O Fórum em Defesa da Petrobrás promove, entre os dias 11de junho e 13 de julho, o Seminário Brasil: Petróleo e Soberania. As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço https://aepetba.org.br/v1/seminario-2022/. O Seminário é constituído por quatro palestras, para as quais foram convidados especialistas na área de petróleo e gás.
Dependência econômica, dependência energética, independência política e hegemonia entre as nações são temas que estarão no foco do seminário. O evento cumprirá ainda o papel de ajudar o público a identificar informações verdadeiras e falsas sobre o setor energético.
A abertura do evento acontecerá de forma presencial, no sábado (11), às 9h, no Auditório da Abraspet, no Centro Empresarial Iguatemi (Av. Tancredo Neves, 274 – Bloco B – Caminho das Árvores, Salvador – BA). Para a mesa-redonda com o tema A descoberta do pré-sal e sua importância para a nação brasileira; perspectivas para a Petrobrás no Brasil e na Bahia, foram convidados o ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli (economista); do ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrela (geólogo); e do ex-gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bahia (UN-BA), Antônio José Rivas.
O segundo evento do seminário, no dia 22 de junho, das 19h às 21h, que terá transmissão ao vivo pelo Zoom, será uma palestra com o tema A reconstrução da Petrobrás, do monopólio estatal do petróleo e apropriação da renda petroleira, com as participações do jornalista da Telesur e diretor da TV Comunitária DF, Beto Almeida e do engenheiro Ildo Luís Sauer, professor da USP e ex-diretor Executivo da Petrobrás.
No dia 6 de julho, das 19h às 21h, também online, a palestra será sobre Dívida pública, política econômica e a privatização da Petrobrás, trazendo para abordar o assunto a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, e Gustavo Antônio Galvão dos Santos, economista, mestre e doutor pelo IE/UFRJ e autor do livro Finanças Funcionais e a Teoria da Moeda Moderna.
Mais uma palestra online, no dia 7 de julho, das 19h às 21h, integra o seminário, abordando A legislação brasileira do petróleo: mudanças necessárias e caminhos, reunirá o engenheiro Paulo César Ribeiro Lima, que trabalhou na Petrobrás e foi consultor legislativo da Câmara dos Deputados, com o professor Gilberto Bercovici, que é titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
A última palestra do seminário será no dia 13 de julho, também das 19h às 21h, online, abordando o tema Os preços dos combustíveis, a política de preços e a financeirização da Petrobrás, tendo como palestrantes o ex-governador e ex-senador do Paraná, Roberto Requião, que também foi prefeito de Curitiba, além do vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Felipe Coutinho.
As entidades que integram o Fórum em Defesa da Petrobrás são: Associação dos Engenheiros, Núcleo Bahia (Aepet-Ba), Associação dos Aposentados e Pensionistas da Petrobrás da Bahia (Astape-Ba).