Sem definição, greve dos professores particulares terá rodada na Justiça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Professores da rede particular decidiram, durante assembleia na manhã desta segunda-feira (13/6), no Pátio da ALMG, dar continuidade à greve. Os docentes estão paralisados desde o dia 6 de junho, e reivindicam recomposição salarial, conforme a inflação acumulada e um ganho real de 5%, manutenção dos direitos previstos na convenção Coletiva de Trabalho (CCT), regulamentação do trabalho virtual, entre outros pontos de valorização profissional.

Segundo Thaís D�??Afonseca, presidente Interina do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro/MG), a greve permanecerá até a quarta-feira (15/6), quando ocorrerá uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), entre a categoria e o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sindepe).

�??Movimento está crescendo�??

�??O movimento está crescendo. Hoje tivemos um número representativo e apoio de várias faculdades, com a presença de alunos, pais e mães, que se manifestaram e levaram cartazes. Estamos com um abaixo-assinado, feito por uma mãe, que, na última vez que eu vi, estava com mais de 3 mil assinaturas em prol do movimento�?�, contou Thaís.

Segundo o balanço feito pelo Sinpro, cerca de 35% da categoria, em Minas, está paralisada e, além disso, alguns professores relataram pressões por parte das instituições de ensino. �??Estamos vendo que alguns docentes estão sofrendo pressões e, por isso, será feita uma reunião para investigar o caso no dia 22 de junho, no Ministério Público do Trabalho (MPT)�?�, afirmou a presidenta interina do Sinpro/MG.

Além de Belo Horizonte, outras instituições privadas de quatrocentas cidades de Minas Gerais, onde o Sinep, abrange, também previram a greve. Segundo o Sinepe, por sua vez, nenhuma escola parou nesses últimos dias.

�??Quem paralisa é professor, e não as escolas. Afinal, é um movimento dos docentes. Se as escolas estão abertas com monitores ou da maneira como elas quiserem, é outra coisa. Estamos  com instituições completamente paradas, por todos os professores aderirem à greve, e outras que estão funcionando parcialmente, pois somente uma parte paralisou�?�, afirmou Thaís.

 

 

Novas negociações estão planejadas para essa quarta-feira (15/6)

De acordo com a nota emitida pelo Sinepe, a reunião marcada pelo TRT tem o objetivo de dar prosseguimento as negociações. �??Temos a expectativa de chegar a um bom acordo frente ao contexto que nos encontramos. O nosso momento se mostra delicado por causa dos enormes desafios de natureza econômica e pedagógica para a instituição particular minera�?�, disse a nota.

Além disso, o Sinepe afirmou que as duas comissões de negociação possuem responsabilidade ímpar para desenvolver a promoção do acordo, que garantirá milhares de empregos, bem como sustentabilidade e a viabilidade das instituições particulares de ensino.

Alguns colégios da rede particular emitiram comunicados informando que os professores não vão aderir ao movimento por reajustarem  os salários dos professores anteriormente. O Sindicato das instituições de ensino de Minas, em nota anterior, informou que já foram marcadas reuniões entre os negociadores, e, por isso, era uma greve sem motivo. �??Vemos que o profissional hoje sabe da realidade e por isso não adere. Durante a negociação, não se faz greve�?�, afirmou.

Para Thaís, a decisão sobre a continuidade da greve será tomada, novamente, após a reunião de acordo no TRT, quando ocorrerá outra Assembleia. �??A audiência será transmitida via YouTube, para toda a categoria. A medida foi solicitada pela ação coletiva do sindicato à Justiça do Trabalho�?�, disse.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no