Pacientes suspeitos de varíola dos macacos em MG não saíram do Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

 
Nos dois casos suspeitos de varíola dos macacos investigados pela Secretaria de  Estado de Saúde de Minas Gerais, os pacientes não estiveram fora do Brasil. Em Uberlândia, um homem morreu e em Ituiutaba há mais um paciente que está isolado em casa.
A secretaria estadual informou que, além dos casos não terem histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior, “dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomático”.
 
Para o diagnóstico laboratorial, a pasta orientou aos municípios a coleta de amostras para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e as amostras estão sendo encaminhadas ao laboratório. “Todos os dados clínicos também estão em análise pela equipe técnica da SES-MG e do Ministério da Saúde para investigação e encerramento dos casos”, também informou o governo mineiro.
 
As secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios de Saúde, além das Superintendências de Saúde (SRS) das regiões de Uberlândia e Ituiutaba monitoram ainda os contatos e fazem as recomendações necessárias para ambas as suspeitas.
 
“Demais dados quanto aos casos não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP)”, finalizou nota enviada pelo Estado.
 

Casos suspeitos

Uberlândia teve o primeiro caso suspeito, no qual um policial penal de 41 anos estava internado em um hospital privado da cidade, onde morava, e morreu no último sábado (11/6). Ele trabalhava em Araguari.
 
Nessa segunda (13/6), a secretaria de Saúde mineira confirmou ter recebido a notificação do segundo caso suspeito da varíola dos macacos, agora em Ituiutaba. O homem apresentou alguns dos sintomas da doença e buscou atendimento no último domingo (12/6) na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba (Upami). A Secretaria Municipal de Saúde informou que ele tem bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar.
 
No Brasil, dois pacientes de São Paulo (SP) e um de Porto Alegre foram confirmados com a chamada Monkeypox.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no