Piquet se desculpa, mas diz que termo racista é usado no Brasil como ‘sinônimo de cara’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ex-piloto Nelson Piquet emitiu comunicado em inglês pedindo desculpas fala racista ao se referir ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes (lembre aqui). O tricampeão de Fórmula 1 disse que não teve intenção de ofender o heptacampeão e que nem faria uma defesa, mas destacou que o termo é “historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa'”.
 
“O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções”, diz a nota.
 
Na entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira para o canal Motorsports Talk, no dia 3 de novembro de 2021, Piquet se referiu a Hamilton como “neguinho” ao comentar o acidente entre ele e Max Verstappen, da Red Bull, no Grande Prêmio de Silverstone em 2021. Os dois se tocaram e o holandês levou a pior, rodou na pista, passou em alta velocidade pela brita e acertou em cheio a barreira de pneus. Ele deixou o carro com ajuda dos fiscais e estava visivelmente tonto. Após interrupção por mais de 40 minutos, o piloto da Mercedes seguiu na disputa e venceu a corrida. O brasileiro disse que não usou a palavra de forma a menosprezar o heptacampeão.
 
“Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso”, completou.
 
Professor da FGV, o advogado Thiago Amparo explicou que o termo “neguinho”, usado por Piquet, é racista por inferiorizar pessoas negras.
 
“O uso da palavra ‘neguinho’ é uma forma comum de racismo no Brasil porque é empregada em especial para ressaltar algo de errado que se pensa que alguém fez, como quem diz que tal pessoa só poderia ter feito aquilo por ser negra. �? uma palavra que, no diminutivo e no contexto, serve para reduzir de forma paternalista pessoas negras a inferiores intelectualmente”, esclareceu em entrevista à BBC.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bayern de Munique bate Arsenal por 1 a 0 e garante vaga na semifinal da Champions

Com gol de Kimmich no segundo tempo, o Bayern de Munique bateu o Arsenal por 1 a 0 e está na semifinal da Champions League. As equipes fizeram um jogo equilibrado, mas os alemães souberam aproveitar melhor a oportunidade de gol e marcar, ficando na vantagem no placar agregado, que soma o resultado do jogo

Al-Hilal é goleado por time de ex-técnico do São Paulo e perde marco histórico

O Al-Ain, time do ex-técnico do São Paulo, Hernán Crespo, acabou com o recorde do Al-Hilal de 34 jogos sem perder após golear a equipe de Jorge Jesus por 4 a 2, na partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões da Ásia, nesta quarta-feira, no estádio Hazza Bin Zayed, nesta quarta-feira (7). O

Lunin brilha nos pênaltis, Real Madrid vence Manchester e avança para semifinal da Champions

Nos pênaltis, Real Madrid bateu o Manchester City e avançou para a próxima fase da Champions League. Jogo terminou empatado no tempo normal em 1 a 1. Jogando fora de casa, o Real Madrid apostou no contra-ataque e deu mais prioridade para a defesa, para evitar qualquer risco de levar gol. Se os merengues já