TAGS

MP notifica condomínios de Praia do Forte por irregularidades

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Moradores de dois condomínios de luxo na Praia do Forte, no Litoral Norte baiano, foram notificados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por irregularidades ambientais na região. O local é palco da principal área de desova de tartarugas do Atlântico Sul.
 
De acordo com o MP, entre as infrações está o desmate de vegetação nativa, sem autorização, por campos de grama sintética e quadras de tênis. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi enviado na última quarta-feira (15) a parte das pessoas citadas em um relatório elaborado no ano passado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Mata de São João.
 
O documento apontou irregularidades em 90 casas de quatro condomínios (Acácias, Ipês, Jacarandás e Jangadas). Caso os danos não comecem a ser reparados no prazo de 30 dias proposto no TAC, os donos dos imóveis nos condomínios Ipês e Jaracandás podem ser indiciados por crime ambiental pelo Ministério Público da Bahia.
 
Segundo publicação do jornal Estadão, a decisão de notificar as partes por meio de TAC ocorreu em uma audiência realizada no dia 3 de junho, promovida pelo MP em Mata de São João, com participação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Projeto Tamar. De acordo com a informação, as infrações ambientais cometidas por condôminos do Acácias e do Jangadas ainda serão discutidas.
 
Um documento produzido pela Sedur de Mata de São João, em 2021, aponta que houve supressão de mata nativa sem licença ambiental, além de introdução de espécies exóticas e invasão de área de proteção ambiental nos condomínios.
 
As penalidades para as irregularidades apontas podem variar entre R$ 1 mil e R$ 5 mil por hectare a depender da área afetada, segundo lei vigente no município. Ainda conforme a publicação, a prefeitura de Mata de São João afirmou que contribui com o MP de acordo com as solicitações, mas que cabe ao Inema apurar as denúncias de supressão da vegetação.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Dupla baiana de canoagem garante vaga para os Jogos Olímpicos de Paris

A dupla de canoagem, Filipe Vieira Santana e Jacky Goldman, garantiu nesta quarta-feira (24) a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris. No primeiro dia do Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Qualificatória Olímpica das Américas, os atletas garantiram a classificação após vencer a prova dos 500 metros na categoria C2 Masculino.   Os baianos

Professores da rede estadual podem se inscrever para receber vale-livro da Bienal

Dez mil vales-livro serão distribuídos entre professores e estudantes da Educação Básica da rede de ensino estadual para serem utilizados durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que acontece de 26 de abril a 1° de maio, no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio.    Mil e quatrocentos vales serão

Jacuipense anuncia Edgo Guedes, 7° reforço do clube para a Série D

O Jacuipense anunciou, na noite desta quarta-feira (24), a contratação do atacante Edgo Guedes, de 22 anos.           View this post on Instagram                       A post shared by Esporte Clube Jacuipense (@ecjacuipense)   Edgo já treina com a equipe do Leão