Rio tem ações de conscientização da violência contra idosos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Palestras e atividades em praças públicas para reforçar a importância de denunciar maus tratos a pessoas idosas, marcam nesta quarta-feira (15) o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa na cidade do Rio de Janeiro.ebcebc

De acordo com a Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, somente nos cinco primeiros meses do ano foram registradas 251 ocorrências de violência contra idosos.

No Disque 100, de janeiro a maio deste ano, foram mais de 28 mil chamados para o número em todo o país, referentes a maus-tratos contra idosos.

O secretário da pasta, Júnior da Lucinha, salienta que os tipos de violência mais comuns são a física, a psicológica e a financeira. Mas também ocorrem casos de abandono, negligência, autonegligência e maus-tratos sexuais.

O dia de conscientização foi criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Já a Organização Mundial da Saúde escolheu o período 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável, tornando imprescindível o debate sobre o assunto e o combate a agressões e tratamentos abusivos dentro e fora do ambiente familiar.

Direitos Humanos Rio de Janerio Atividades físicas melhoram qualidade de vida de idosos 15/06/2022 – 11:39 Leila Santos/ Renata Batista Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional idosos Violência quarta-feira, 15 Junho, 2022 – 11:39 115:00

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS