Novo golpe no WhatsApp: criminosos usam nome de facção para roubar vítimas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Um novo golpe tem surgido no WhatsApp e os usuários têm que ficar atentos. Segundo relatos, os bandidos entram em contato com as vítimas se identificando como integrantes de facção criminosa e, por meio de ameaças e intimidação, eles tentam extorquir dinheiro dos usuários.
Recentemente o Estado de Minas recebeu o relato de uma usuária da rede social que foi abordada com a mensagem de um desses criminosos. A mulher, que preferiu não se identificar, contou que o golpista entrou em contato com ela se apresentando como integrante da facção Comando Vermelho. Apesar da organização criminosa ser conhecida por ser do estado do Rio de Janeiro, segundo ela o suposto criminoso tinha um número com prefixo (DDD) da região mineira. 
“Primeiramente, bom dia! Aqui é o representante do Comando Vermelho, eu quero passar a visão para tu aqui e quero que você seja bem clara e transparente”, dizia o golpista em áudio encaminhado no WhatsApp.
 
 
 
Assustada com a situação, a mulher buscou orientação policial. De acordo com ela, os policiais a informaram que aquilo era um golpe e a aconselharam a não dar continuidade na conversa. “Fiquei calada, porque na hora eu fiquei meio assustada, mas pensei ‘Comando Vermelho é do Rio de Janeiro, e o DDD é 31. Aí eu fiquei calada, esperando para ver o que ele ia fazer. Enquanto isso pedi ajuda a alguns amigos para darem uma olhada no que era aquilo e me falaram que era golpe”, conta. “Aí eu fiquei esperando, ele não falou mais nada, porque ele esperava eu responder alguma coisa, né?”, complementa.
Confira: Especialista dá dicas para não cair em golpes virtuais
A vítima conou ainda que após o ocorrido ela foi até as redes sociais checar se esse era um golpe comum e descobriu que diversas pessoas relatavam que foram intimidas e extorquidas pelos golpistas. 
“Todos os golpes são a mesma coisa. A visão [linguajar utilizado pelos golpistas] que ele diz que vai passar é que descobriu que a pessoa supostamente denunciou o tráfico e eles vão matar a pessoa. Aí com isso ele fala que quer “entender meu lado” e cobra R$ 5 mil para não matar a pessoa”, pontua. “Eles intimidam a pessoa a ponto dela ficar com muito medo, coloca família no meio, fala que está com seu endereço. Eu fiquei horrorizada”, complementa. 
 
 
Por trabalhar com as redes sociais, o número do WhatsApp da denunciante fica exposto, mas ela afirma que endereços pessoais e outros dados não estão disponíveis, justamente para garantir sua segurança. A medida é recomendada para especalistas para eviatr ser vítima de golpes no ambiente virtual. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto do Brasil no fim de semana; saiba como observar o fenômeno

Conhecido como 'Cometa do Diabo', o cometa 12P/Pons-Brooks que continua se aproximando da Terra poderá observado do Hemisfério Sul, incluindo regiões do Brasil, a partir de domingo, 21. O corpo celeste já passou pelo Hemisfério Norte. "No dia 21 de abril, ele deverá se tornar mais visível no Hemisfério Sul, uma vez que atingirá a

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

A utilização da inteligência artificial na elaboração de materiais didáticos, como pretende fazer o governo do estado de São Paulo, demanda cuidados e não pode deslocar os professores do papel central na educação. A avaliação é de Ana Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação

Sonda Juno descobre lago de lava em lua de Júpiter; veja as imagens

Em uma descoberta emocionante, a equipe da sonda Juno revelou a existência de ilhas em um lago de lava na lua Io de Júpiter. A confirmação foi feita por Scott Bolton, um dos principais investigadores da missão, durante esta semana. "Io é um mundo fascinante, repleto de vulcões em atividade. Conseguimos capturar imagens incríveis que