Quais países têm as maiores rivalidades?

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Quais países têm as maiores rivalidades?

A rivalidade de longa data entre dois países muitas vezes resulta em ameaças, sanções, conflitos e/ou guerra. De fato, a suspeita, a desconfiança arraigada e a antipatia apaixonada de uma nação por outra estão entre as causas básicas de alguns dos confrontos mais duradouros de cultura e ideologia testemunhados ao longo da história. E quando essas disputas fervem, muito sangue acaba sendo derramado.

Então, quais países têm as maiores rivalidades? Clique e leia sobre as questões que dividem essas nações.

©

Shutterstock 

EUA �?? Rússia

A relação entre os Estados Unidos e a Rússia está entre as relações bilaterais mais críticas do mundo. E também é uma das mais preocupantes. De fato, a rivalidade entre essas duas superpotências definiu efetivamente a segunda metade do século XX, num verdadeiro choque de Titãs ideológicos, com o comunismo soviético e o capitalismo americano disputando o domínio em todo o mundo.

©

Shutterstock 

Rússia – EUA

A era da Guerra Fria viu ambos os lados estocarem armas nucleares e testá-las com uma regularidade assustadora. A corrida espacial, entretanto, viu o cosmonauta da URSS, Yuri Gagarin, se tornar o primeiro humano a orbitar a Terra, enquanto Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua. As tensões descongelaram um pouco na sequência do colapso da União Soviética, mas a relação diplomática entre os EUA e a Federação Russa continua preocupante e imprevisível.

©

Shutterstock 

Alemanha – França

Estas duas potências europeias nem sempre foram os melhores vizinhos. A fronteira compartilhada entre eles foi palco de numerosos conflitos, entre eles a vitória de Napoleão contra a Prússia na Guerra da Quarta Coalizão e o conflito franco-prussiano que resultou numa vitória para a Alemanha.

©

Shutterstock 

França – Alemanha

A culpa que a França jogou na Alemanha pela Primeira Guerra Mundial no Tratado de Versalhes teve como consequência uma terrível vingança por parte da Alemanha  n a z i s t a. Hitler ocupou o país durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial e literalmente dividiu uma nação. Hoje, as relações entre a França e a Alemanha são calorosas e construtivas e eles são entusiasmados defensores de uma maior integração da União Europeia.

©

Shutterstock 

China – Japão

A rivalidade entre a China e o Japão é tão antiga quanto suas terras. O primeiro conflito registrado entre os dois países, a Batalha de Baekgang, ocorreu em 663 d.C., com a China Imperial vencedora. Mais recentemente, as queixas ainda se espalham sobre a relutância do Japão em reconhecer totalmente os crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e durante a Segunda Guerra Mundial.

©

Shutterstock 

Japão – China

O Japão foi fortemente influenciado ao longo de sua história pela China. Tem profundos laços históricos e culturais com o país e, apesar das tensões e diferenças geopolíticas que permanecem até hoje, os dois países estão geralmente em paz um com o outro.

©

Shutterstock 

Reino Unido – Irlanda

O estado soberano do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda existiu entre 1801 e 1921. No entanto, um forte desejo pela independência irlandesa levou à Revolta da Páscoa em 1916 e, mais tarde, à Guerra da Independência irlandesa, travada entre 1919 e 1921. A formação do Estado Livre Irlandês em 1922 aliviou um pouco as tensões entre Londres e Dublin, mas excluiu uma área conhecida hoje como Irlanda do Norte.

©

Shutterstock 

Irlanda – Reino Unido

As relações entre o Reino Unido e a Irlanda no final do século XX foram definidas pelos chamados The Troubles, um conflito etnonacionalista na Irlanda do Norte que durou cerca de 30 anos entre o final dos an
os 1960 e 1998, quando o Acordo da Sexta-Feira Santa (mais conhecido como Acordo de Belfast) efetivamente encerrou o conflito. No entanto, a questão da Irlanda do Norte, as ramificações do Brexit e se a ilha da Irlanda eventualmente se unirá à província, ainda dividem as duas nações.

©

Shutterstock 

Israel �?? Palestina

Sem dúvida, a relação entre nações mais complexa, divisiva e destrutiva do mundo é a de Israel e Palestina. A animosidade que existe entre esses dois Estados pode ser rastreada desde 1917 e ao mandato britânico sobre a Palestina. Durante o mandato, a área viu a ascensão de movimentos nacionalistas nas comunidades judaica e árabe. A rescisão em 1947 do mandato e a criação do Estado de Israel desencadearam o que ficou conhecido como conflito israelo-palestino �?? uma das disputas geopolíticas mais duradouras do mundo e que se expandiu para um conflito árabe-israelense mais amplo.

©

Shutterstock 

Palestina – Israel

Em nenhum outro lugar essa divisão é mais aguda do que em Jerusalém. Tanto israelenses quanto palestinos reivindicam Jerusalém como sua capital, embora seja Israel que exerce o controle sobre toda a cidade. A Cúpula da Rocha no Monte do Templo tem sido venerada por milênios como um local sagrado para o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

©

Shutterstock 

Turquia – Grécia

A relação ruim entre a Turquia e a Grécia é longa e complexa. As raízes de sua rivalidade foram plantadas no século XV com a aniquilação do Império Bizantino pelo Império Otomano em 1453. Apesar da independência do recém-estabelecido Reino da Grécia ter sido reconhecida em 1832 pelo Império Otomano, as duas nações continuaram a ter vários conflitos alimentados pelo nacionalismo até o fim da Primeira Guerra Mundial. Mesmo após a dissolução do Império Otomano e a fundação da Turquia em 1923, os dois países encontraram tempo para se enfrentar novamente, desta vez por causa do Chipre.

©

Shutterstock 

Grécia – Turquia

Hoje, as questões geopolíticas ainda dificultam a relação entre os dois países. A disputa do Egeu é uma questão especialmente espinhosa, com a Grécia e a Turquia ansiando pela soberania e direitos relacionados a isso na região do Mar Egeu desde a década de 1970. De fato, o conflito levou duas vezes a crises que chegaram muito perto de se tornarem hostilidades militares, em 1987 e 1996.

©

Shutterstock 

Coreia do Norte – Coreia do Sul

A Coreia já foi uma única nação, mas foi anexada pelo Japão em 1910. A Península Coreana foi dividida em Coreia do Norte e Coreia do Sul no fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, ação que foi demarcada pelo infame paralelo 38 – uma linha imaginária que divide as duas nações. O Norte foi apoiado pela União Soviética, enquanto os Estados Unidos apoiaram o Sul.

©

Shutterstock 

Coreia do Sul – Coreia do Norte

Em 1950, a Coreia do Norte invadiu o Sul para iniciar a Guerra da Coreia e, ao fazer isso, envolveu a China e os Estados Unidos. Um cessar-fogo foi declarado em 1953, mas nenhum tratado de paz foi assinado: as duas Coreias ainda estão tecnicamente em guerra até hoje. A unificação da península ainda é um sonho para muitos coreanos e as cúpulas em 2018 entre os dois lados facilitaram uma relação mais positiva entre Seul e Pyongyang.

© Shutterstock

Índia – Paquistão

As relações entre a Índia e o Paquistão têm sido complexas, e em grande parte hostis, desde a violenta divisão da Índia Britânica, em 1947, e a fundação da República Islâmica do Paquistão no mesmo ano. Os anos seguintes viram numerosos conflitos militares travados entre as duas nações.

©

Shutterstock 

Paquistão – Índia

Os grandes conflitos entre os dois países – a guerra de 1947-1948, a guerra de 1965 e, em menor escala, a Guerra de Cargil em 1999 – foram todos desencadeados pela disputa sobre o território fronteiriço da Caxemira. Se somarmos à equação o fato de que tanto a Índia quanto o Paquistão são potências nucleares, a crescente ameaça de hostilidades é muito rea
l.

©

Shutterstock 

Reino Unido – França

Conquistas, guerras e alianças em vários pontos da história tipificam a longa e complexa relação entre o Reino Unido e a França. Ao longo da Idade Média, França e Inglaterra eram frequentemente inimigos amargos, sendo a conquista normanda de 1066 uma das vitórias mais decisivas e consequentes sobre a Inglaterra no período medieval. O último grande conflito entre os dois países foram as Guerras Napoleônicas (1793-1815). O final do século XIX viu a rivalidade se desenvolver para as colônias africanas, mas, em 1904, a Entente Cordiale (uma série de acordos) sinalizou laços mais próximos entre as nações outrora em guerra.

©

Shutterstock 

França – Reino Unido

França e Reino Unido foram aliados contra a Alemanha tanto na Primeira Guerra Mundial quanto na Segunda Guerra Mundial. Ambos foram parceiros-chave no Ocidente durante o período da Guerra Fria e os dois países foram membros influentes da União Europeia até o Reino Unido decidir deixar o bloco após o referendo do Brexit em 2016. Desde então, as relações se deterioraram, com divergências em torno do Brexit e com a crise dos migrantes do Canal da Mancha.

©

Shutterstock 

Irã – Arábia Saudita

Os vizinhos próximos Irã e Arábia Saudita são dois dos países mais poderosos do Oriente Médio. A relação entre eles, no entanto, é preocupante e controversa. Embora ambas sejam nações islâmicas, a Arábia Saudita é uma monarquia absolutista conservadora sunita, enquanto o Irã é uma república majoritariamente xiita.

©

Shutterstock 

Arábia Saudita – Irã

Além das diferenças religiosas e ideológicas, as relações bilaterais entre os países têm sido tensas sobre questões geopolíticas, como as interpretações do Islã, a política de exportação de petróleo e gás e suas relações com o Ocidente. A Arábia Saudita é tradicionalmente um aliado dos Estados Unidos e do Reino Unido, enquanto o Irã é considerado suspeito e hostil pela América e seus aliados.

©

Shutterstock 

Kuwait – Iraque

Historicamente, a maior parte do Atual Kuwait fazia parte da antiga Mesopotâmia, uma região que hoje é ocupada pelo Iraque moderno. O Kuwait pré-petróleo foi um porto comercial estratégico entre a Mesopotâmia, a Pérsia e a Índia. As reservas de petróleo foram descobertas em quantidades comerciais em 1938. O Kuwait ganhou formalmente a independência em 1961, embora Bagdá inicialmente tenha se recusado a reconhecer o fato, afirmando que o Kuwait fazia parte do Iraque. Em 1963, no entanto, foi assinado um tratado de amizade entre os dois países pelo qual o Iraque reconheceu formalmente a fronteira que o separava de seu vizinho.

©

Shutterstock 

Iraque – Kuwait

Apesar do tratado, o Iraque voltou atrás, muitas vezes levantando a questão do acesso ao mar e a tradicional reivindicação pelo Kuwait. Em agosto de 1990, após disputas na produção de petróleo, Saddam Hussein ordenou uma invasão em larga escala do Kuwait e seus exércitos efetivamente anexaram o país. Mais tarde, libertado pelas forças de coalizão, o Kuwait rapidamente se recuperou e, desde a queda do regime do Partido Ba’ath no Iraque, as relações melhoraram significativamente entre os dois Estados.

©

Shutterstock 

Albânia – Sérvia

Desconfiança e hostilidade são as palavras que melhor descrevem a natureza da relação histórica entre esses dois estados balcânicos. Após a derrota dos otomanos nas Guerras dos Balcãs de 1912 a 1913, o Estado-nação moderno da Albânia declarou independência em 1912. Numerosos crimes de guerra foram cometidos por todas as partes envolvidas no conflito, embora o tratamento da Sérvia à população albanesa tenha sido particularmente brutal.

©

Shutterstock 

Sérvia – Albânia

O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos foi formalmente renomeado para Reino da Iugoslávia em 1929. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Albânia comunista e a Iugoslávia trabalharam juntas para se livrarem da ocupação fascista. No entanto, durante a Guerra
Fria, a Albânia rompeu relações com os comunistas iugoslavos porque seu líder, Enver Hoxha, permaneceu leal à União Soviética de Stalin. As Guerras Iugoslavas da década de 1990 viram a dissolução da Iugoslávia e a formação da União Estadual da Sérvia e Montenegro. Durante o conflito, a Albânia apoiou amplamente o bombardeio da OTAN a Kosovo (então província sérvia), que resultou na Sérvia e Montenegro rompendo relações diplomáticas com a Albânia. A tensão ainda ferveu no século XXI, com a Albânia insistindo que a independência do Kosovo permanece “inegável”, uma crença que a Sérvia considera como provocação.

©

Shutterstock 

Armênia – Azerbaijão

O conflito Nagorno-Karabakh está em curso. �? uma disputa étnica e territorial entre a Armênia e o Azerbaijão sobre a disputada região de Nagorno-Karabakh, habitada principalmente por armênios étnicos. Essa divergência estimulou todas as tentativas de forjar relações diplomáticas entre esses dois Estados vizinhos na Ásia Ocidental.

