Moro após ter candidatura barrada em SP: ‘A gente não vai ficar de fora’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) declarou nesta quarta-feira (8/6), em um hotel na região Centro-Sul de Belo Horizonte, que não vai desistir da eleição de 2022.

Este foi o único evento não cancelado pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro (PL) após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O parecer da corte invalidou a troca de domicílio eleitoral dele de Curitiba (PR) para a capital paulista.

“A gente não vai ficar fora dessas eleições. A gente vai precisar de gente boa no Congresso, nos governos estaduais e nas assembleias”, disse.

A fala do ex-juiz aconteceu durante um evento com cerca de 50 apoiadores para o lançamento do Movimento Organizado República e Ordem (MORO). O grupo pretende lançar candidatos próprios em vários estados, incluindo Minas Gerais.

“Estamos analisando a partir da decisão de ontem. Tenho várias alternativas a serem seguidas e queremos fazer algo bastante seguros dos passos a serem caminhados”, declarou.

Moro, que daria entrevistas ao Estado de Minas e a rádios da cidade, cancelou as conversas justificando precisar avaliar as mudanças no cenário político antes de retomar os contatos com a imprensa. O ex-juiz também adiou uma palestra que daria na capital mineira.

“Se nosso objetivo agora está complicado e distante, vamos dar um ‘recompasso'”.

A decisão do TRE-SP impede que Moro tente ser deputado federal ou senador por São Paulo. Ele pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, volta a valer o registro residencial de Moro em solo paranaense.

Futuro de Moro está indefinido

O recurso que deu origem à decisão negativa a Moro foi impetrado pelo PT paulistano. O argumento foi que o ex-juiz não possui nenhum vínculo profissional na cidade, e que teria apresentado o endereço de um hotel como comprovante de residência.

“Recebi surpreso a decisão do TRE de São Paulo na ação proposta pelo PT. Nas ruas, sinto o apoio de gente que, como eu, orgulha-se do resultado da Lava-Jato e não desistiu de lutar pelo Brasil. Anunciarei em breve meus próximos passos. Mas é certo que não desistirei do Brasil”, afirmou ele, ontem, pelo Twitter.

Moro ensaiou uma candidatura presidencial pelo Podemos. No União Brasil, partido para o qual se mudou no fim de março, o nome ao Palácio do Planalto é do deputado federal Luciano Bivar (PE). Por isso, é cotado a concorrer ao Senado ou à Câmara dos Deputados.

Embora não tenha tratado diretamente das possibilidades que tem caso não consiga o recurso junto ao TSE ou decida não tentar reverter a decisão, Moro pode, segundo “O Estado de S. Paulo”, disputar a vaga paranaense de senador.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pastor Silas Malafaia, organizador do ato de Bolsonaro no Rio, recebe condecoração militar

O pastor evangélico Silas Malafaia, um dos organizadores do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o domingo, 21, no Rio, foi condecorado com a mais alta honraria dada pelo Superior Tribunal Militar (STM) no último dia 10 de abril. Ao lado de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo do presidente

Dino leva ao plenário decisão que desbloqueou WhatsApp

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ministro Flávio Dino levou ao plenário do STF o julgamento de uma decisão que desbloqueou o WhatsApp no Brasil mesmo após o aplicativo ter sido acusado de violar decisões judiciais. O caso estava em análise no plenário virtual, mas teve um pedido de destaque de Dino. Agora, o julgamento

Lula procura Lira, Pacheco e outros ministros do STF para diminuir tensão entre Poderes

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) pretende buscar Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandam a Câmara e o Senado, respectivamente, além de outros ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), em um esforço para diminuir as tensões entre os Poderes. Nesta sexta-feira (19), Lula tratou da sua articulação política em um