Pré-candidatura de Viana em Minas gera mal-estar no PL: ‘Projeto pessoal’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A pré-candidatura ao governo do senador Carlos Viana tem encontrado resistência dentro dos quadros de seu partido, o PL. Parte dos parlamentares da sigla apoiam a reeleição de Romeu Zema (Novo). Nesta quinta-feira (2/6), o deputado estadual liberal Léo Portela afirmou que a participação de Viana na disputa representa um �??projeto pessoal de poder�?�. 
�??Sou do PL e contra o lançamento de candidatura própria a governador em Minas Gerais. Projeto de poder pessoal, ainda mais sem consulta às bases partidárias, não pode jamais superar o bom senso de apoiar um governo competente e honesto. Por isso, vou com Romeu Zema�?�, disse Portela, pelo Twitter.
 
 
Viana se mudou do MDB para o PL em março deste ano a fim de ser o palanque do presidente Jair Bolsonaro em Minas. A ideia inicial do Palácio do Planalto era formar chapa com o senador disputando o governo e o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio em busca de vaga no Senado Federal.
Nos bastidores do PL, há quem aponte que a pré-candidatura de Viana foi decidida unilateralmente em Brasília, sem que houvesse conversas com o diretório mineiro.
Apesar da existência de um pré-candidato em seu partido, Bolsonaro tem dado recados em direção a Zema. Na semana passada, durante evento empresarial em Belo Horizonte, o presidente sinalizou apoio à reeleição do governador. 
“Já que o governador acabou de ocupar a tribuna: time que tá ganhando não se mexe”, pontuou o presidente.
Em abril, durante cerimônia em Uberlândia, Bolsonaro chegou a chamar Zema de �??exemplo para todos�?�.
Viana viajou com Bolsonaro no avião presidencial na semana passada, quando o presidente passou por Minas. Embora não tenha sido convidado a participar do evento empresarial em BH, o senador seguiu o chefe do Executivo federal para evento religioso em Goiânia (GO).

Viana se filiou a convite de Bolsonaro

Carlos Viana já vinha deixando claro o desejo de disputar o Palácio Tiradentes. Em dezembro último, deixou o PSD e se filiou ao MDB por entender que não haveria como competir com Alexandre Kalil pela indicação pessedista.
O temor por um acordo dos emedebistas com o Novo, contudo, fez o senador mudar novamente de partido.
�??O presidente Jair Bolsonaro colocou que não seria possível continuar no MDB. Isso deixaria o apoio dele muito fragilizado – e me chamou para filiar ao PL. Na mesma hora, aceitei”, contou, ao Estado de Minas, à época da mudança partidária.
A assessoria de Viana informou que ele não vai comentar a declaração de Léo Portela. 
 

O “Beabá da Política”

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

Confira os vídeos já publicados:

#01: Como tirar o primeiro título de eleitor?
#02: O que significa anular o voto na eleição?
#03: Quais são as funções dos Três Poderes?
#04: Qual a diferença entre o Senado e a Câmara? 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

8% dos eleitores de Bolsonaro e 7% dos de Lula acreditam que Terra é plana, aponta Datafolha

A Terra é plana para 8% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 7% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo relatório do instituto Datafolha. A pesquisa, realizada entres os dias 8 a 11 de abril deste ano, perguntou aos brasileiros sobre o formato do planeta Terra. No resultado, foi

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google anunciou que atualizará suas políticas para deixar de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil via Google Ads, o que inclui YouTube, resultados na busca e demais tipos de publicidades contratadas pela ferramenta da empresa. Em nota, a empresa diz que essa atualização "acontecerá em maio tendo

Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em São Paulo, diz pesquisa Atlas

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 35,6% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, contra 33,7% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aponta a pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quarta-feira, 24. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos porcentuais (p.p.). A terceira colocada é a deputada