Pelourinho já tem programação neste sábado no clima de São João

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 16 minutos

Embora o São João só comece oficialmente na semana que vem, o arrasta-pé no Pelourinho já teve início, e, com ele, o clima junino chegou antes do previsto. Diferentemente do ano passado, quando os festejos ainda estavam proibidos pela pandemia, o Centro Histórico já recebeu, nessa sexta (17), a montagem de três palcos: no Largo Cruzeiro de São Francisco, no do Santo Antônio e na região do monumento Cruz Caída.

Além disso, as praças Quincas Berro D�??Água, Tereza Batista e Pedro Arcanjo já passaram pela checagem da sonorização e estão sendo readequadas para estarem de acordo às atrações previstas na programação, que começa neste sábado (18) e vai até o dia 26 (confira abaixo). Os espaços se preparam para as 238 ações, que envolverão 432 artistas.

As bandeirolas começam a aparecer no perímetro do Pelô e tomam conta de ruas e largos. Foi a primeira coisa que a turista de São Paulo, Andreia Gurian, 43 anos, notou ao chegar. Essa, inclusive, era a sua intenção quando desembarcou em Salvador, no dia 15 de junho, seu aniversário.

�??Notei logo de cara o clima junino, porque vim na mesma época no ano passado e estava tudo bem quietinho, e esse ano bem alegre, bem animado e decorado. Muito diferente de como é a festa no Sudeste, que fica bem restrita às igrejas e quermesses�?�, relata Gurian. A paulista conta que gosta de juntar o útil ao agradável nas visitas a Salvador, os festejos típicos e a hospedagem, na casa de uma amiga baiana: �??A família que escolhi no coração�?�.

E é esse o clima que os comerciantes e promotores de evento no Centro Histórico pretendem resgatar no São João, conforme José Iglesias Garcia, presidente da Associação do Centro Histórico Empreendedor (Ache).

�??Este ano, buscamos resgatar as tradições da festa, com atrações locais, palcos menores e uma festa família. Não achamos justo pagar milhões de reais em grandes artistas, ainda mais depois do período de pandemia, quando os nossos forrozeiros e toda a classe artística ficou tão prejudicada�?�, afirma ele.

O forró e os batuques do Olodum competiam a atenção dos ouvintes na tarde de sexta (17). Embora ainda não houvesse bandas, aqui e ali caixas de som e cantores em restaurante já tocavam as músicas típicas do período. Muito diferente do que as turistas de Mato Grosso do Sul, Gabriela Danieze, 25, e Daniela Ramos, 28, estão acostumadas a ouvir em junho.

�??Fiquei admirada com a quantidade de palcos e com a estrutura que a festa tem aqui, não sabia que era tão forte em Salvador. Dei sorte, é um festival mesmo�?�, aponta Gabriela. Assim como na São Paulo de Andreia, Daniela conta que no estado do Centro-Oeste, o São João acontece dentro e próximo a igrejas apenas. �??�? difícil ter uma organização pública da festa, lá as gestões organizam mais os rodeios e não tem tantas cores e animação�?�, explica.

Já Rayran Praxedes, 27, diz que, em sua terra natal, Mossoró (CE), no começo do mês já tem festa. “Aqui, noto que as pessoas gostam de curtir já mais perto da data”, conta ele, que está em Salvador há apenas dois dias, e em breve retornará a Ilhéus, onde está hospedado há dois meses. “Mas deu tempo de curtir o Centro Histórico e apreciar as paisagens, cheias de bandeirolas”, diz.

O monitor local de turismo, Itamar Silva Gomes, 38, conclui o que Andreia, Daniela, Gabriela e Rayran já deixaram claro: Os turistas estão indo ao Pelô com o intuito de aproveitar cada momento do pré-São João. “Estamos vendo pessoas de todo o Brasil e do mundo aqui hoje e ainda estão chegando. A expectativa é ainda maior de domingo em diante. A Bahia tem grande tradição junina e está pronta para receber todos os que vierem comemorar com a gente”.

Confira programação da Prefeitura para o São João no Pelourinho a partir deste sábado (18):

Circuito Prá lá de Bão

Completamente gratuito
Praça Municipal �?? Tenda Bem Vindo ao São Joao do Centro Histórico �?? onde os visitantes serão recepcionados por baianas que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim gratuitamente, e pelos guias turísticos do Centro Histórico, credenciados, que ofertarão passeios e walking tours com preços tabelados. Das 10h às 17h.

Praça da Cruz Caída �?? Arena Arromba Chão – Apresentação de Quadrilhas de Salvador: Forró do ABC, Asa Branca, Imperatriz do Forró, Junina Capelinha, Mirim Forró do Luar e Mirim Germe da Era �?? 20h.

Monumento da Cruz Caída �?? Memorial das Baianas – Oficina Comentada de Flores de Papel �?? dias 21, 22 de junho, às 10h e às 15h – Oficina idealizada pelo Museu da Misericórdia, que ensina a confecção de flores de papel e sua simbologia, realizada no Memorial das Baianas. Lotação:20 pessoas por turno ( a partir de 14 anos). Inscrições: [email protected].

Praça da Sé �?? Feira das Mulheres Negras – Todos os dias – feira tradicional de artesanato do Recôncavo e de Salvador, produzido por artesãs de comunidades quilombolas, de terreiros e bairros periféricos do Recôncavo e também da capital �?? das 10h às 19h.  Estação de Forró São Pedro – palco com shows de Geraldo Pita e Trio Alvorada, Trio Baruá, Grupo Chita Fina, Rafael Sá, Forró Fissura, Projeto na Batida do Paraguaçu e Luciano Sanfoneiro – das 17h às 20h.

Terreiro de Jesus �?? Barracas de Brincadeiras Juninas – Todos os dias, das 15 às 19h – espaço reservado para abrigar todas as brincadeiras típicas do São João, como arremesso de argola, pescaria, boca do palhaço, rabo do burro, argolas, touro mecânico, tomba latas, cama elástica e a Barraca do Beijo. Grupo Capoeira de Rua Terreiro de Jesus �?? Todos os dias, das 10h às 17h – A magia da capoeira de um dos grupos mais tradicionais do Centro Histórico, comandados pelos mestres Jairo, Macaco, Já Morreu, Dão e muitos outros. Esperando na Janela �?? Todos os dias, das 10h às 17h – As baianas do Pelourinho estarão de braços abertos para fazer aquela foto inesquecível! Arraiá �? PAÍ, �? �?? Todos os dias – Apresentação de grupos de forró tradicional, na área externa do restaurante Opaió �?? das 12h às 22h.

Cruzeiro de São Francisco �?? Estação de Forró São João �?? com shows de forró tradicional e bandas de pequeno porte �?? shows de Zé de Tonha, Rafael Sá, Trio Anarriê, Zéu Lobo e Alcatéia Banda e Geruza Guedes & Banda Girassol do Sertão �?? das 18h às 21h30. Oficina de Histórias Juninas para Crianças de 8 a 12 anos �?? dia 18 de junho, das 9h às 12h �?? Realizada na Associação Protetora dos Desvalidos �?? Largo do Cruzeiro de São Francisco, 17. Igreja e convento de São Francisco �?? dia 23 de junho, às 17h – Missa especial dedicada ao São João, em seguida com distribuição de comidinhas típicas.

Rua do Bispo �?? Casa da Mulher Negra da Bahia �?? dias 18, 20, 21, 23 e 24 �?? das 13 às 17h �?? show de música junina eletrônica do Forró das Pretas, às 13h do dia 18 – Arraiá das Pretas nos demais dias – visita ao memorial de bonecas negras, música junina, licores, lembranças e gastronomia – Rua do Bispo, 30 �?? Pelourinho.

Rua das Laranjeiras – Arraiá da Tieta – dia 18, das 18h às 0h �?? Show de Gerônimo Santana �?? �??Gerônimo o Herói do Sertão e a Saga do Forró�?� e show �??Cabaré�?�, de Gutto.  dia 19, das 18h às 0h �?? Show de Virgílio, com forró tradicional e show �??Cabaré�?�, de Gutto.

Rua do Açouguinho �?? Museu Eugênio Teixeira Leal – Colorindo o São João �?? dias 21 e 23 de junho, das 09h30 às 11h30 – Oficina para crianças de 6 a 10 anos, com atividades  para colorir e desenhos sobre a temática do São João. Sessão Cine Góes Calmon �?? dia 21 de junho, das 9h30 às 11h30 – Exibição do filme �??Zootopia�?� e bate-papo sobre a temática do filme. Lotação 70 pessoas. Confecção do Mural Festa Junina �?? dia 22 de junho, das 09h30 às 11h30 – Oficina para crianças de 6 a 10 anos que ensina a organização e elaboração do Mural Cultural.

Ruas do Pelourinho �?? Arrastão do Muzenza �??o comando de Geraldão do Muzenza, com muito samba e forró, o arrastão  percorre as ruas do Pelourinho. Concentração às 16h na Rua das Laranjeiras, próximo ao restaurante Alaíde do Feijão. República dos Tambores – Todos os dias, das 11h às 11h30 e das 15h30 às 16h – Desfile dos grupos percussivos Meninos da Rocinha do Pelô, comandado pela maestrina Elem Silva,  Movimento Percussivo, pelo mestre Gilmário Marques, Swingue do Pelô, pelo mestre Ivan Santana  e Tambores e Cores, pelo mestre Pacote do Pelô.

Largo do Pelourinho �?? Casarão do antigo Museu da Cidade – Resgatando as tradicionais �??Merendas de Dona Flor�?�, realizadas em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, serão montadas barracas de comidas e bebidas, de vendas de obras de Literatura de Cordel e de autores nordestinos e serão realizados pequenos shows com música regional �?? das 16h às 20h �?? com shows do Trio Nazaré, Geraldo Pita e Trio Alvorada, Rafael Sá, Forró Tripolar e Luciano Sanfoneiro. Oficina Bolos juninos na cozinha afetiva �?? Senac Pelourinho �?? dia 18 de junho, das 09h às 11h – Oficina gastronômica idealizada pelo Senac Pelourinho e realizada na sede da instituição. Capacidade: 30 alunos – Largo do Pelourinho, 13. Missa em homenagem aos Três Santos Juninos – Igreja do Rosário dos Pretos �?? dia 21 de junho, às 18h.  Igreja aberta até às 22h.

Taboão – Oficina de Pratos típicos do São João �?? dia 18 de junho, às 11h, na Casa do Benin – O afrochef Jorge Washington ministra essa oficina gastronômica, que tem inscrições gratuitas pelo intagram @casadobenin – Baixa dos Sapateiros, 7 (entrada do Taboão). Culinária Musical �??  dia 19 de junho, às 12h, na Casa do Benin – Evento gastronômico musical comandado pelo afrochef Jorge Washington com participação da cantora Denise Correia e a Banda Naveiadanega. A entrada para o evento musical não será cobrada. O que for consumido de comida e bebida será cobrado. 

Ruas do Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo – Um Encontro com Gonzagão �?? momento surpresa – uma linda homenagem ao nosso inesquecível Gonzagão, comandada pelo ator Vitório Emanuel, que fará intervenções surpresas em locais públicos e privados.

Largo do Santo Antônio Além do Carmo �?? Um pedacinho de tudo oferecido no São João do Centro Histórico estará disponível neste largo que é perfeito para a festa, tem até coreto. Música, brincadeiras, quermesse, gastronomia. E uma edição especial da Feira da Sé, que tem artesanato, moda e gastronomia.  Feira da Sé �?? Todos os dias – das 16h às 21h – Idealizada pelo Instituto ACM, reúne moda, gastronomia e artesanato. Coreto Musical Santo Antônio �?? Todos os dias �?? das 18h às 21h �?? shows do Forró Fissura, Zé de Tonha, Forró Tripolar, Luciano Sanfoneiro, Rafael Sá, Trio Buruá, Geruza Guedes & Banda Girassol do Sertão, Geraldo Pita e Trio Alvorada e Grupo Chita Fina.

