Canela é uma verdadeira aliada da boa saúde; saiba mais!

Poucos alimentos beneficiam tanto o metabolismo e a saúde...

Primo de Wanessa Camargo diz que cantora e Dado Dolabella assumiram namoro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Se para o grande...

Após determinação da Anvisa, Sesab diz que ainda não irá apreender lotes da losartana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou,...

Aramari: TJ-BA aceita novamente denúncia contra prefeito por manter lixão

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça...

Pará: níveis de mercúrio em peixes de rios estão toleráveis

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Os níveis de mercúrio em peixes e camarões dos rios Tocantins, Gurupi e Piriá, no Pará, são próprios para o consumo. Foi o que constatou uma pesquisa da Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Foram avaliados o acúmulo de mercúrio em amostras de 23 espécies de peixes e duas de camarões no início deste ano.ebcebc

Os níveis encontrados foram comparados aos limites de tolerância em alimentos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O engenheiro químico da Codevasf, Marcos Vinicius Gomes, explica que, apesar do resultado, estudos mais amplos vão ser realizados:

“Infelizmente isso não quer dizer que não há contaminação de mercúrio nos locais estudados, por esse motivo devemos realizar novas coletas com uma amostragem mais ampla, desta forma iremos aumentar o esforço de captura para se obter um número maior de espécies. Também vamos realizar coleta de sedimentos nos leitos dos rios em vários locais, a fim de se verificar possíveis fontes pontuais de contaminação.”

O mercúrio é um metal altamente tóxico e costuma ser usado na extração de ouro por garimpos clandestinos.

O consumo de peixes contaminados é uma das principais formas de intoxicação para humanos, podendo causar danos no sistema nervoso central e, em caso de gravidez, atrapalhar o desenvolvimento do feto.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Geral Brasília 09/06/2022 – 14:36 Sheily Noleto / GT Passos Eduardo Cupertino* – estagiário da Rádio Nacional mercúrio Peixes Rios Pará quinta-feira, 9 Junho, 2022 – 14:36 1:34

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com