�??Rússia representa ameaça direta para segurança�??, diz secretário da Otan

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
000 32df8a8

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, informou que a Aliança considera a Rússia como uma �??ameaça direta�?� para a segurança dos países membros. Em declaração à imprensa após o primeiro da cúpula da Otan em Madrid, Stoltenberg também afirmou que o mundo vive a maior crise de segurança desde o fim da Segunda Guerra Mundial. �??Vamos falar claramente que a Rússia representa uma ameaça direta para nossa segurança. Nos reunimos em meio à crise de segurança mais séria que enfrentamos desde a Segunda Guerra Mundial�?�, afirmou o norueguês, que classificou a reunião da cúpula como �??histórica e transformadora�?�.

A Otan irá iniciar a maior reforma de seus sistemas de defesa desde o fim da Guerra Fria, com o intuito de fortalecer suas tropas na região leste da Europa, próximo à Rússia. Com isso, a quantidade de tropas de alta disponibilidade vai aumentar. O tratado prevê que uma agressão ou ataque a um dos membros do grupo significa um ataque a todos os países membros. Outro ponto que será analisado pelo grupo é a atualização feita pela China de seu Conceito Estratégico, que é o manual de ação do país asiático. Entretanto, Stoltenberg afirmou que �??a China não é uma adversária�?�. �??Temos que levar em consideração as consequências para nossa segurança quando vemos que a China investe muito em poder militar moderno, mísseis de longo alcance ou armas nucleares�?�, ponderou.

*Com informações da AFP

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ataque da Ucrânia na fronteira com a Rússia deixa dois mortos

Um ataque da Ucrânia com drones causou duas mortes na província fronteiriça de Belgorod, no oeste da Rússia, disse neste sábado (20) (noite de sexta-feira (19) em Brasília) o governador local, Vyacheslav Gladkov. “O vilarejo de Poroz, no distrito urbano de Grayvoronsky, foi atacado pelas forças armadas ucranianas com drones. Devido ao lançamento de dois artefatos

Homem ateia fogo em si mesmo diante do tribunal do julgamento de Trump

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um homem ateou fogo em si próprio nesta sexta-feira (19) em frente ao tribunal de Nova York onde Donald Trump está sendo julgado. Segundo a polícia local, ele foi retirado em uma maca, mas ainda não há informações sobre o seu estado de saúde. De acordo com a rede de

Cometa do Diabo poderá ser visto do Brasil neste domingo; saiba o melhor horário

Os apaixonados por astronomia podem comemorar, porque neste domingo (21), vai ser possível ver o cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como Cometa do Diabo, que estará visível no Brasil e no Hemisfério Sul. Com um período orbital de 71,3 anos, o cometa estará no ponto mais próximo do Sol, tornando-se mais visível a partir das 17h40.