Morre chef Angélica Moreira, do restaurante Ajeum da Diáspora, em Salvador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nascida em Itaquara, no interior da Bahia, em 1959, criada com duas irmãs e um irmão, Angélica Moreira, de 62 anos, veio para Salvador ainda na infância e morou em Pirajá e no Engenho Velho da Federação. Ajoiê de Oxum do Ilê Axé Opô Afonjá por sete anos e dona do restaurante Ajeum da Diáspora, ela morreu nesta segunda-feira (6) depois de ter sido internada em maio para tratar um câncer no endométrio que havia sido diagnosticado um mês antes. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

No ano passado, Angélica lançou o livro �??Memórias da Cozinha Ancestral�?� para falar da sua cozinha afetiva. �??Ela sempre foi muito ativa, alguém de muita força e vontade de realizar. Uma grande mãe, acolhedora. Uma verdadeira filha de Oxum�?�, destacou uma das filhas da Ajoiê, Safira Moreira. 

No final dos anos 80, Angélica trabalhou em galerias de arte, onde desenvolveu seu conhecimento e suas relações com o cenário artístico de Salvador. Casou-se com um ourives na década de 90 e passou a comercializar joias com simbologias de orixás até 2013, quando iniciou o Ajeum da Diáspora, um projeto de etnogastronomia, cozinha de resistência, onde celebrava a cozinha ancestral africana. 

�??Minha mãe nunca frequentou nenhuma escola de gastronomia, aprendeu a cozinhar com as mais velhas de sua família, que eram mestres nessa arte. Com seu projeto, Ajeum da Diáspora, realizou e participou de inúmeros eventos em Salvador e outros estados brasileiros, além de ter levado sua culinária ao México, em 2019�?�, afirmou a outra filha de Angélica, Daza Moreira. 

Entre oficinas, coquetéis e jantares, Angélica já havia recebido personalidades, como Conceição Evaristo e Angela Davis. Durante a pandemia, ela desenvolveu o projeto Saboreando Histórias, no qual une gastronomia e literatura negra em aulas on-line.  

Nas redes sociais, os administradores do Instagram do restaurante de Angélica lamentaram sua morte: �??�? com profundo pesar que comunicamos a partida de nossa mãe para o Orun. As ancestrais a convidaram para compartilhar seus temperos no outro plano e temos certeza que ela viajará em paz. Por aqui, lembraremos dela com sua alegria e vivacidade singulares�?�. 

O Ilê Axé Opô Afonjá também lamentou a morte da Ajoiê, ressaltando que Angélica era uma mulher guerreira e militante social em defesa da justiça social. �??Neste momento, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos da nossa querida Ajoiê Angélica. Nunca estamos preparados para nos despedir de quem amamos. Ficam as boas recordações. Que Oyá a conduza para o Orun e descanse em paz�?�, informa a nota de pesar. 

O enterro e velório de Angélica serão realizados na manhã de terça-feira (7), das 8h às 11h, na sala 4 do Cemitério do Campo Santo.

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PGR não vê prova de propinas da Odebrecht a Renan Calheiros e Romero Jucá e arquiva inquérito

O procurador-geral da República Paulo Gonet pediu o arquivamento do inquérito que investiga se o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) receberam propina da Odebrecht (atual Novonor) para apoiar a medida provisória 627, de 2013, que garantiu vantagens fiscais para empresas com atuação no exterior. Em parecer enviado ao Supremo Tribunal

Lula diz que Brasil precisa ter indústria de defesa forte, não para fazer guerra, mas a paz

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) defendeu nesta sexta-feira (26) que o Brasil tenha uma indústria de defesa forte, não para se preparar para uma guerra, mas para evitar a guerra e construir um ambiente de paz. A declaração aconteceu durante visita do presidente ao Departamento de Ciência e Tecnologia

Gonet pede novas investigações da PF para decidir se denuncia ou não Monark

O procurador-geral da República Paulo Gonet requereu que a Polícia Federal realize novas diligências antes de decidir se denuncia ou não o influenciador Bruno Aiub, o Monark, por suposto crime de desobediência. A manifestação se dá após a PF finalizar as investigações sobre a conduta de Monark, indicando que ele 'continua propagando discurso antidemocrático nas