Prefeitura de JF volta a exigir máscaras após casos de COVID dobrarem

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou nesta segunda-feira (6/6) que máscaras voltarão a ser obrigatórias em determinados espaços da cidade. A obrigatoriedade passará a valer a partir da quarta-feira (8/6), segundo portaria assinada pelo Secretário Municipal de Saúde, Ivan Chebli. Veja portaria completa.
 
 

Na portaria, o secretário definiu os lugares em que o uso de máscara voltará a ser obrigatório em Juiz de Fora:

– Fica obrigatório o uso de máscaras faciais nos Serviços de Saúde Públicos e Privados, Instituições de Ensino Públicas e Privadas, Creches, Transporte Coletivo, Transporte Escolar, Transporte por Aplicativo, Táxis e Similares, Instituições de Longa Permanência (ILPI), Comunidades Terapêuticas e Serviços Residenciais Terapêuticos.

– Nas Unidades de Saúde (clínicas, ambulatórios, hospitais, farmácias, drogarias e congêneres), além de todos os trabalhadores de saúde, também devem obrigatoriamente utilizar máscara facial visitantes, pacientes e acompanhantes, enquanto permanecerem nos locais.

– Nos cemitérios, velórios, funerais e ofícios fúnebres, além de todos os trabalhadores, também devem obrigatoriamente utilizar máscara facial aqueles que permanecerem nos referidos locais.

A portaria também orienta que pessoas com sintomas gripais e/ou de COVID-19 devem usar máscaras em todos os espaços, mesmo os abertos. A recomendação é válida para pacientes imunossuprimidos ou que tenham a saúde fragilizada por causa de outras doenças.
A máscara também é indicada em locais abertos em que haja aglomeração de pessoas, assim como espaços fechados como comércios, bancos, elevadores e academias.

 

Casos de COVID dobram na cidade

 

A volta da obrigatoriedade das máscaras acontece 20 dias após a Prefeitura liberar o uso da proteção facial na em Juiz de Fora. Neste período, segundo dados do painel COVID-19 do Governo de Minas, Juiz de Fora registrou 521 casos confirmados e seis mortes.
Nos 20 dias anteriores (entre 25/04 e 15/05) foram registrados 252 casos confirmados e três mortes pelo novo coronavírus. Ou seja, os casos confirmados e as mortes dobraram desde que o uso de máscaras foi liberado na cidade.

O painel COVID-19 da Prefeitura de Juiz de Fora não é atualizado desde o dia 25 de maio. Já os boletins com o número de casos diários não são divulgados desde o final de abril. A reportagem do Estado de Minas questionou a Prefeitura de Juiz de Fora sobre o atraso na divulgação destas informações, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta. O texto será atualizado assim que a PJF responder os questionamentos.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o Secretário Municipal de Saúde, Ivan Chebli, atribui a volta do uso de máscaras a este aumento no número de casos confirmados de COVID-19. �??Hoje nós temos percebido um crescimento de novos casos. E essa medida [volta do uso de máscaras] visa exatamente a proteção individual e coletiva de nossa população�?�, destacou o chefe da Saúde de Juiz de Fora.
 
 
Segundo o painel COVID-19 do governo de Minas Gerais, Juiz de Fora vacinou, até agora, 448.415 pessoas com a primeira dose; 397.857 com a segunda dose; 241.561 com a terceira dose, e 23.502 com a dose de reforço.
 
Os dados mostram que a procura pelas vacinas diminuiu na cidade desde o final de março. Até agora, de acordo com o governo estadual, 82,7% das pessoas (incluindo as crianças com mais de cinco anos) receberam a primeira dose; 76% a segunda; 56,7% a terceira e apenas 26,7% do público-alvo recebeu a dose de reforço.
Na portaria em que determina a volta do uso de máscaras pela cidade, o Secretário de Saúde informa que a Prefeitura vai fazer �??campanhas educativas de prevenção, combate e reforço da vacinação contra a COVID-19�?�.
 

A medida adotada pela Prefeitura de Juiz de Fora segue a determinação de outras cidades da região da Zona da Mata Mineira, como Santos Dumont e Leopoldina, que também determinaram a volta do uso de máscaras em alguns locais das cidades.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 
  • Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
  • Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
  • Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
  • Como funciona o ‘passaporte de vacinação’?
  • Os protocolos para a volta às aulas em BH
  • Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
  • Quais os sintomas do coronavírus?

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no