PBH reforça atendimento pediátrico aos fins de semana e feriados

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Com o aumento de doenças respiratórias, especialmente no público infantil, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a criação de cinco centros de saúde para atendimento especial às crianças aos fins de semana e feriados. A medida, publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (10/06), passa a valer a partir de amanhã (11/06).

Os Centros de Saúde de Apoio ao Atendimento Pediátrico (CSAAP) são temporários e, inicialmente, devem funcionar por três meses. Os pontos, implantados de forma gradativa a partir deste sábado, estarão abertos das 07h às 19h.

A PBH afirmou que a iniciativa, vinculada às Unidades de Pronto Atendimento (UPA), é necessária por causa do cenário de maior demanda e pressão assistencial, levando em consideração o período de aumento de casos de doenças respiratórias, sobretudo no público infantil.

Confira os endereços:

  • Centro de Saúde São Geraldo: Av. Itaituba, 318, bairro São Geraldo;
  • Centro de Saúde Carlos Chagas: Av. Francisco Sales, 1.715, bairro Santa Efigênia;
  • Centro de Saúde São Francisco: R. Viana do Castelo, 485, bairro São Francisco;
  • Centro de Saúde Rio Branco: R. Crisanto Muniz, 120, bairro Rio Branco;
  • Centro de Saúde São Paulo: R. Aiuruoca, 455, bairro São Paulo.

COVID-19

Segundo a PBH, as crianças são quase a metade dos internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em BH. O dado acende um alerta para os pais, já que os menores de 5 anos ainda não podem receber a vacina contra a COVID-19, uma das doenças que podem disparar o quadro.

As doenças respiratórias exigem atenção redobrada no outono e, principalmente, no inverno. Nos dias mais frios, as pessoas costumam passar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, o que favorece a transmissão de doenças respiratórias.

Segundo o infectologista Alexandre Sampaio Moura, da Santa Casa de Belo Horizonte, o aumento de outras viroses e resfriados podem mascarar casos de COVID-19. “Não tem como diferenciar baseado nos sintomas. As pessoas precisam reforçar os cuidados neste período e, caso apresentem sintomas, fazer o exame para confirmar se é ou não COVID-19”, afirma.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no