Polícia Federal encontra barco usado por Bruno e Dom submerso na Amazônia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O barco usado pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Phillips quando foram mortos na região do Vale do Javari foi encontrado na noite deste domingo, 19.

A embarcação estava a cerca de 20 metros de profundidade no rio Itaquaí, onde os dois foram assassinados no último dia 5. O local foi apontado pelo terceiro suspeito preso por envolvimento no crime.

Os criminosos colocaram seis sacos de areia dentro do barco para dificultar a localização, segundo a polícia. O motor de 40 cavalos de potência também foi encontrado.

�? uma baleeira de ferro de aproximadamente sete metros de comprimento, capaz de transportar cerca de sete pessoas e equipada com o motor de popa. O material será levado para a cidade de Atalaia do Norte (AM), cidade que tem o principal acesso ao Vale do Javari.

O barco é novo, foi incorporado à frota da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) em 2020. Com ele, o indigenista visitava aldeias para treinamentos e orientações.

A última viagem de Bruno pela Amazônia começou pelo Alto Curuçá, no Acre, em 21 de maio, a bordo de um outro barco, o dos marubos da aldeia Maronal. Ele vinha orientando membros dessa etnia, moradores da floresta, sobre como fazer as “picadas” – a “limpeza” dos limites da terra indígena.

O barco no qual morreu foi assumido por Bruno Pereira em Atalaia numa sexta-feira, 3 de junho, no dia seguinte ao fim da primeira perna da viagem. No porto da cidade que dá acesso ao Vale do Javari, localizada às margens do rio de mesmo nome na fronteira com o Peru, Dom Phillips subiu a bordo para uma nova bateria de entrevistas com indígenas para o livro que vinha produzindo e para conhecer a equipe de vigilância indígena criada por Bruno.

Investigação continua
A PF indica que o achado deve servir para ajudar na investigação “A embarcação será submetida nos próximos dias aos exames periciais necessários, de modo a contribuir com a completa elucidação dos fatos”, afirmou a corporação, em nota.

Até o momento, três pescadores já foram presos na investigação. Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado; Oseney da Costa de Oliveira, também chamado de Dos Santos; e Jeferson da Silva Lima, conhecido como Pelado da Dinha. Além disso, na manhã de domingo a PF afirmou ter identificado mais cinco pessoas que teriam participado do assassinato de Bruno e Dom.

A corporação não divulgou a identidade dos novos suspeitos, mas declarou, em comunicado, que “as investigações continuam no sentido de esclarecer todas as circunstâncias, os motivos e os envolvidos no caso”. (Colaborou Rubens Anater)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Influenciadora baiana com quase 400 mil seguidores é presa por estimular jogo e aplicar golpes

Uma influenciadora digital baiana, com mais de 396 mil seguidores nas redes sociais, foi presa no Espírito Santo. Karla Stefany de Sá é suspeita de estimular jogos de azar e comprar um carro avaliado em R$ 500 mil após cometer estelionato.     Ao G1, o delegado Moises Damasceno, titular da 8ª Coordenadoria Regional de

Antes de agir no CNJ, Barroso levou em conta clima no STF

Luís Roberto Barroso pesou quais seriam os eventuais efeitos internos no Supremo Tribunal Federal se reagisse com o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, na mesma frequência a que chegou sua irritação com a decisão do ministro na segunda-feira (15/4) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Barroso se irritou com os afastamentos monocráticos decididos

STF age para revogar decisão do ministro encantado por um bicheiro

Impossível que Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal graças a Bolsonaro, não previsse que sua decisão, a quinta consecutiva em favor do bicheiro carioca Rogério de Andrade, revoltaria a totalidade dos seus colegas – à exceção de André Mendonça, também nomeado por Bolsonaro. Nunes Marques autorizou o mafioso a livrar-se da tornozeleira eletrônica que