Semana da Colômbia em Salvador tem mesa redonda sobre história e semelhança entre os países

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

WhatsApp Image 2022 06 01 at 21.13.31

A programação da Semana da Colômbia começou nesta quarta-feira (1°) em grande estilo, com um buffet temático no período da manhã, elaborado pelo chef colombiano Manuel Mendoza, no Restaurante Escola Senac Casa do Comércio. Já às 18h, o Instituto Cervantes foi palco da mesa redonda �??Salvador e Cartagena das Índias: Diálogo entre cidades fortalezas�?�, com o historiador Francisco Senna e o diretor do Museu Histórico de Cartagena, Moises Marin. A moderadora foi Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

�??A Semana da Colômbia foi pensada para fazer uma aproximação de povos irmãos, vizinhos e amigos. A Colômbia, com muita identidade cultural com a Bahia, é um país à margem do Caribe. Cartagena representa o grande porto de saída de escoamento da riqueza da América Espanhola lá, como Salvador foi aqui, no Recôncavo Baiano, e para o Brasil foi a primeira e permaneceu capital por 214 anos, de onde saiu e entrou muita riqueza também�?�, destacou o historiador Francisco Senna. 

A apresentação de Francisco no Instituto Cervantes nesta quarta foi dividida em dois módulos, o primeiro falou do aspecto físico da cidade, com suas defesas, fortificações e seus edifícios públicos, privados, militares e religiosos. O segundo tratou das manifestações culturais: a culinária baiana, a capoeira, o maculelê, o samba de roda, a puxada de rede e o carnaval, que é considerado a maior festa de rua do mundo. Toda a apresentação do especialista foi feita através de um viés histórico. 

O historiador explicou ainda que Cartagena e Salvador surgiram como uma fortaleza e com uma influência muito grande das culturas ibéricas, Espanha e Portugal, respectivamente, e também africana. Então, enquanto Bogotá, capital da Colômbia, tem muita influência do nativo pré-colombiano, Cartagena tem muita influência do africano que foi para lá, como veio também para a Bahia. 

�??Esse encontro de povos, essa miscigenação, essa mistura de culturas, de etnias e religião criaram uma nova identidade cultural muito semelhante entre uma e outra, com manifestações culturais da gastronomia, da dança, do folclore, música e da religiosidade muito parecidas. Eu tive a oportunidade de ir para a Colômbia há cinco anos e fiquei encantado por Cartagena, me senti na Bahia fora na Bahia�?�, completou o historiador.  

A Semana da Colômbia comemora os 95 anos de um ponto crucial da história entre os dois países. No dia 24 de abril de 1907, foi assinado o Tratado Vásquez Cobo �?? Martins, com o objetivo de definir os limites dos 1.644 km de linha de fronteira entre a Colômbia e o Brasil. 

Segundo Natália Peixoto, analista internacional do setor cultural do ECI, a semana é também uma forma de tratar projetos juntos, viabilizando ações não só em Salvador, mas em Ibagué, cidade colombiana parceira da capital baiana. �??Além da Semana da Colômbia em Salvador, em um futuro próximo a ideia é ter a Semana de Salvador na Colômbia. E isso vai acontecer graças ao acordo de cooperação�?�, anunciou.

Além da programação realizada nesta quarta, na quinta-feira (2), o café será o tema de um encontro aberto ao público, no Restaurante Escola Senac Pelourinho, no Museu da Gastronomia Baiana, a partir das 16h30. A �??Hora do Café�?� contará com um bate-papo com especialistas e degustação do legítimo café colombiano.

Já às 19h, a Conexão Colômbia x Brasil aporta no restaurante Omi. Na ocasião, os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca se juntam ao chef Manuel Mendoza, no preparo de um menu especial no restaurante, localizado no Fera Palace, na Rua Chile.  

Neste mesmo dia, às 18h, o espaço Boca de Brasa localizado no Subúrbio 360, em Coutos, receberá uma oficina para jovens, com a presença de bailarinos da cidade de Ibagué, na Colômbia, e do Balé Folclórico da Bahia. Nathalia Peixoto destaca que as duas cidades têm riquezas culturais muito fortes: �??Por essa razão decidimos fazer este intercâmbio entre os balés da Bahia e de Ibagué, com a oficina na quinta e a apresentação na sexta-feira�?�. 

Na sexta-feira (3), às 17h30, os balés folclóricos da Colômbia e da Bahia se encontram novamente, para uma apresentação no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Os grupos levarão ao Centro Histórico de Salvador apresentações com músicas colombianas e brasileiras. O concerto musical que acompanhará os balés contará com músicos colombianos que fazem parte da Orquestra Sinfônica da Bahia, além de oito músicos vindos da Colômbia especialmente para a semana.

Por fim, no sábado (4), encerrando a semana, o Restaurante Escola Senac Casa do Comércio receberá o jantar a quatro mãos, elaborado por chefs do Senac e o chef Manuel Mendoza. 

A Semana da Colômbia em Salvador é uma iniciativa da Embaixada da Colômbia no Brasil, em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, da Prefeitura de Salvador, além do Instituto Cervantes e do Senac. As atividades da semana temática contam ainda com a parceria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Restaurante Omi, Copa Airlines, do instagram Salvador Latina, Latam Airlines e da agência de viagens Happy Tour.

Programação

Data: 02/06   
Local: Museu Gastronômico da Bahia �?? Restaurante Escola do Senac no Pelourinho 
Horário: 16h30 às 18h30  
Evento gratuito e aberto ao público: Hora do Café – Especial Colômbia 

Bate Papo sobre os Cafés Colombianos, seguido de degustação, realizado em parceria entre Senac e o Escritório Comercial da Colômbia �?? ProColombia. 

Por Igor Dias, Anderson Almeida, Lúcio Almeida – Baristas do Senac Bahia, Cristiano Ribeiro e Djenal Santos – Chefs de Cozinha do Senac Bahia. Mediação: Ana Carla Pereira – Coordenadora de Hotelaria do Senac Bahia 

Empresas interessadas em participar e receber informações sobre o café colombiano devem se inscrever no formulário da ProColombia:
Endereço: Praça José de Alencar, 13/19 – Pelourinho, Salvador �?? BA. 

Data: 02/06   
Horário: 19h30 às 23h �?? Presencial 
Local: Restaurante Omi �?? Hotel Fera Palace 
Evento: Conexão Colômbia x Brasil: Jantar a 6 mãos pelos Chefs Baianos 

Uma viagem que conectará você com o melhor da culinária brasileira e colombiana desde o Nordeste brasileiro até o Caribe Colombiano. 

Por Fabricio Lemos e Lisiane Arouca – Restaurante Origem, e Manuel Mendoza – Chef Colombiano. 

Endereço: R. Chile, 20 – Centro Histórico, Salvador �?? BA. 
Reservas: 71 99653 �?? 5703 (consultar valores) 

Data: 02/06
Horário: 18h
Local: Boca de Brasa do Subúrbio 360 – Coutos 
Oficina para jovens com os balés da cidade de Ibagué e com o Balé Folclórico da Bahia no espaço

Data: 03/06  
Horário: 17h30 às 18h30  
Local: Cruzeiro de São Francisco �?? Pelourinho 
Evento gratuito e aberto ao público: Balé Folclórico da cidade de Ibagué e Balé Folclórico da Bahia + Concerto instrumental 

Evento oferecido pela Embaixada da Colômbia e pelo Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura Municipal de Salvador com apresentações de dança com os Balés Folclóricos da Colômbia e da Bahia e Concerto instrumental de músicas colombianas e brasileiras. 

Local: Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, Salvador �?? BA. 

Data: 04/06  
Horário: 19h às 23h;

Local: Restaurante Escola – Senac Casa do Comércio 
Evento: Jantar Colombiano 
Produção especial do Chef Manuel Mendoza, Instrutores e Alunos do Senac. 
Mais informações e consulta de valores: https://www.ba.senac.br/semanadacolombiassa

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Por que ler é importante para todos nós?

Tantas pessoas se interessam pela leitura, mas não conseguem uma conexão. A importância da leitura na infância, na juventude e na fase adulta são indiscutíveis, por isso enumero alguns motivos para você se encantar com os livros e com os benefícios que eles trazem. Ler...