Serra do Curral é motivo de novo embate entre ALMG e Zema

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Cartão-postal de Belo Horizonte, a Serra do Curral é motivo do novo embate entre Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o governador Romeu Zema (Novo).

Nesta quinta-feira (09/06), uma primeira reunião será feita para análise do tema no Legislativo e dará início oficialmente ao trâmite de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que a Serra possa ser tombada em âmbito estadual.

A medida é vista pela ALMG como uma forma de impedir a mineração em uma área limítrofe entre as cidades mineiras de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará. O cartão-postal de Belo Horizonte é alvo de projeto de mineração da Taquaril Mineração SA (Tamisa), que teve licença de exploração concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) em 30 de abril deste ano.
Este será somente mais um embate entre ALMG e o Governo de Minas, que deu aval – por meio do secretariado – para a mineração na reunião do Copam, durante a gestão de Zema – iniciada em 2019, após vitória nas eleições gerais de 2018. O último deles diz respeito à remuneração dos servidores públicos estaduais e se tornou realidade em fevereiro deste ano.
Após mobilização de diversas categorias, em especial segurança pública, saúde e educação, o Governo de Minas sugeriu reajuste salarial de 10,06% ao vencimento de todo funcionalismo público. O índice foi considerado aquém do esperado, e a ALMG passou para 14% a segurança pública e saúde e 33,24% a educação.
A ampliação, contudo, foi vetada pela ALMG, que conseguiu derrubar a ação do Governo de Minas. O caso acabou judicializado e, em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ilegal o reajuste ampliado.

�?ltimo embate?

Com a proximidade das eleições gerais de 2022, em outubro, e o início do período eleitoral, há expectativa de que este seja o embate final entre Governo de Minas e ALMG neste mandato.
O mandato de Zema foi marcado por diversas disputas com a ALMG, que vão desde a questão fiscal e financeira até a acusação de apropriação de projetos que instituíram o auxílio emergencial mineiro durante a pandemia de COVID-19, a partir de março de 2020. “A Assembleia criou o auxílio emergencial de R$ 600”, diziam peças publicitárias do Legislativo, consideradas indiretas ao Governo de Minas.
Os embates políticos também foram materializados por duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs): uma sobre a vacinação contra a COVID-19 entre servidores, findada em novembro de 2021, e outra sobre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), encerrada em fevereiro de 2022.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PSDB discute estratégia para eleição em SP, mas não define entre Tabata, Nunes ou nome próprio

Depois de filiar o apresentador José Luiz Datena e de perder toda a sua bancada de vereadores na Câmara Municipal de São Paulo, o PSDB reuniu as suas principais lideranças para uma reunião em Brasília nesta quarta-feira, 24, com o objetivo de avaliar a situação da sigla, especialmente na capital paulista. Embora o encontro tenha

Marido de vereadora é baleado durante briga política em Pernambuco

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O marido de uma vereadora de Paulista (PE) foi baleado na perna durante uma discussão com a equipe de outra parlamentar da mesma cidade, nesta quarta-feira (24). A vítima foi identificada como Rafael Almeida da Silva, 27. Ele é casado com a vereadora Irmã Cassiane (PCdoB). O caso ocorreu na

8% dos eleitores de Bolsonaro e 7% dos de Lula acreditam que Terra é plana, aponta Datafolha

A Terra é plana para 8% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 7% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo relatório do instituto Datafolha. A pesquisa, realizada entres os dias 8 a 11 de abril deste ano, perguntou aos brasileiros sobre o formato do planeta Terra. No resultado, foi