Termina hoje prazo de inscrição para processo seletivo da Apex

  Termina hoje (29) o prazo de inscrição do processo seletivo da...

Transalvador irá multar eventuais infrações em motociata, aponta Bruno Reis

A Transalvador deve aplicar multas, caso existam infrações...

Prefeitura de Salvador entrega conjunto habitacional Mar Azul em Tubarão

Moradores da localidade de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário,...

Richarlison no Tottenham? América pode lucrar quantia milionária com venda

Clube revelador do atacante Richarlison, o América está de...

Seminário discute importância do petróleo para a soberania brasileira

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O Fórum em Defesa da Petrobrás promove, entre os dias 11de junho e 13 de julho, o Seminário Brasil: Petróleo e Soberania. As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço https://aepetba.org.br/v1/seminario-2022/. O Seminário é constituído por quatro palestras, para as quais foram convidados especialistas na área de petróleo e gás.

Dependência econômica, dependência energética, independência política e hegemonia entre as nações são temas que estarão no foco do seminário. O evento cumprirá ainda o papel de ajudar o público a identificar informações verdadeiras e falsas sobre o setor energético.

A abertura do evento acontecerá de forma presencial, no sábado (11), às 9h, no Auditório da Abraspet, no Centro Empresarial Iguatemi (Av. Tancredo Neves, 274 – Bloco B – Caminho das Árvores, Salvador – BA). Para a mesa-redonda com o tema A descoberta do pré-sal e sua importância para a nação brasileira; perspectivas para a Petrobrás no Brasil e na Bahia, foram convidados o ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli (economista); do ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrela (geólogo); e do ex-gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bahia (UN-BA), Antônio José Rivas.

O segundo evento do seminário, no dia 22 de junho, das 19h às 21h, que terá transmissão ao vivo pelo Zoom, será uma palestra com o tema A reconstrução da Petrobrás, do monopólio estatal do petróleo e apropriação da renda petroleira, com as participações do jornalista da Telesur e diretor da TV Comunitária DF, Beto Almeida e do engenheiro Ildo Luís Sauer, professor da USP e ex-diretor Executivo da Petrobrás.

No dia 6 de julho, das 19h às 21h, também online, a palestra será sobre Dívida pública, política econômica e a privatização da Petrobrás, trazendo para abordar o assunto a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, e Gustavo Antônio Galvão dos Santos, economista, mestre e doutor pelo IE/UFRJ e autor do livro Finanças Funcionais e a Teoria da Moeda Moderna.

Mais uma palestra online, no dia 7 de julho, das 19h às 21h, integra o seminário, abordando A legislação brasileira do petróleo: mudanças necessárias e caminhos, reunirá o engenheiro Paulo César Ribeiro Lima, que trabalhou na Petrobrás e foi consultor legislativo da Câmara dos Deputados, com o professor Gilberto Bercovici, que é titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

A última palestra do seminário será no dia 13 de julho, também das 19h às 21h, online, abordando o tema Os preços dos combustíveis, a política de preços e a financeirização da Petrobrás, tendo como palestrantes o ex-governador e ex-senador do Paraná, Roberto Requião, que também foi prefeito de Curitiba, além do vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Felipe Coutinho.

As entidades que integram o Fórum em Defesa da Petrobrás são: Associação dos Engenheiros, Núcleo Bahia (Aepet-Ba), Associação dos Aposentados e Pensionistas da Petrobrás da Bahia (Astape-Ba).

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Salvador entrega conjunto habitacional Mar Azul em Tubarão

Moradores da localidade de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário, receberam as chaves do novo conjunto habitacional Vila Solidária Mar Azul, nesta quarta-feira (29). A...

Inscrições para a Copa Governador do Estado 2022 se encerram nesta sexta-feira

Prevista pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) (veja aqui), a Copa Governador do Estado encerra suas inscrições em 2022. O Bahia Notícias apurou...

Na mira do Corinthians, meio-campista chileno Erick Pulgar presta depoimento após denúncia de abuso sexual 

O Corinthians fechou a contratação de Yuri Alberto e está perto negociando com o meio-campista Erick Pulgar, que tem contrato com a Fiorentina (Itália)...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com