©

Shutterstock 

Azerbaijão – Armênia

A Armênia e o Azerbaijão desfrutaram de um breve período de independência após o colapso do Império Russo em 1917, quando as relações entre os dois países foram cordiais. Mas a amizade durou pouco. Eles entraram em guerra entre 1918 e 1921. A ocupação e anexação pela União Soviética distanciou ainda mais Yerevan e Baku. Mais duas guerras, de 1988 a 1994, e o conflito armado em 2020 continuaram a deteriorar as relações.

©

Shutterstock 

Chile �?? Peru

Estas duas nações sul-americanas desfrutavam de relações pacíficas e produtivas que remontam ao Império Inca no século XV, uma parceria bilateral que foi ainda mais fortalecida depois que ambas se tornaram independentes da Espanha no século XIX. Mas tudo isso mudou com a Guerra do Pacífico em 1879 .

©

Shutterstock 

Peru �?? Chile

A Guerra do Pacífico colocou o Chile contra uma aliança boliviana-peruana e foi travada por reivindicações chilenas no território costeiro boliviano no deserto do Atacama. Uma vitória chilena trouxe consigo uma quantidade significativa de território rico em recursos do Peru e da Bolívia. O resultado do conflito de cinco anos azedou as relações entre os dois países por mais de um século. O vínculo passou por mais provação em 1975, quando o Peru de esquerda e o Chile de direita estavam novamente à beira da guerra. Hoje, as relações melhoraram muito.

©

Shutterstock 

Quênia – Somália

As tensões entre essas duas nações da África  O r i e n t a l  aumentaram desde o início da década de 1960, quando ambos os países ganharam sua independência. A Guerra de Shifta (1963-1967) viu somalis étnicos no distrito da fronteira norte do Quênia tentando se juntar à Somália. Apesar de um cessar-fogo de 1967, a violência esporádica na região continuou por várias décadas.

©

Shutterstock 

Somália – Quênia

Na verdade, ambos os lados foram envolvidos em disputas fronteiriças, conflitos mesquinhos e, em alguns casos, massacres sangrentos. Em 2021, os laços entre os dois países caíram para um nível histórico quando Mogadíscio (capital da Somália) cortou relações diplomáticas e acusou Nairóbi (capital do Quênia) de se intrometer em seus assuntos internos. Agravando essa intransigência mútua está a crise dos refugiados de Dadaab. Dadaab é um dos maiores campos de refugiados do mundo e lar de milhares de somalis deslocados. O Quênia quer fechá-lo e deu à ONU até junho de 2022 para encontrar um novo lar para a maioria dos refugiados somalis. As duas nações também estão envolvidas numa longa disputa territorial marítima através do Oceano Índico, que eles acreditam conter valiosas reservas de petróleo e gás.

Fontes: (GOV.UK) (The Economist) (Arab Gulf States Institute in Washington) (BBC) (Deutsche Welle)

Veja também: Ditadores infames e suas obsessões esquisitas

©

Shutterstock 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Estado Islâmico planeja ataques nos EUA e Europa em defesa dos palestinos

Após reivindicar o ataque na Rússia que deixou mais de 130 pessoas mortas, o porta-voz do grupo Estado Islâmico (EI), Abu Huzaifa al Ansari, pediu nesta quinta-feira (28) ataques individuais na Europa e nos Estados Unidos para apoiar os muçulmanos na guerra em Gaza. Ele também parabenizou os responsáveis pelo atentado da última sexta-feira em uma

Gangues no Haiti foram responsáveis por 1.500 mortes neste ano, diz ONU

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A violência provocada por gangues no Haiti matou mais de 1.500 pessoas neste ano, incluindo crianças. Os casos envolvem mortes causadas por linchamento, apedrejamento e queimaduras, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (28) pelo escritório de direitos humanos da ONU. "Fatores estruturais e conjunturais levaram o Haiti a uma

Ao lado de Lula, Macron diz que decisão de convidar Putin para o G20 precisa ser consensual

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou estar ao lado do Brasil na defesa de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. Durante uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Macron destacou a importância de não demonstrar fraqueza em casos de escalada de violência, defendendo o direito dos países de se organizarem em prol da democracia