Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera disputa presidencial e tem gestão aprovada no Paraná

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera disputa presidencial e tem gestão aprovada no Paraná

Foto: Reprodução / Flickr Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial no estado do Paraná. De acordo com levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, Bolsonaro tem 47% das intenções de votos para o pleito do final do ano, na modalidade estimulada. Em segundo lugar está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 30% das indicações de voto. 

Na sequência ainda aparecem Ciro Gomes (PDT) com 5,7%, André Janones (Avante) com 1,4%, Simone Tebet (MDB) com 1,3% das citações e Luciano Bivar (União) com 0,8%. Ainda são mencionados Pablo Marçal (Pros) com 0,7%, Vera Lúcia (PSTU) com 0,4%, Eymael (PSDC) com 0,3% e Felipe D’ávila (Novo) com 0,3%. Outros 7,1% votariam em branco ou nulo e 4,9% não sabem ou não responderam. 

Na modalidade espontânea, o maior número de indicações na opinião foi “não sabe” ou “não respondeu” ao questionamento, com 42,9%. Bolsonaro surge com 31,1% das citações e Lula com 17,5% das menções. Ciro Gomes aparece com 0,9% e Pablo Marçal com 0,5%. Tebet recebeu 0,3% das menções e André Janones com 0,2%. Além disso, Eymael com 0,1%, Dávila com 0,1% e outros nomes citados com 0,3%. 

Em questionamento feito sobre a gestão federal atual, 53,8% dos paranaenses aprovam o comando do presidente Bolsonaro. Já 41% desaprova a gestão e outros 5,2% não opinam. 

A pesquisa abrange os eleitores do estado do Paraná e para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1540 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 65 municípios entre os dias 12 a 16 de junho de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

O levantamento atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,5% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-09457/2022.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada

 (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar por que se hospedou por dois dias na Embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias após ter passaporte retido pela Polícia Federal. A informação foi apurada pela reportagem e confirmada pelo advogado

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que seria "ilógico" sugerir que ele pediria asilo político durante o período em que ficou hospedado na Embaixada da Hungria, em Brasília, no mês passado. A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de

Queda na avaliação de Lula ‘é natural’, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista à CNN, que foi ao ar nesta quarta-feira, 27, que "é natural" que haja oscilação nas pesquisas de avaliação do governo e mencionou a pressão dos preços dos alimentos, fator apontado por analistas como uma das razões da piora recente da aprovação do presidente Luiz Inácio