Moradores de metrópoles passam, em média, 21 dias por ano no trânsito

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Moradores dos grandes centros no Brasil passam em média 21 dias por ano no trânsito. �? o que mostra a Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae.ebcebc

De acordo com os entrevistados, 28% levam de 30 minutos a 1 hora por dia no trânsito e 32% levam de 1 a 2 horas, para ir a lugares como o trabalho, escola, faculdade ou fazer compras.

�? o caso Alexandre Azevedo, chefe de segurança em uma empresa em São Paulo, ele que mora em Osasco percorre todos os dias 88 quilômetros no trajeto ida e volta da casa para o trabalho.

A pesquisa de 2022 também investigou o tempo gasto nos engarrafamentos, obtendo uma média de 64,5 minutos por dia.

Daniel Sakamoto, Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas explica que em comparação a última pesquisa realizada em 2017 houve uma redução de 28 minutos do percurso diário de tráfego, mas segundo ele a diminuição está relacionada aos efeitos da pandemia.

O levantamento mostra ainda que 80% das pessoas afirmam que deixam de fazer uma atividade devido à dificuldade de locomoção e  43% das pessoas ouvidas  afirmam ter medo de usar o transporte público após a pandemia.

O transporte público continua sendo o principal meio de locomoção da população, e ele não é bem avaliado de maneira geral em todas capitais.

Os itens piores avaliados são valor da tarifa, conforto, estado de conservação segurança e pontualidade. O único item bem avaliado foi o atendimento do motorista e cobrador.

Em 2022, apenas 36% das pessoas trocariam o carro ou moto se houvesse bom serviço de transporte público. �? o que afirma Daniel Sakamoto.

Ainda segundo a pesquisa possibilidade da manutenção do regime de teletrabalho é aprovada por 68% dos usuários que relataram estar trabalhando pelo menos 3 dias em casa.

Geral Brasília 20/06/2022 – 12:42 Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional Trânsito Mobilidade Urbana segunda-feira, 20 Junho, 2022 – 12:42 3:51

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS