Sem diagnóstico fechado, criança com suspeita de hepatite estranha tem alta

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

Após ficar isolada por 72 horas e ainda não ter um diagnóstico fechado, uma criança, de Uberaba (Triângulo Mineiro), com suspeita de hepatite de origem desconhecida teve alta hospitalar nesta segunda-feira (6). Entretanto, ela terá acompanhamento médico domiciliar.
 
O paciente, que teve o seu caso notificado à Secretaria Estadual de Saúde na última quinta-feira (2/6), foi atendida no Hospital da Criança de Uberaba e passa bem.
 
Segundo a Secretaria de Saúde de Uberaba, a partir de agora, a criança (que não teve o sexo e idade revelados) será acompanhada pela Equipe Saúde da Família, por meio de visitas domiciliares de médico e enfermeiro, que acompanharão a evolução do seu estado de saúde. Além disso, ainda conforme a pasta, equipes das diretorias de Atenção à Saúde e de Vigilância em Saúde também fazem o monitoramento.
 
“O diagnóstico será fechado com a ajuda de exames feitos em Belo Horizonte, acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de MG.
 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aguarda a realização de uma bateria de exames exigidos, conforme o protocolo de atendimento definido pelo Ministério da Saúde”, destacou a pasta.
 
Notificação
 
A Secretaria de Saúde de Uberaba notificou a Secretaria Estadual de Saúde na última quinta-feira (2/6), sobre a existência de um caso suspeito de hepatite de etiologia viral a esclarecer em paciente atendida no Hospital da Criança.
 
A Saúde de Uberaba informou também, na última quinta-feira (2/6), que a criança já passava bem, mas que seria isolada em observação por 72 horas, sob controle do hospital, seguindo todas as orientações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Minas Gerais e que, além disso, exames complementares para real diagnóstico serão realizados no laboratório do Estado. 
 
Posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde
 
Na tarde de hoje (6/6), a assessoria de imprensa da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul, em Uberaba, enviou nota à reportagem explicando que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a atualização dos casos de hepatite aguda ocorre semanalmente, às terças e quintas-feiras, sendo que até 2/6 (quinta-feira da semana passada), foram notificados pelo CIEVS-Minas 12 casos sugestivos de hepatite aguda de etiologia desconhecida.
 
Desses, quatro casos foram descartados (dois em Montes Claros, um em Divinópolis e um em Lagoa Santa), três classificados como suspeitos (em Belo Horizonte, Ibirité e Juiz de Fora) e cinco seguem em investigação.
 
Já casos dos municípios de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia e São João Del Rei estão em investigação e acompanhamento e, ainda conforme informações da SES-MG repassadas à SRS Triângulo Sul, aguardam resultados de exames e foram notificados ao Ministério da Saúde.
 
“Os principais sintomas relatados foram dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas”, finalizou nota da SRS Triângulo Sul.
 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no