Na era Bolsonaro, imprensa vive sob ataque permanente (Bernardo Mello)

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As frases são de Jair Bolsonaro, em junho de 2021. Em tom exaltado, o presidente se dirigia a uma repórter em Guaratinguetá, no interior paulista. Ela tentava ouvi-lo sobre a notícia do dia: a autoridade máxima do país havia sido multada por desfilar sem máscara na pandemia.
�??Esse jornalismo que vocês fazem é um jornalismo podre!�?�.
Desde que Bolsonaro tomou posse, a imprensa brasileira vive sob ataque permanente. O presidente trata os jornalistas como inimigos. Ofende quem pergunta e tenta demonizar quem publica.
�??Cala a boca! Não te perguntei nada!�?�.
Os ataques presidenciais resultaram numa escalada na violência contra a imprensa. Em 2021, o número de agressões a jornalistas e veículos de comunicação bateu novo recorde no país. Foram 430 casos, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
�??Vocês atrapalham o Brasil com esse tipo de notícia!�?�.
Bolsonaro foi diretamente responsável por 34,2% das agressões. A Fenaj contabilizou 129 situações em que ele agiu para minar a credibilidade da imprensa. Em outras 18, agrediu verbalmente quem tentava entrevistá-lo.
�??Minha vontade é encher tua boca de porrada!�?�.
As investidas obedecem a um padrão. O presidente é mais agressivo com mulheres e jovens repórteres que acompanham o dia a dia do poder. Num dos episódios mais graves, ele ameaçou bater num repórter que o questionou sobre depósitos suspeitos na conta da primeira-dama.
�??Você tem uma cara de homossexual terrível!�?�.
As agressões de Bolsonaro geram um efeito-manada. Ao ouvi-lo, seus seguidores se sentem estimulados a intimidar e atacar a imprensa. Em maio de 2020, dois fotojornalistas levaram socos e pontapés numa manifestação bolsonarista. Estavam na Praça dos Três Poderes, em frente ao palácio presidencial.
�??Jornal patife e mentiroso!�?�.
O clima de hostilidade transformou a cobertura do poder numa atividade insalubre. No terceiro mês da pandemia, os principais veículos foram obrigados a retirar seus repórteres da portaria do Palácio da Alvorada. A medida foi necessária para protegê-los de agressões.
�??Vocês são uns canalhas!�?�.
Os ataques ao jornalismo profissional mancham a imagem do Brasil no exterior. O país ficou em 110º lugar no último Ranking da Liberdade de Imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras. Na América do Sul, só apareceu atrás de Venezuela, Colômbia e Bolívia.
�??Vá para a p�?� que pariu!�?�.
O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa nasceu em 1977, quando cerca de três mil jornalistas se uniram pelo fim da censura. Quarenta e cinco anos depois, o Brasil vê sua democracia novamente sob ameaça. Todas as falas grifadas neste texto foram pronunciadas por Bolsonaro. Os insultos a quem tem o dever de informar são mais um sintoma da escalada autoritária no país.
 
(Transcrito de O Globo)
O post Na era Bolsonaro, imprensa vive sob ataque permanente (Bernardo Mello) apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Marielle teve atuação discreta em projeto de lei sob suspeita da PF de originar assassinato

(FOLHAPRESS) - A vereadora Marielle Franco (PSOL) teve atuação discreta durante os debates sobre o projeto de lei que, segundo suspeita a Polícia Federal, coincide com a "origem do planejamento" do seu assassinato, executado em março de 2018. A PF afirma, em relatório do caso enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que as divergências de

PF faz operação contra suspeito de criar perfil falso de Lewandowski no Instagram

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quinta (28) contra uma pessoa suspeita de criar em rede social um perfil falso do ministro Ricardo Lewandowski. De acordo com a PF, o suspeito criou a página no Instagram com nome e foto sem autorização do ministro da Justiça e

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foi anunciada, nesta quinta-feira, 28, como uma das participantes do evento Global Citizen NOW, que acontecerá em Nova York em maio e contará com a presença de presidentes, primeiros ministros e ativistas. A conferência tem como tema a pobreza extrema e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)