Mostra digital destaca carreira de Gilberto Gil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No ano em que completa 80 anos e que se tornou um imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil ganhou uma mostra digital na plataforma Google Arts & Culture, intitulada O Ritmo de Gil.ebcebc

O projeto é uma parceria do Google e do Instituto que leva o nome do cantor. Disponível em inglês, português e espanhol, essa é a primeira retrospectiva de um artista brasileiro vivo na plataforma global.

Presente ao lançamento do projeto, Gil celebrou a iniciativa. 

A mostra tem três partes: música, homem e influência internacional; e apresenta um acervo com mais de 41 mil imagens distribuídas em 140 seções. Além de 900 vídeos e gravações históricas que foram digitalizadas. Shows, entrevistas, declarações e um acervo pessoal que cobre sua trajetória da infância até a posse na Academia  Brasileira de Letras este ano.

Entre algumas surpresas da exposição está um álbum de 1982, gravado em Nova York, nunca lançado por Gil; e que acabou perdido em sua volta ao Brasil. O material do �??disco perdido�?� foi encontrado durante o processo de curadoria e digitalização dos conteúdos e revela gravações inéditas do artista, como a música You Need Love. Agora, é possível ouvir todas as músicas do álbum inédito e conhecer o contexto de sua produção.

No endereço artsandculture.google.com, arte e cultura em inglês, é possível acessar o conteúdo. 

Cultura Cantor completa 80 anos de idade em 2022 São Luís Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras     15/06/2022 – 14:16 Sâmaia Mendes/ Renata Batista Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional Gilberto Gil quarta-feira, 15 Junho, 2022 – 14:16 103:00

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS