Putin mira reforçar laços com BRICS após ficar isolado do ocidente

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Após sofrer sanções dos países ocidentais em decorrência do conflito com a Ucrânia que acontece desde o dia 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, informou nesta quarta-feira, 22, que quer reforças os vínculos entre os países do chamado grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul). A Rússia está �??redirecionando ativamente seus fluxos comerciais e contatos econômicos estrangeiros para parceiros internacionais confiáveis, especialmente os países do BRICS�?�, disse o presidente russo aos participantes do fórum econômico do bloco, na véspera de uma cúpula telemática desses países.

�??As negociações estão em andamento para abrir lojas da rede indiana na Rússia e aumentar a participação de carros chineses no mercado russo�?�, destacou e informou que �??as entregas de petróleo russo para China e Índia estão aumentando�?� e �??a cooperação agrícola está se desenvolvendo de forma dinâmica�?� assim como a exportação de fertilizantes russos para os países do grupo, segundo o presidente russo. O chefe de Estado voltou a condenar as sanções impostas a ele e seu país dizendo que elas contradizem �??o bom senso e a lógica econômica elementar�?� e que �??os empresários são obrigados a desenvolver suas atividades em condições difíceis, já que os sócios ocidentais omitem os princípios de base da economia de mercado, do comércio livre�?�. Putin também informou que a Rússia também quer trabalhar com seus parceiros �??mecanismos alternativos de transferência internacional�?� e uma �??moeda de reserva internacional�?� para reduzir a dependência do dólar e do euro. Isso seria possível por meio do Sistema Russo de Mensagens Financneiras (SPFS, na sigla em inglês). A rede atuaria como uma alternativa para o Swift, do qual os bancos russos foram suspensos depois da invasão à Ucrânia. 

últimos acontecimento guerra Ucrânia

O presidente chinês, Xi Jinping, que também participou do fórum, seguiu os passos de Putin e criticou as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia à Rússia, assegurando que �??as sanções são um bumerangue e uma faca de dois gumes�?�. O bloco BRICS de economias emergentes, criado em 2009, reúne 40% da população global e representa quase um quarto do PIB mundial. Três de seus membros �?? China, Índia e África do Sul �?? se abstiveram de votar uma resolução para condenar a invasão russa da Ucrânia.  A China e a Índia têm fortes laços militares com a Rússia e compram quantidades significativas de petróleo e gás, e a há uma semana  Xi expressou seu apoio a questões de �??soberania e segurança�?� em uma ligação com o russo Vladimir Putin, levando os Estados Unidos a pedir a Pequim que evite se colocar no �??lado errado da história�?�.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem fica mais de 4h ‘enterrado’ no gelo para quebrar recorde

Um homem, de 53 anos, tornou-se recordista ao ficar 4h02 'enterrado' no gelo, ficando apenas com o pescoço e a cabeça 'livres'. O anúncio foi feito na sexta-feira pela organização, que afirma que esta não foi a primeira vez que Łukasz Szpunar se desafiou com baixas temperaturas. O novo recordista já tinha passado algumas horas

Homem fica mais de 4h ‘enterrado’ no gelo para quebrar recorde; vídeo

Um homem, de 53 anos, tornou-se recordista ao ficar 4h02 'enterrado' no gelo, ficando apenas com o pescoço e a cabeça 'livres'. O anúncio foi feito na sexta-feira pela organização, que afirma que esta não foi a primeira vez que Łukasz Szpunar se desafiou com baixas temperaturas. O novo recordista já tinha passado algumas horas

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Mísseis lançados pelo governo israelense atingiram o Irã na noite desta quinta-feira (18). A informação foi divulgada pela rede de televisão norte-americana ABC News, que citou um oficial dos Estados Unidos como fonte. Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã.