Prós e contras de ser notívago

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Prós e contras de ser notívago

O mundo se divide em dois tipos de pessoas: as que gostam de acordar cedo e as que gostam de dormir tarde (e, muitas vezes, essas pessoas formam um casal, mas isso é assunto para outra galeria). Os dois lados têm suas vantagens e desvantagens, apesar de existir muito mais propaganda sobre os benefícios de aproveitar as manhãs. Quer descobrir os prós e contras de ser notívago? Então confira esta galeria!

©

Shutterstock

O que é um notívago?

Notívago é alguém que naturalmente fica acordado até tarde e se sente melhor no final do dia. Eles têm dificuldade em ficar alerta durante o dia e, geralmente, têm mais energia à noite.

©

Shutterstock

Pró: notívagos geralmente são mais produtivos

Embora tanto os notívagos quanto pessoas diurnas tenham um desempenho semelhante no início de seus dias de trabalho, os notívagos são capazes de permanecer produtivos por mais tempo.

©

Shutterstock

Pró: notívagos podem ter melhor desempenho depois de estarem acordados por 10 horas

De acordo com testes de reação da AsapScience, uma hora depois de acordar, pessoas diurnas e notívagos têm um desempenho igual. Dez horas depois de acordar, no entanto, os notívagos têm um desempenho significativamente melhor do que as pessoas matinais em testes semelhantes.

©

Shutterstock

Contra: notívagos têm risco de privação do sono

Ficar acordado durante a noite e ter que acordar cedo para o trabalho pode ser um grande problema para os notívagos, o que pode colocá-los em risco de privação do sono.

©

Shutterstock

Pró: notívagos podem ser mais inteligentes

Tem sido feito uma extensa pesquisa sobre a inteligência de quem acorda mais tarde. Um estudo da London School of Economics and Political Science descobriu que os alunos mais brilhantes dormiam e acordavam mais tarde, enquanto aqueles estudantes com capacidade intelectual de baixa a média iam para a cama mais cedo e precisavam despertar mais cedo também.

©

Shutterstock

Pró: notívagos são mais criativos

Um estudo realizado pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão mostrou que aqueles com tendência a ficar acordados até tarde exibiam mais criatividade.

©

Shutterstock

Contra: família e vida social estão fora de sintonia

Uma grande desvantagem para notívagos é que a vida familiar e social fica interrompida. Isso porque eles, basicamente, seguem uma rotina oposta a maioria das pessoas.

©

Shutterstock

Pró: criar laços com outros notívagos

Como durante a noite existem menos atividades, as pessoas podem passar o tempo se conectando com outros notívagos, seja trocando ideias uns com os outros ou mergulhando profundamente em conversas pessoais.

©

Shutterstock

Pró: notívagos são mais focados

Pesquisas mostraram que notívagos podem permanecer focados em tarefas por mais tempo e de maneira mais eficaz do que quem acorda mais cedo.

©

Shutterstock

Contra: tudo é quieto demais

Durante a madrugada, cada suspiro e passo é amplificado. Ninguém quer acordar quem mora com a gente ou os vizinhos quando vai na cozinha fazer um lanchinho.

©

Shutterstock

Pró: notívagos aprendem a ser mais flexíveis

Enquanto o mundo gira em torno da agenda de uma pessoa matinal, notívagos aceitam bem mudanças em seus hábitos para acomodar esse estilo de vida.

©

Shutterstock

Pró: notívagos estão prontos para tarefas urgentes

Quando se trata de trabalho, notívagos conseguem cumprir prazos urgentes e matutinos sem ter que acordar cedo pela manhã.

©

Shutterstock

Contra: notívagos são mais deprimidos

Notívagos tendem a ter mais instabilidade mental, onde a depressão é o traço mais comum. Isso é muitas vezes devido a um fenômeno chamado jet lag social, quando suas necessidades biológicas não combinam com as normas sociais.

©

Shutterstock

Pró: notívagos têm uma força especial

Um estudo da Universidade de Alberta testou a força das pernas de pessoas notívagas e diurnas em diferentes momentos ao longo do dia. Descobriu-se que a força de pessoas matinais permaneceu estável durante todo o dia, enquanto as corujas noturnas mostraram uma explosão de força à noite.

©

Shutterstock

Pró: notívagos têm tempo para hobbies – Enquanto todos dormem, notívagos encontram tempo para trabalhar suas habilidades. Seja escrevendo, lendo, jogando videogame ou qualquer outra atividade, notívagos têm tempo extra para desfrutar de seus hobbies.