Santo Antônio Além do Carmo 
Devoção Popular a Santo Antônio �?? Todos os dias �?? das 14h às 20h – Visitação ao altar de Santo Antônio e exposição “Memórias Emolduradas”, na casa do artista plástico Rodrigo Guedes, idealizador do projeto. Na Rua Direita do Santo Antônio, n° 559, St. Antônio Além do Carmo (em frente ao Yolo Café).
Exposição ANT�?NIOS �?? dias 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de junho �?? das 16h às 19h – 4ª edição da exposição ANT�?NIOS, idealizada pelo artista e fotógrafo Mário Edson reúne obras nacionais e internacionais, no ME Ateliê de Fotografia. �??Ladeira do Boqueirão, nº 6 – St. Antônio Além do Carmo.
Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo �?? dia 20, das 14h às 16h – Quermesse do Coração, realizada na Igreja do Passo – Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo.
Missa Solene do Sagrado Coração de Jesus �?? Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – dia 24, às 10h – Presidida por Vossa Eminência Rev.ma Cardeal Sérgio da Rocha, seguida de confraternização junina, na Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo.

Do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo
Trilha das Artes �?? Todos os dias �?? das 10h às 22h �?? 11 Ateliês e galerias dos artistas do Centro Histórico farão ambientação temática e montarão oratórios de Santo Antônio, São João ou São Pedro. O considerado mais bonito pelo público, que votará através das redes sociais, será premiado �?? do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo.  

Circuito Pra Ficá Mió

Realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares e menus criados especialmente para a festa, também com preços especiais: 

Sábado
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho 

Igreja e Convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho

Fundação Casa de Jorge Amado – 10h às 20h
Aberta para visitação
R$10,00
 Largo do Pelourinho, 15

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
Venda de comidas e bebidas típicas da época
R$ 5,00 
 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo

Memorial das Baianas de Acarajé �?? 10h às 17h
Sede aberta para Visitação
R$ 10 reais
 Praça da Sé, s/n (prox. à Cruz Caída)

Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira e R$ 10 meia
     Lg. Santo Antônio Além do Carmo, n 2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
 Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo

Show com o Trio Anarriê – 20h
Teatro Sesc Senac Pelourinho
(Híbrido – Presencial + transmissão em www.youtube.com/SescBahiaOfical)
R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e R$ 8 (Credencial Sesc)
 Largo do Pelourinho, 19

19 de junho
Domingo

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho 

Igreja e convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
R$ 5,00 
Venda de comidas e bebidas típicas da época

 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio

Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira e R$ 10 meia
 Lg. Santo Antônio Além do Carmo, n 2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
 Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo

20 de junho
Segunda

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho 

Associação Protetora dos Desvalidos – SPD – 8h às 12h e das 13h às 17h
Sede aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco, 17 

Igreja e convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
Venda de comidas e bebidas típicas da época
R$ 5,00 
 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio

Fundação Casa de Jorge Amado – 10h às 20h
Aberta para visitação
R$10,00
 Largo do Pelourinho, 15

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Memorial das baianas de Acarajé �?? 10h às 17h
Sede aberta para Visitação
R$ 10 reais
 Praça da Sé, s/n (prox. a Cruz Caída)
Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Lg. Santo Antônio Além do Carmo, n 2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
 Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo

Espetáculo do Balé Folclórico da Bahia – 19h
Teatro Miguel Santana
R$ 60,00 (preço único)
 R. Gregório de Matos, 49 – Pelourinho

21 de junho
Terça

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho 
Associação Protetora dos Desvalidos – SPD – 8h às 12h e das 13h às 17h
Sede aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco, 17 

Igreja e convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho

Fundação Casa de Jorge Amado – 10h às 20h
Aberta para visitação
R$10,00 
 Largo do Pelourinho, 15

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
Venda de comidas e bebidas típicas da época
R$ 5,00 
 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo

Memorial das Baianas de Acarajé �?? 10h às 17h
Sede aberta para Visitação
R$ 10 reais
 Praça da Sé, s/n (prox. a Cruz Caída)
Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira e R$ 10 meia
 Lg, Santo Antônio Além do Carmo, 2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
 Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo

22 de junho
Quarta

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho 

Igreja e convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco -Pelourinho

Fundação Casa de Jorge Amado – 10h às 20h
Aberta para visitação
R$10,00
 Largo do Pelourinho, 15

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
Venda de comidas e bebidas típicas da época
R$ 5,00 
 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo

Memorial das Baianas de Acarajé �?? 10h às 17h
Aberta para Visitação
R$ 10 reais
 Praça da Sé, s/n (prox. a Cruz Caída)

Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira e R$ 10 meia

Lg. Santo Antônio Além do Carmo, n 2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
 Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo

Espetáculo do Balé Folclórico da Bahia – 19h
Teatro Miguel Santana
R$ 60,00 (preço único)
 R. Gregório de Matos, 49 – Pelourinho

23 de junho
Quinta

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho, S/N 

Igreja e convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco –  Pelourinho

Fundação Casa de Jorge Amado – 10h às 20h
Aberta para visitação
R$10,00
 Largo do Pelourinho, 15

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
Venda de comidas e bebidas típicas da época
R$ 5,00 
 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo

Memorial das baianas de Acarajé �?? 10h às 17h
Sede aberta para Visitação
R$ 10 reais
 Praça da Sé, s/n (prox. a Cruz Caída)

Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira e R$ 10 meia
 Lg. Santo Antônio Além do Carmo,2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo

24 de junho
Sexta

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho 

Igreja e convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho

Fundação Casa de Jorge Amado – 10h às 20h
Aberta para visitação
R$10,00
 Largo do Pelourinho, 15

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
Venda de comidas e bebidas típicas da época
R$ 5,00 
 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo

Memorial das Baianas de Acarajé �?? 10h às 17h
Sede aberta para Visitação
R$ 10 reais
 Praça da Sé, s/n (prox. a Cruz Caída)

Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira e R$ 10 meia
 Lg. Santo Antônio Além do Carmo, n 2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
 Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo

25 de junho
Sábado

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho 

Igreja e convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho

Fundação Casa de Jorge Amado – 10h às 20h
Aberta para visitação
R$10,00
 Largo do Pelourinho, 15

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
Venda de comidas e bebidas típicas da época
R$ 5,00 
 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo

Memorial das baianas de Acarajé �?? 10h às 17h
Sede aberta para Visitação
R$ 10 reais
 Praça da Sé, s/n (prox. a Cruz Caída)

Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira R$ 10 meia
 Lg. Santo Antônio Além do Carmo, nº 2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
 Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo

26 de junho
Domingo

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos- 8h às 20h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Largo do Pelourinho 

Igreja e convento de São Francisco – 9h às 17h
Aberta para visitação
R$ 5,00
 Lg. do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho

Casa do Carnaval – 10h às 17h
Aberta para visitação
R$ 10,00 (tarifa única promocional)
 Praça Ramos de Queirós, s/n – (prox. ao Plano Gonçalves)

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – 10h às 16h
Aberta para visitação
Venda de comidas e bebidas típicas da época
R$ 5,00 
 Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo

Museu do Mar Aleixo Belov – 10h às 18h
Aberta para Visitação
R$ 20 inteira R$ 10 meia
 Lg. Santo Antônio Além do Carmo, n 2

Rota Gastronômica Sabores do Interior �?? 11h às 22h
Pratos típicos da culinária do interior da Bahia, estão representados por 33 bares e restaurantes que resolveram mexer com a memória afetiva dos visitantes.
Pratos até R$ 69,90 – Conheça a lista completa de participantes na pag.XXX
 Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo.

A programação do São João no Pelourinho pelo Governo do Estado acontece dos dias 23 a 26. Confira:

Sala de Reboco

Dia 23 de junho
Dão Forró Black
Vitrola Baiana
As Nandas
Paulinha Oliveira
Menina Forrozeira
Sarapatel com Pimenta

Dia 24 de junho
Forro dos Vizin
Luh Monteiro
Mara Magalhães
Ska no Xote
Arame Liso
Forró Passa Pé

Dia 25 de junho
Emely Rodrigues
Samba e Sede
Gabriela Moraes
Nadja Meireles
Geruza Guedes
Nando Borges

Dia 26 de junho
Chaveirinho do Arrocha
Flor de Milho 
Wellington Pacheco
Maria Odete
Sobe Poeira
Stilo da Raça

Tereza Batista

Dia 23 de junho
Genard
Serravale e Banda
Menina Faceira

Dia 24 de junho
Sarajane
Pablo Moraes
Marcia Short
Marquinhos Navas
Jô Miranda

Dia 25 de junho
Del Feliz
Samba de Mistura
Jorge Zarath
Rosy e Banda
Flor de Maracujá

Dia 26 de junho
Cangaia
Cicinho de Assis
Icaro Mendes
Me Siga
Carlos Pita

Quincas Berro D´Água

Dia 23 de junho
Julio Caldas
Boa Viagem
Cida Martinez
Davi Dias
Melaço de Cana

Dia 24 de junho
Reinaldo Barbosa
Tenysson Del Rey
Lucas Maia
Denise Correia
Gereba

Dia 25 de junho
Bandana
Venera e Banda
Lukas Barreto
Pisa Macio
Diego Vieira

Dia 26 de junho
Paulinho Boca
Resfulengo
Pois �?
Somos Cinco
O Pretinho

Samba Junino

Dia 23 de junho
Tiago Modesto da Silva
Arrastão do Lobo Mal
Circuladô
Grupo Cultura Sambão

Dia 24 de junho
Grupo de Samba de Roda Junino
Grupo Jakê
Rubinho Pingo de Ouro
Os Bambas do Nordeste
Paroano Sai Milhó

Dia 25 de junho
Jorge Fogueirão
Samba de Roda Urbano
Sambão Folgeirão
Samba do Vai Kem Kê

Dia 26 de junho
Samba Papelão
Samba Skorpio
Shalon Adonai e Viola Paraguaçu
Só Samba de Roda
Samba Tororó

Coreto Largo Pelourinho 

Dia 23 de junho
Veneno Letal
U Tal do Xote
Banda Maviel
Banda Renan Mendes
Bira S/A
Cole Comigo 
Vinnicius

Dia 24 de junho
Cassio Sampaio 
Banda 20xotear
Kimimo do Forró
Diego Moraes
DJ Preta Forró Sound
Marcondes Moraes

Dia 25 de junho
Edil Pacheco 
Ellen Wilson
Forró Sarakura
Filé de Camrão
Forró Fura Chinela
Forró do Souza
Forroxote
Dia 26 de junho
Trio Anarrié
Bailinho de quinta
Pedro Sampaio
Forrozão Saperkinha
Forrozão Maria Binita
Xote de Anjo
Jaguarana

Pedro Arcanjo 

Dia 23 de junho
Pra Casar
Caroline Leal
Fernando Ferraz
Sonora Amaralina
Forró Didaindoido

Dia 24 de junho
Dois Amores
Zé de Tonha
Cegueira de Nó
Forró Resfulengo 
Geovana Lins

Dia 25 de junho
Vitera
Edu Casa Nova
Zelito Miranda
Vinny Brasil
Rebeca Tarique

Dia 26 de junho
Júlio Cesar
Pinote 
João Almeida
Rafa Mendes
Aloisio Menezes

Festejos de São João 
A programação do São João da Bahia será realizada de 23 a 2 de julho em Paripe, no Pelourinho e, a novidade de 2022, no Parque de Exposições. No dia 23, a programação musical é aberta nos três polos: Paripe, Pelourinho e Parque de Exposições. No Centro Histórico e na Paralela acontece até o dia 26. Em Paripe, nos dias 23 e 24. Festejando a Independência da Bahia, a comemoração segue de 30 a 2 no Parque.

*sob supervisão da subchefe de reportagem Monique Lobo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Por que ler é importante para todos nós?

Tantas pessoas se interessam pela leitura, mas não conseguem uma conexão. A importância da leitura na infância, na juventude e na fase adulta são indiscutíveis, por isso enumero alguns motivos para você se encantar com os livros e com os benefícios que eles trazem. Ler...