segunda-feira (22), o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai eleger a lista tríplice para a vaga de ministro destinada à classe da advocacia. Quem for escolhido ocupará a cadeira deixada pelo agora ministro aposentado, Emmanoel Pereira.    A escolha sairá da lista sêxtupla formada pela Ordem

STF espera que apareça o dono dos R$ 4 milhões de operação contra Arthur Lira

A quantia de R$ 4 milhões aguarda por seu dono numa conta em nome do Supremo Tribunal Federal. O valor, apreendido na Operação Hefesto, que mostrou a suposta ligação de Arthur Lira com um esquema de corrupção em Alagoas, foi acautelado numa conta em nome do tribunal por ordem do relator do caso, Gilmar Mendes

Retaliação: PF resgata embarcação brasileira sequestrada na Bolívia

A Polícia Federal, em ação com a Marinha do Brasil, intermediou negociações para a restituição da embarcação brasileira ilegalmente retida por populares na fronteira com a Bolívia desde a última sexta-feira (19/4). Após quatro dias de intensas tratativas, a embarcação foi entregue pela Armada Boliviana em águas brasileiras para a PF e a Marinha do