© Reuters

Contra: quem você ama deve estar dormindo

A noite pode ser solitária, especialmente se amigos e família acordam com os passarinhos. Pode haver coisas para compartilhar, mas o assunto tem que esperar pelo menos mais oito horas.

©

Shutterstock

Pró: notívagos têm melhores habilidades de raciocínio

Um estudo da Universidade de Madrid testou várias habilidades de 1.000 adolescentes e descobriu que aqueles considerados notívagos obtiveram a maior pontuação nas porções de raciocínio indutivo do teste. O raciocínio indutivo é uma forma de pensar que cria conclusões baseadas em um grupo de fatos verdadeiros.

©

Shutterstock

Pró: pais notívagos estão prontos para o dever 24 horas por dia

Para os pais notívagos, o ritmo circadiano (compasso que rege o relógio biológico) pode ser a força que eles não anteciparam, especialmente quando se lida com recém-nascidos à noite. As tendências notívagas também provarão ser um trunfo mais tarde na paternidade, quando o filho ficar doente, por exemplo.

©

Shutterstock

Contra: a criatividade não aparece quando é necessária

Um notívago pode estar exausto da noite anterior e se esforça para pensar em ideias no dia seguinte. Eles podem olhar fixamente para uma tela, incapazes de aproveitar seu potencial criativo.

©

Shutterstock

Pró: é silencioso

Como as ruas estão vazi
as e as mídias sociais desaceleram, as madrugadas são o momento perfeito para relaxar com um livro ou adiantar algum trabalho.

©

Shutterstock

Pró: notívagos podem sair até mais tarde

Quando as pessoas diurnas estão prontas para encerrar a noite, a diversão continua para os notívagos, pois eles provavelmente ainda têm energia para encontrar amigos tarde da noite.

©

Shutterstock

Contra: problemas de saúde

Como o cérebro é programado para dormir à noite, quando isso fica perturbado ou alterado, o corpo se sente cansado. Isso pode levar a estresse e batimentos cardíacos irregulares. Trabalhar até tarde no computador também pode levar a fadiga ocular.

©

Shutterstock

Pró: notívagos podem viajar mentalmente

Pessoas matutinas podem estar prontas logo cedo, mas também são mais propensas a se cansar mentalmente mais cedo do que aquelas que vão para a cama tarde da noite, ficando mentalmente alertas por mais tempo.

©

Shutterstock

Pró: notívagos tiram mais proveito do dia

Quando se trata de trabalho freelancer, notívagos conseguem fazer muito mais sem todas as distrações diurnas. Eles também podem pegar mais trabalhos, pois conseguem trabalhar por mais horas.

©

Shutterstock

Contra: planos matutinos são um problema

Notívagos acordam cedo quando precisam, por isso nos dias de folga tendem a passar uma ou duas (ou quatro) horas a mais na cama. Então encontros no café da manhã e caminhadas matinais são uma ideia estranha para eles!

©

Shutterstock

Pró: notívagos têm mais tempo para desestressar

Isso pode soar contra-intuitivo, pois alguns argumentam que o sono atinge esse objetivo de forma mais eficaz. Mas para um notívago, ele precisa relaxar antes de dormir, seja lendo ou fazendo yoga.

©

Shutterstock

Contra: notívagos têm problemas com atividades não relacionadas ao trabalho

Apesar de freelancers notívagos desfrutarem das horas tranquilas na solidão escura, o que lhes permite fazer seu trabalho em paz, eles não têm tanta sorte quando se trata de atividades não-laborais, especialmente se eles têm que lidar com coisas que não estão na agenda.

©

Shutterstock

Contra: notívagos ficam muito, muito cansados

Notívagos podem se adaptar, mas às custas de seu conforto. E mesmo que eles consigam funcionar, não será em seu desempenho máximo. Café é mais que bem vindo!

©

Shutterstock

Algumas dicas para levar em consideração

Se você é notívago e está se sentindo um pouco cansado demais, tente manter o mesmo horário de sono, mesmo nos fins de semana e dias de folga. Além disso, considere como a tecnologia está afetando seu ciclo de sono. 

Fontes: (Healthline) (The Healthy) (Insider)

©

Shutterstock

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...

Coisas comuns que aumentam (e muito!) a ansiedade

A ansiedade é uma condição de saúde mental que pode causar tensão, pânico, sudorese, medo e batimentos cardíacos acelerados. Para algumas pessoas, também pode causar ataques de pânico e sintomas físicos, como dor no tórax. Infelizmente, a ansiedade às vezes pode entrar em ação...