Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Minas Gerais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
O primeiro caso de varíola dos macacos em Minas Gerais foi confirmado nesta quarta-feira (29/6). Trata-se de um homem de 33 anos, que chegou da Europa na segunda-feira (26/6). Ele está estável e em isolamento domiciliar em Belo Horizonte.

O caso foi notificado em BH ontem e o Ministério da Saúde confirmou a presença do vírus da doença nesta quarta. A investigação constatou que se trata de um caso importado.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) monitora as pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não houve identificação de nenhum outro episódio relacionado.

  • LEIA MAIS – 
    Anvisa recomenda uso de máscaras para adiar surto de varíola dos macacos

Além da infecção comprovada, Minas investiga três casos suspeitos. Eles foram constatados em moradores de Varginha, Pará de Minas e Juiz de Fora. Nenhum deles viajou ao exterior, mas vale lembrar que já há a comprovação de transmissão local da varíola dos macacos no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, outros 21 casos foram confirmados no país. Minas Gerais é o quarto estado com pacientes com a varíola dos macacos, que já havia sido diagnosticada em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

  • LEIA MAIS – Varíola dos macacos: três erros do passado que podem ser evitados agora.
A SES-MG já descartou 7 suspeitas da varíola dos macacos no estado: três de Belo Horizonte, dois de Ituiutaba, um de Ribeirão das Neves e um de Ouro Preto.

Causada por um vírus da mesma família da varíola humana, a variação ‘monkeypox’ é menos nociva à saúde. Os 

sintomas costumam ser leves e duram apenas cerca de três semanas.

 

  • LEIA MAIS – Varíola dos macacos: sintomas e prevenção

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no