PSDB decide apoiar pré-candidatura do MDB à Presidência da República

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Brasília �?? O PSDB fechou acordo ontem para apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República, depois de reunião com caciques das duas legendas, no gabinete do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), cotado para vice na chapa. O Cidadania, que formou federação com o PSDB, também está na aliança. A formalização do acordo arranjo deve ser feita hoje em reunião da Executiva Nacional do PSDB, em Brasília,, mesmo sem unanimidade dentro do partido.
A reunião da Executiva nacional do PSDB está prevista para as 11h desta quinta-feira (09/06). A expectativa agora é se o nome do senador Tasso Jereissati será indicado como vice da chapa de Simone Tebet. “Nesse importante momento da história do país será encaminhado, nessa quinta-feira, na Executiva Nacional do PSDB a proposta de coligação com o MDB para eleição de Presidente da República com o nome da senadora Simone Tebet”, anunciou a cúpula da legenda pelo Twitter.
“Mais um passo dado em direção à união do centro democrático. @MDB_Nacional @PSDBoficial @23cidadania caminham para um momento histórico a favor da reconstrução do Brasil”, afirmou Simone Tebet pelas redes sociais. Os líderes tucanos consideraram que não era mais possível adiar a aliança, diante da grande proximidade da eleição, que tem o primeiro turno marcado para 2 de outubro, menos de quatro meses. Mesmo porque, o pré-candidato do partido, o ex-governador João Doria, já desistiu há duas semanas de disputar o Palácio do Planalto.
Para fechar o acordo, o MDB do Rio Grande do Sul foi a apoiar a candidatura à do governador tucano Eduardo Leite. Ele chegou a renunciar para disputar as prévias do partido com Doria, em novembro do ano passado, mas foi derrotado. Diante da impossibilidade de concorrer ao Planalto, Leite voltou a articular sua candidatura ao governo gaúcho.
Agora, com a aliança, o MDB abre mão, então, da candidatura de Gabriel Souza no Rio Grande do Sul, para receber o apoio dos tucanos a Simone Tebet no cenário nacional. A desistência de Gabriel Souza ficou acertada na terça-feira, em reunião entre ele , o presidente do MDB no estado, Fábio Branco, e o ex-governador gaúcho Germano Rigotto (MDB). Rigotto já havia adiantado no início desta semana que o acordo com o PSDB está praticamente fechado.
Mesmo com o acordo no Sul do país, ainda há dificuldades da cúpula tucana com o MDB em Minas Gerais e Pernambuco. A reunião de ontem teve a presença dos presidentes do PSDB, Bruno Araújo; do MDB, Baleia Rossi; do Cidadania, Roberto Freire; do líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas (DF), e do secretário-geral do PSDB, deputado Beto Pereira (MS).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google anunciou que atualizará suas políticas para deixar de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil via Google Ads, o que inclui YouTube, resultados na busca e demais tipos de publicidades contratadas pela ferramenta da empresa. Em nota, a empresa diz que essa atualização "acontecerá em maio tendo

Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em São Paulo, diz pesquisa Atlas

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 35,6% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, contra 33,7% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aponta a pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quarta-feira, 24. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos porcentuais (p.p.). A terceira colocada é a deputada

Moraes arquiva ação de suposto asilo de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concluiu que não há evidências que comprovem que Jair Bolsonaro (PL) buscou asilo na Embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro deste ano. Como revelou o The New York Times, o ex-presidente passou dois dias na missão diplomática em Brasília