Pelo menos 20 civis mortos por homens armados no norte do Mali

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

“Terroristas criminosos assassinaram no sábado pelo menos 20 civis em diversas localidades da comuna de Anchawadj”, a algumas dezenas de quilómetros de Gao, assegurou por telefone à agência noticiosa AFP um responsável policial da região sob anonimato.

Um outro responsável policial em Bamako, que também solicitou anonimato, confirmou à AFP “o assassinato no sábado de cerca de 20 civis em Ebak, 35 quilómetros a norte de Gao, e em localidades vizinhas”, ao referir-se a “um ato perpetrado por criminosos armados”.

“Os ‘jihadistas’ assassinaram no sábado 24 civis na comuna de Anchawadj, o pânico é geral”, assinalou por sua vez à AFP uma autoridade local.

Nenhuma outra fonte confirmou serem os ‘jihadistas’ os responsáveis pelo ataque.

A região de Gao tem sido palco de violências desde o início do conflito em 2012, quando grupos armados se rebelaram contra o Governo de Bamako. Em 2015 assinaram um acordo de paz com o Mali, que ainda não foi aplicado na totalidade.

Outros grupos armados, integrados por ex-rebeldes, grupos ‘jihadistas’ — filiados na Al Qaida e na organização Estado Islâmico — também atuam na zona contra as forças leais ao Governo, e pelo controlo de territórios e influência.

Traficantes e outros grupos ilegais também estão presentes nesta região desértica, onde o Estado é praticamente inexistente.

No seu último relatório, o secretário-geral da ONU, António Guterres, referiu-se a uma situação securitária “fortemente deteriorada” na região de Gao e ainda em Ménaka, mais a leste junto à fronteira com o Níger.

Leia Também: Mali. Soldado da missão da ONU morre em explosão de uma mina em Kidal

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

ONU lança fundo para proteger refugiados das alterações climáticas

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou hoje o lançamento de um fundo destinado a proteger refugiados e comunidades deslocadas, que enfrentam maiores ameaças devido às mudanças climáticas, com o objetivo de arrecadar aproximadamente 93 milhões de euros até 2025. O Fundo de Resiliência Climática também visa apoiar as comunidades de

Congresso dos EUA aprova projeto de lei que pode banir o TikTok do país

O Congresso dos EUA aprovou nesta terça-feira (23), o projeto de lei que pode proibir o TikTok no país ou forçar a venda do aplicativo, fazendo uma repreensão histórica à propriedade chinesa da plataforma de compartilhamento de vídeos após anos de tentativas fracassadas de lidar com os supostos riscos à segurança nacional do aplicativo. O

Hamas acusa Israel de enterrar mais de 300 em hospital de Gaza; Tel Aviv nega

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A guerra Israel-Hamas completou 200 dias nesta terça-feira (23) com mais um conflito de versões. Funcionários da Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pela facção, afirmaram que mais de 300 corpos foram encontrados em uma vala comum no hospital Nasser, invadido por militares de Israel. Horas depois, o chefe